VMware Global Community
tokomk
Contributor
Contributor

WMWARE ESXI - TERMINAL SERVICES

Ola gostaria de saber se alguem pode me ajudar

tenho um servidor dell 285 onde instalei o exsi free

pois bem, na minha maquina instalei o vi client

a partir dai, criei uma nova maquina virutal, windows server 2003 para ser um servidor de terminal

no servidor dell tenho duas placas de rede, uma na qual pretendo usar para rede local e outra onde irei ligar o roteador

para a maquina virtual

minha duvida, como iriei dizer a maquina virtual que criei para servidor de terminal que é para ela usar uma das placas do servidor

ja adicionei duas placas de rede na maquina virtual porem nao adiantou, só funcinou a rede local

configurei a outra para acesso no roteador e nao funcionou

como eu faço?

desde ja agradeço

0 Kudos
2 Replies
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee

Oi tokomk, deixa eu ver se entendi sua pergunta. Você tem uma VM em um servidor ESXi com duas placas de rede físicas. Chamaremos a placa de rede virtual da VM de vNIC e as placas de rede físicas do servidor ESXi de vmnic0 e vmnic1, é isso? O que não ficou claro é se a sua VM deve enxergar só a rede local, só o roteador ou ambos. Preciso saber disso para ajudá-lo. Enquanto isso, digamos que sua VM deve enxergar só a rede externa.

Então temos:

VM: a sua VM com Windows

vNIC: a placa de rede virtual da sua VM

vmnic0: uma placa física do seu servidor ESXi, ligada a rede local

vmnic1: outra placa física do seu servidor ESXi, ligada a uma rede externa (roteador?)

E isto está em um servidor ESXi:

VM <> vNIC <> ESXi <--> vmnics 0 e 1

Cada servidor ESX/ESXi tem ao menos um virtual switch, que é realmente um switch de rede, só que virtual. Seu ESXi tem um virtual switch default chamado vSwitch0. Entåo, na verdade, temos:

VM <> vNIC <> vSwitch0 <--> vmnics 0 e 1

Você deve pode ligar as placas de rede físicas, vmnic0 e vmnic1, no vSwitch0, ou criar um vSwitch1 e ligar uma placa física em cada uma. Depende do que você quer fazer. Para escolher que placas de rede físicas ligar a cada switch virtual:

1. Abra o VI Client;

2. Clique no seu host ESX;

3. Selecione a guia Configuration. Você verá como está conectado sua rede virtual;

4. Clique no link Properties para editar as propriedades do seu virtual switch vSwitch0;

5. Escolha as suas placas de rede físicas e coloque-as como "Active"

Cada switch virtual, como o seu vSwitch0, tem um ou mais Port Groups. Note que o Port Group é ligado a UM virtual switch apenas. No seu ESXi deve haver um Port Group default chamado VM Network. Você liga a placa de rede virtual da sua VM (vNIC, neste caso) ao Port Group "VM Network". Quando você dá um Edit Settings na sua VM, selecione a placa de rede virtual dela; você verá o nome do Port Group a que ela se conecta.

Então, na verdade temos:

VM <> vNIC <> VM Network <> vSwitch0 <> vmnics 0 e 1

Ou seja:

VM tem uma placa de rede virtual vNIC, que está conectada ao Port Group VM Network, que está conectado ao switch virtual vSwitch0, que está conectado às placas de rede físicas vmnic0 e vmnic1.

No seu caso, uma opção pode ser criar um segundo Port Group chamado "rede externa", por exemplo, e nas propriedades do Port Group você pode definir que placas de rede físicas podem ser usadas por este port group.

Tudo isso é feito através da tab Configuration do seu servidor ESX via o VI Client.

Tudo isso foi extraído de http://www.vmware.com/technology/virtual-networking/.

Leitura recomendada: VMware Infrastructure 3 in a Cisco Network Environment. Este documento explica em detalhe todos os conceitos de uma rede virtual VMware e mostra as melhores práticas para conectar seus ESX a rede física. Desenvolvido em conjunto pela VMware e a Cisco.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
0 Kudos
tokomk
Contributor
Contributor

isso exatamente isso

eu preciso ter acesso a duas redes, uma interna, e outra externa

entao devo seguir os passos que vc colocou ai?

0 Kudos