VMware Global Community
abarsotini
Contributor
Contributor

VMware ESXi 5.0.0 U1 Processadores x Cores

Boa Tarde!

Pessoal, estou com uma dúvida:
Tenho um servidor com Processador Intel Xeon E5620 (2.4 GHZ).. ele me informa os seguintes dados:

Processor Sockets    1
Processor Cores per Socket    4
Logical Processors    8

Quando eu vou criar uma VM ele me oferece as seguintes opções:


Number of virtual sockets = X
Number of cores per socket = X

Na opção: "Number of virtual sockets" ele me possibilita utilizar até o numero de "Logical Processors", ou seja 8 (oito).

Na opção: "Number of cores per socket" ele também me possibilita utilizar até 8 cores.

Qual a forma correta de configuração, pensando que quero criar 2 VMs com a divisão exata desses recursos?

Agradeço que puder me ajudar a esclarecer isso! Obrigado...

Armando

Tags (3)
0 Kudos
1 Reply
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

"Dividir" o computador ao meio, como você está querendo não é a melhor prática e pode não te dar a melhor performance.

O ideal é configurar cada VM com a quantidade de processadores que ela precisa. 95% dos casos 1 ou dos vCPUs resolve. Isso vai facilicar para o ESX conseguir alocar essas vCPUs em uma das CPUs Lógicas do seu host. Dessa forma você vai ter uma excelente performance e ainda vai permitir crescer o teu ambiente no futuro.

A questão de virtual Sockets e virtual Cores, tudo é vCPU, mas para o SO ele se apresenta de forma diferente. Em especial para SOs que tem limitação. Por exemplo, Windows 2003 Std que só vê até 4 CPUs. Com essa diferençiação, vc poderia configurar 2 VIrtual Socket com 4 Virtual Cores e permitir a esse OS usar 8 vCPUs.

0 Kudos