VMware Global Community
pablomichelin
Contributor
Contributor

Problema Com snapshot "fantasma"

Boa noite.

Estou com o seguinte problema: tenho uma maquina virtual rodando oracle linux 6.

Foi feito inicialmente snapshot. Apos a entrega da maquina, um usuário fez novamente snapshot porem nao consolidou. Nao consigo também descobrir se fez algo alem disso pois no manage de snapshots nao aparece nenhum snapshot, porem a maquina esta travando pois o disco nao tem espaço livre.

Analisando o hd consigo verificar que existe o hd da vm oracle_0.vmdk com o tamanho correto do hd da vm, e outros dois hds (oracle_0-000002.vmdk e oracle_0-000001.vmdk) que creio ser os snapshots "fantasmas". Pensei em alterar o hd de inicialização no arquivo vmx, deixando para carregar no oracle_0.vmdk e após isso deletando os outros hds manualmente, porem tenho receio do sistema nao iniciar e ter algum outro arquivo que enderece e chame esses outros hds.

Se alguém puder me ajudar fico grato.

Reply
0 Kudos
4 Replies
diegodco31
Leadership
Leadership

Boa noite Pablo.

Qual a versão do vsphere e vcenter?

O que você pode tentar é criar um novo snapshot e depois consolidar.

Não recomendo excluir os snapshot, apenas usando o gerenciador de snapshot.

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
pablomichelin
Contributor
Contributor

Boa noite Diego.

Então, venho quebrando a cabeça com o problema e hoje cheguei num ponto em que nao consigo mais trabalhar com a maquina.

Removi o máximo que dava para liberar espaço, criei um snapshot, após isso dei um delet all e mesmo assim nao removeu os snapshots antigos (000001, 000002 e 000003).

Tentei consolidar também e acusa falta de espaço.

Ultima alternativa, estou copiando via shell a pasta inteira da vm em questão e passando para um hd maior para tentar consolidar. Se houver algo em que seja mais rápido pois a maquina esta em produção e esta bem complicado com ela parada.

Estranho pois tenho varios servidores iguais a ela, rodando sem problemas, consolidando de forma correta. Apenas essa maquina quis incomodar.

Uso a versão 6.5 free, sem vcenter.

Obrigado

Reply
0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership

Boa noite Pablo.

Você vai precisar de espaço no datastore para consolidar os snapshots.

Recomendo desligar a vm, tirar o snapshot e depois consolidar (dependendo do tamanho vai demorar muito).

Caso não funcione, faça mais uma tentativa marcado a opção " Quiesce guest file system".

Por favor, retorne com os testes.

Segue um kb com o procedimento.

VMware Knowledge Base

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
pablomichelin
Contributor
Contributor

Retornando para mostrar o que foi feito.

Dentre todas as opções mostradas nenhuma deu certo, ate tentando copiar a maquina para outro HD depois tentar consolidar, criar um snapshot novo e tentar consolidar ou remover todos, nenhuma dessas alternativas funcionou.

Enfim tive que matar o sistema e reinstalar, para conseguir resolver o problema.

Agradeço a atenção de todos e tomara que não aconteça novamente.

Reply
0 Kudos