VMware Global Community
rbsnb
Contributor
Contributor

Virtualizar MTA Postfix

Bom noite pessoal, sou novo na Comunidade e estou com um projeto de Virtualizar o servidor de e-mail que hoje se encontra em uma maquina física, tenho na infraestrutura 2 (dois) hosts Esx 5.0 ligados a um Storage e o Vcenter com o Cluster DRS+HA habilitados. Este novo servidor de e-mail vai ter o SO Freebsd 9.0 e o MTA será o postfix. Gostaria de saber quais seriam as melhores praticas para virtualizar este tipo de serviço?

Minha ideia inicial seria criar um raid group no Storage em Raid 5, criar uma LUN no tamanho total do Raid Group, disponibiliza-la ao vmware e criar a maquina virtual usando todo o tamanho da lun com os HD no formato thick.

Desde já Agradeço

Ricardo

Tags (2)
Reply
0 Kudos
3 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Bem Vindo....

Alguns aspectos dessa sua solução devem ser levadas em consideração, como por exemplo, qual seria o tamanho dessa LUN que pretende entregar para alocar o disco virtual desse servidor ?
Pergunto isso, pois existem algumas limitações referente a tamanho de lun e vmdk, então partimos pelo principio que você não tera problema nessa limitação e poderá dar continuidade com seus planos.

Dependendo do tamanho do disco e o tipo do disco que você utiliza no seu storage talvez você não tenha o desempenho que espera, ainda mais se tratando de aplicação que faz uso de acesso randomico.

Alguns documentos que talvez sejam interessantes:

http://www.vmware.com/pdf/vsp_4_thinprov_perf.pdf

http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=100356...

Até onde eu pesquise não há recomendações da VMware espeficicamente para mta postfix, se for te ajudar em algo, tem boas práticas para exchange server 2010 em vsphere 5.

http://blogs.vmware.com/apps/2011/09/microsoft-exchange-2010-performance-on-vsphere-5.html

Message was edited by: MauroBonder

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
ncaio
Enthusiast
Enthusiast

Bom dia companheiro, os cuidados básicos são os mesmos do mundo real  quando se trata de um MTA de produção. Em resumo, segurança,  escalabilidade, confiabilidade. Eu particularmente não instalo o SO e  MBOX na mesma LUN, não costumo usar discos de alta performance em MTA  (só se existir em abundancia =]), RAID 5 de um grupo de HDs SATA é uma  alternativa, procuro usar volumes LVM no SO e demais cuidados. As  mudanças que faço na camada Vmware é apenas ativar "Memory Hot Add" e  "Cpu Hot Plug". Sim, quando possível, MPIO.

meus R$ 0.50 =]

Reply
0 Kudos
rbsnb
Contributor
Contributor

Bom dia Mauro

Obrigado pelos documentos, irei analisa-los, estava pensando em entregar 900G nesta LUN, seria um Raid 5 de 3 HD de 450G.

Ricardo

Reply
0 Kudos