VMware Global Community
maykonhammer
Contributor
Contributor

Vcenter Matriz - ESXi Filiais

Boa tarde,

Prezados, atualmente tenho diversas filiais, que serão conectadas via VPN, na Matriz tenho o vcenter essentials (licença limitada a três hosts), com três hosts conectados, pretendo no futuro instalar o ESXi nas filiais (cada filial 1 host), pretendo gerenciar os hosts através do vCenter da Matriz, alguém já fez isso? ou qual é o procedimento recomendado para gerenciar hosts nas filiais.

Obrigado.

0 Kudos
5 Replies
ThyTe
Enthusiast
Enthusiast

Olá maykonhammer

O Processo é bem simples. Eu recomendo alguns passos:

- Libere o IP do vCenter em seu Firewall para acessar por completo os IPs das filiais que tenha o ESXi

( Faça todas as liberações necessarias conforme sua rede para que o vCenter veja todos os ESXi e os ESXi veja o vCenter )

- Cadastre no vCenter em "hosts" os nomes de cada ESXi

- Crie um "datacenter" para cada filial ou cidade que tenha o ESXi instalado e queira gerenciar

- Adicione esses Hosts ESXi em seu vCenter.

Creio que esse é o ponto inicial e ja te ajude com um "Norte"

Qualquer duvida poste aqui ou de como resolvido.

Abraços!

Att

Thiago

0 Kudos
maykonhammer
Contributor
Contributor

Olá Thyte,

acho que não fui claro na pergunta, eu já tenho o ambiente na matriz funcionando, na matriz eu já tenho 3 hosts esxi 5.1 funcionando, pretendo no futuro instalar esxi 5.1 nas filiais, qual seria a melhor solução para gerenciar este hosts nas filiais? minha licença atual do VCenter permite apenas 3 hosts.

0 Kudos
ThyTe
Enthusiast
Enthusiast

As dicas a que dei, continuam valendo para seu ambiente.

No entanto, o que vai faltar são as licenças. Creio que a melhor forma seria comprando mais licenças mesmo!

Seu ponto de gargalo seria as licenças.

0 Kudos
maykonhammer
Contributor
Contributor

Entendi, tenho "receio", quanto ao desempenho, pois os hosts estarão conectados via VPN, não são links dedicados, saberia informar qual o consumo de rede de um host esxi conectado ao Vcenter através de um link WAN?

0 Kudos
ThyTe
Enthusiast
Enthusiast

Depende do que prentede usar.

Se for usar o vCenter para gerenciar apenas, fazendo backups, migrações, clones, configurações, o consumo será relativamente baixo.

Agora se for ficar usando o Console para ficar usando Visualmente as telas das VMs, dai o consumo é bem maior, com certeza.

Administro redes com links pequenos com VPN, e varios hosts espalhados, e nunca tive problema.

Claro que as vezes voce percebe algum delay ou atraso, mas nada que impossibilite usar as ferramentas.

0 Kudos