Amigos,
Gostaria de entender como funciona o licenciamento do vmware view, vejam meu cenário: Tenho aproximadamente 400 estações de trabalho, que serão substituídas por thinclients (Wyse P20), minha pergunta é: Preciso instalar no servidor View 400 máquinas virtuais Windows 7? Ouvi dizer que poderia ser criada uma única máquina virtual ou um número bem menor que a minha necessidade e nesta VM vários usuário conectarem, funcionando com uma imagem central, existe isso?
E outra questão, baseado nesse número de estações, quantos hosts devo usar? Preciso fazer esse dimensionamento...
Obrigado.
Ok, so hopefully i translated your post correctly. To answer your first question you can create desktops based on a single image but only one person can connect to that desktop concurrently so if you have 400 people working concurrently you have to utilize 400 desktops. If you have multiple shifts and only 200 people working concurrently than you can utilize a floating pool of 200 desktops and service everyone.
Your second question is very difficult to answer simply because you need to baseline your image to know what kind of resources it needs.
O licenciamento deve ser para o número de desktops como nosso amigo ja falou no post acima, porém você consegue utilizar a tecnologica de linked clone do vmware view, que é uma máquina e várias outras criadas em cima dela digamos, utilizando menos disco, porém, dependendo do perfil que você deseja utilizar isso não será aplicavel ao seu caso.
Estou contando que você saiba que é necessário virtual center, e vsphere host para completar essa solução de VMware View, que está incluso no licenciamento que você adquirir, e neste caso para voce seria necessário a licença Premier.
Para você entender melhor essa tecnologia que voce mencionou de uma olhada nesse guide, www.vmware.com/files/pdf/View_Composer_wp.pdf
informações gerais http://www.vmware.com/br/products/desktop_virtualization/view/overview.html
Segundo, existe uma calculadora que te dá uma noção de quanto de infra física será necessário.
www.myvirtualcloud.net/?p=2768
Prezado Mauro,
Realmente ficou claro agora pra mim, muito obrigado, o problema é que o cenário que estamos estudando exige esse número de estações virtuais, resumindo, para cada usuário (thinclient) teremos que criar uma máquina virtual, a regra de um para um !!! Isso vai demandar um dimensionamento de hosts e storage maior do que eu esperava...
ok, understood, but this operation will require a one to one sizing of storageand hosts much larger than we expected!
Thank you for your help.