Lançado o VMware vSphere 5

Lançado o VMware vSphere 5

Em 12/julho/2011 a VMware anunciou o vSphere 5, com uma lista bastante extensa de novidades, como você mesmo pode conferir.

Na prática, ele ainda não está disponível para download no site - mas estará em breve. Ele está prometido para o terceiro trimestre deste ano, mas você não terá que esperar tanto.

Tem novidade por todo lado no vSphere 5, mas eu começaria pela performance, melhorada em muito, bem como a escalabilidade. Agora é possível criar VMs com 32 vCPUs e até um 1 TB de memória. Agora há a opção do vCenter Server como um virtual appliance. Você leu direito: o vCenter é uma VM, rodando no linux, pronto para rodar. Basta apontar para uma base de dados válida. O vCenter Server 5 continua disponível também como instalável no Windows, o que continua a ser requisito para ambiente com mais de mil VMs, se me recordo direito (já tá tarde, preciso ir dormir - depois blogo qual a restrição exata).

O vSphere 5 também traz o Storage DRS. Isto é o próprio vSphere fazendo com o storage o mesmo que ele faz com os hosts físicos: transformando-os em um cluster, que ele mesmo é capaz de organizar baseado na observação de I/Os por segundo e espaço ocupado em cada datastore. Claro que ninguém espera que você coloque todas as suas VMs de produção super-críticas no modo automático do Storage DRS da noite para o dia, mas ele lhe dá a opção de fazer como o DRS das VMs nos servidores: no começo, ele só recomenda movimentações de VMs entre os datastores, e você apenas autoriza. Com o tempo, você pode ir deixando mais automático como lhe convir.

No vSphere 5 há uma nova opção de hardware virtual versão 8, bem mais escalável e com mais opções, como a virtualização de portas USB, por exemplo.

Note que o ESX 5 é só ESXi - não existe mais o ESX clássico na versão 5, apenas o ESXi, mais moderno.

Há muito mais, mas vou ter que deixar para um próximo post.    

Version history
Revision #:
1 of 1
Last update:
‎07-18-2011 09:13 PM
Updated by: