VMware Cloud Community
Tguitarful
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Fazer migração para uma nova infraestrutura de virtualização?

Fala galera!

Estou para fazer uma migração para uma nova infraestrutura e gostaria da ajuda de vocês para as melhores práticas para se fazer isso.

Meu ambiente atual está em servidores Dell antigos e storage também Dell antigos. Compramos novos equipamentos que ficarão da seguinte forma:

2x R630

1x Compellent SCv2020

2x Switch S4048T-ON

Já deu pra perceber que vou virtualizar os R630 e armazenar no SCv2020 e usar os switches para conexão iSCSI.

Minha dúvida é a seguinte: possuo atualmente a licença vSphere Essentials 5, e vou instalar a 6.5 nos novos servidores. Meu vCenter é Windows e também quero mudar para o Virtual Appliance. E após tudo isso vou migrar as VMs atuais para os novos hosts e também migrar para o novo storage. Já sei que terei que desligar as VMs, pois a licença não permite vMotion ligada.

O que seria melhor, fazer uma migração do vCenter Windows para um appliance ou criar um novo vCenter e simplesmente migrar os hosts antigos e novos para fazer a migração e depois de terminado, remover os hosts antigos e inserir a licença do vCenter antigo nesse novo?

Isso causaria problema com o licenciamento? Porque se eu criar um novo, logo após ter migrado tudo, eu vou simplesmente colocar a licença no novo.

0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
gmbarros
Contributor
Contributor
Jump to solution

1.  Sobre a questão da licença não tem problema, ela permite até 3 servidores com 2 processadores, conforme imagem abaixo:*


*Verificar se a licença é perpétua.

pastedImage_1.png

1.1 Mas antes de fazer a atualização você deve realizar o upgrade das licenças pra gerar novas chaves para as novas versões -> http://myvmware.com/

2. Se a sua versão do seu vsphere (vCenter + ESXi) for 5.0 é recomendado você fazer um upgrade para a versão 5.5 e então realizar o upgrade para a versão 6.5 Example Upgrade Paths for vCenter Server version 5.5 to version 6.5  O vCenter 6.5 não gerencia hosts ESXi abaixo da versão 5.5.

2.1 Você deve verificar a matriz de compatibilidade de todo o seu hardware: VMware Compatibility Guide - System Search com a nova versão.

3. Na mina opinião, ideal é você criar um ambiente 6.0 update 3 com os novos servidores mapear as luns do antigo. Depois realizar o processo de desligar as VMs > desregistrar no antigo ambiente > e registrar no novo ambiente.

Antes disse recomendo: Atualizar o hardware version, vmtools, drive vmnic e deletar todos os snapshots.

View solution in original post

0 Kudos
3 Replies
gmbarros
Contributor
Contributor
Jump to solution

1.  Sobre a questão da licença não tem problema, ela permite até 3 servidores com 2 processadores, conforme imagem abaixo:*


*Verificar se a licença é perpétua.

pastedImage_1.png

1.1 Mas antes de fazer a atualização você deve realizar o upgrade das licenças pra gerar novas chaves para as novas versões -> http://myvmware.com/

2. Se a sua versão do seu vsphere (vCenter + ESXi) for 5.0 é recomendado você fazer um upgrade para a versão 5.5 e então realizar o upgrade para a versão 6.5 Example Upgrade Paths for vCenter Server version 5.5 to version 6.5  O vCenter 6.5 não gerencia hosts ESXi abaixo da versão 5.5.

2.1 Você deve verificar a matriz de compatibilidade de todo o seu hardware: VMware Compatibility Guide - System Search com a nova versão.

3. Na mina opinião, ideal é você criar um ambiente 6.0 update 3 com os novos servidores mapear as luns do antigo. Depois realizar o processo de desligar as VMs > desregistrar no antigo ambiente > e registrar no novo ambiente.

Antes disse recomendo: Atualizar o hardware version, vmtools, drive vmnic e deletar todos os snapshots.

0 Kudos
Tguitarful
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

gmbarros, obrigado pela resposta.

Eu comecei a implementação. Eu instalei nos novos hosts o ESXi 6.5 e resolvi criar um novo vCenter, já na 6.5. Os 2 hosts já estão sendo gerenciados pelo vCenter novo, porém ainda não inseri as licenças.

Toda a parte da licença que você informou do portal myvmware, estou ciente, já vou me preparar.

Eu pensei em fazer o seguinte antes da migração, não sei se funciona, mas eu ia desassociar os hosts antigos do vCenter antigo e inserir no novo, e ai então realizar a migração.

Não sei se isso funciona, porque mesmo eu desassociando os hosts do vcenter, ele continua com o mapeamento iSCSI, certo?

Só após tudo isso, eu iria retirar os hosts antigos do novo vcenter para então desligá-los. Pode ser feito dessa forma?

0 Kudos
gmbarros
Contributor
Contributor
Jump to solution

Fala Tguitarful,

Como eu disse, você poderá fazer esse procedimento de desassociar o host do vCenter antigo e associar no novo desde que a versão do seu ESXI seja 5.5 ou superior.

Se for um ambiente de produção não recomendo fazer o mesmo procedimento para versões inferiores como 5 e 5.1.

Sobre o mapeamento, você desassociando e associando não vai afetar o mapeamento.

Um bom link para realizar esse processo é o VMware Knowledge Base

Se você fazer todo o procedimento do KB não terá problemas desde que a versão do ESXi, seja compatível.

Espero ter ajudado.

0 Kudos