VMware Global Community
bernardoabreu
Contributor
Contributor

WDS (Windows Deployment Services)/VLAN/ESXi

Olá, boa noite!

Estou tentando implementar na empresa onde trabalho, a solução de WDS (Windows Deployment Services) e para isto preciso criar uma Virtual Machine no VCenter. O detalhe é que irei colocar o WDS em uma rede diferente (/16) da que utilizo na empresa (/24). Irei colocar o mesmo também em 1 VLAN, ou seja, em uma rede isolada, porém, não tenho muito conhecimento em VMWare e preciso criar uma VM com duas placas de rede virtuais (1 para /24 e outra para /16). Como vou utilizar VLAN, também preciso configurar isto.

Hoje, tenho 1 switch L2 na minha sala e outro no meu CPD. Os dois estão ligados via fibra óptica e o do CPD é conectado ao VMWare, onde estão os meus servidores virtualizados. Vi algum conceito de Vswitch, de switch virtual no VMWare, mas não compreendi.

Alguém poderia me ajudar ? Como podem ver estou um pouco perdido. Fico a disposição para questionamentos e esclarecimentos sobre o que coloquei aqui.

0 Kudos
3 Replies
diegodco31
Leadership
Leadership

Boa tarde Bernado

Tudo bem?

Você pode criar um novo portgroup e configurar a VLAN nesse portgroup. Lembre de configurar essa vlan nos seus Switch físicos.

pastedImage_1.png

Veja esse link explicando como configurar o WDS em um ambiente VMware.

VMware Knowledge Base

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
bernardoabreu
Contributor
Contributor

Olá Diego, bom dia!

E não teria como adicionar o ID da VLAN 15, no seu exemplo, para o PortGroup Monitor 0 ? Especifico para a VM do WDS e manter as outras VM's daquele PortGroup sem a VLAN ?

0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership

Oi Bernado, preciso de mais detalhes do seu ambiente vmware+rede.

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
0 Kudos