VMware Global Community
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

VMware ESXi ?

Boa noite pessoal, tudo bem ?

Aqui na empresa usamos o ESX 3.0, compramos com a Dell, licenciado tudo nos conformes.

Vi recentemente que existe a versão ESXi, deixa ver se eu entendi direito e lá vão as perguntas.

1 - É uma nova versão Hypervisor para Servidores só que gratuita sem tempo trial ?

2 - Funciona do mesmo jeito que o ESX, instalação, criação das VMS e instalação do Infraestructure Client em um computador Windows ?

3 - Tem versão 32 e 64 bits, ou apenas uma destas ?

4 - Tem limitação de criação de VMS ?

5 - Posso virtualizar Windows 2008 32 e 64 bits ?

5 - Tem um treinamentozinho de 50 dolares no site, é bom ? Mas vale a pena para quem já trabalha com o ESX 3.0 ?

Desculpem tantas perguntas, mas estou custando a acreditar que a melhor ferramenta de virtualização para servidores agora é gratuita Smiley Happy E tenho um cliente querendo usar virtualização na empresa dele e fiquei de montar um projeto de cotação de todos os custos que o mesmo irá ter, se for como estou pensando, ele só terá o custo de minha mão de obra.

Agradeço o retorno,

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
9 Replies
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Oi Ivanildo,

1) O ESXi não é nem tão novo assim. Ele surgiu como uma versão sem serviço console (linux) do ESX, para vir instalado na onboard em algum servidores, já que ele é basicamente só o kernel do ESX com 32Mb. Agora você tem a opção de baixar e instalá-lo em qlq servidor homologado. Ele é gratuito, mas se vc quiser algumas funcionalidades avançadas, você tem que pagar a licença (DRS, VMotion, HA, etc.)

2) Do mesmo jeito, só que não tem serviço console. Você pode usar o VI Cliente da sua máquina para gerenciá-lo e criar VMs. Se você tiver um vCenter, você pode conectá-lo ao vCenter para ser gerenciado (mas nesse caso precisa ter a licença)

3) Igual ao ESX.

4) Igual ao ESX

5) Sim, se o processador físico do servidor suportar 64 bits (igual ao ESX)

6) Não conheço o treinamento, mas a principal diferença do ESX para o ESXi é a ausência da console. Por isso tudo o que você antes fazia na console, agora precisa ser feito remoto. A VMware dispobibiliza no site uma VM pronta com as ferramentas de administração que você precisa para gerenciar remotamente o seu ESX.

Espero ter ajudado,

[]s

Rafa

Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Olá amigo,

O que vc chama de console ?

No ESX depois de instalado fica lá uma tela de Linux pedindo para digitar ALT + F11, para depois fazer login e usar os comandos Linux, como não uso muito este recurso, normalmente me conecto ao Infraestrucute Client através de meu computador.

Sds,

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Esse Linux é a console do ESX.

O ESXi não tem essa console.

Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Ok, irei instalar o ESXi em um cliente, em servidor Dell Power Edge com as seguintes configurações.

2 processadores XEON core2 QUAD;

8GB de memória ddr2 667;

3 HDs SAS 400GB;

Controladora RAID 5;

6 placas de rede GIGABit;

Fonte redundante;

O cliente comprou este servidor com 6 placas de rede, acho que ele pensou em virtualizar 6 máquinas e destinar uma placa de rede para cada, como faço mesmo para apontar cada servidor virtual para a determinada placa de rede ? Não usamos tal cenário na empresa onde trabalho, lá é apenas uma placa Gigabit para todas as máquinas virtuais e roda beleza.

E para não encarecer demais o projeto, iremos usar apenas o ESXi, compra de consolidated backup ou VMotion, só mais bem na frente, até lá um bom software SSH servirá para fazer backup das VMS para um disco de um servidor de backups, manual mesmo.

Agradeço pelas dicas.

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee

Oi Ivanildo, não precisa usar uma NIC física para cada VM, não.

Veja no doc uma boa sugestão de design com seis placas de rede.

VMs Made in Brazil

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Bom dia camaradas,

Estou tendo dificuldades para instalar o ESXi em um computador Dell OPtplex 620, dá um erro de incompatibilidade de hardware, pelo menos é o que está dando para entender, isso na hora da instalação.

Existe alguma versão genérica que possa ser instalada em qualquer equipamento ? A versão que baixei foi a que vem com o Dell Open Manager, sendo assim, entendo que esta seria a versão ideal para instalar em equipamentos Dell, mas não está dando certo.

Quero fazer testes antes, pois não posso correr o risco de instalar no cliente e ter problemas, por isso quero testar aqui o cenário, lá no cliente é um Power Edge 2900.

Sds,

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee

Para instalar o ESX ou ESXi, o hardware tem que estar listado no HCL (Hardware Compatibility List) da VMware. O Dell Optiplex 'e um hardware de desktop, e não está listado. Já o PowerEdge 2900 tem muitas versões suportadas.



[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli]

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Bom dia Rafa,

O ESXi que coloquei no servidor de um cliente, fica informando na barra superior do VClient que a versão é apenas de avaliação e que expirará em 60 dias.

Mas o ESX1 não é gratuito ? Não entendi, pior que ja virtualizei 03 servidores e o cliente ta morto de feliz, espero não decepciona-lo, por isso esta mensagem me deixa receioso, pode me explicar o porque disso ?

Obrigado,

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Rafa,

Ja saquei o que deve ser feito quanto a licença do ESXi, no momento que se faz o download, a Vmware envia um link para ativação da licença do produto, como perdi este e-mail e nem tinha reparado nesta necessidade, entrei no site, solicitei um novo donwload e aí sim registrei e gerei um número de licença.

Amanhã voltarie no cliente para validar alguns processos, então colocarei este número de licença que recebi.

Abraço.

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
Reply
0 Kudos