VMware Global Community
RicardoSantana
Contributor
Contributor

VMs não pega endereço IP da rede

Olá

Após instalar o Vmware ESXi 4.1 com o arquivo oem.tgz personalizado para a placa de rede Realtek RTL8168\8111. Criei um VM com Windows 7 x64 porém a não é atribuido o endereço IP da rede (IP Host ESXi: 192.168.1.100 ) para a  VM e sim um endereço 169.xxx.xxx.xxx e a VM fica sem acesso a internet.

Já tentei colocar o IP fixo porem continuo sem acesso a internet e também não consigo acessar a VM via Remote Desktop.

Sou iniciante em ESXi e estou tentando montar um lab, mas antes preciso resolver este problema.

Conto com a ajuda da comunidade.

Obrigado.

0 Kudos
14 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Bem Vindo Ricardo.

Primeira coisa básica, você instalou o VMware tools nessa máquina virtual ?

Você já configurou os PortGroups devidamente no seu host VMware em Configuration > Networking ?

Essa sua rede 169.XXX.XXX.XXX tem VLAN ID ? ou não ?

Se puder tira um print screen da sua configuração na aba que indiquei acima.

Grato.

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".

Mauro Bonder - Moderator

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
mribeiro_baluar
Enthusiast
Enthusiast

Olá Ricardo !!

Mande um print da tela que o Bonder comentou, vai ajudar a analisar !

0 Kudos
RicardoSantana
Contributor
Contributor

Olá,

Obrigado pelo retorno, respondendo as perguntas o VMware tools está instalado na VM que pegou o IP 169.254.232.112 automaticamente.

Referente a configuração da Port Group na aba Configuration não alterei nada pois não sei ao certo o que fazer segue em anexo o print solicitado que talvez explique melhor a situação.

Obrigado.

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Bom Dia Ricardo, Tenho algumas perguntas;

Esse range de IP existe na sua rede 169.254.X.X ?  Se sim, utiliza alguma VLAN especifica para esse range ?

Pq esse IP para um IP pipa do windows, voce pode fazer um teste basico que é colocar um ip fixo nessa maquina virtual e tentar pingar.

Se nao pingar ai pode ser o tipo da placa de rede que você colocou na sua VM (VMXnet3, E1000, etc...)

Abcs.

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".

Mauro Bonder - Moderator

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
RicardoSantana
Contributor
Contributor

Bom dia Mauro,

Esse IP não existe na minha rede.

Já efetuei a configuração de IP fixo da minha rede e mesmo assim não obtive acesso a internet nem acesso remoto.

Ja as placas de rede já inseri as placas VMXnet3, E1000. Será que tem algo a ver com o roteador que utilizo?

Mas eu estava usando o Xen Server com VMs funcionando plenamente, com acesso a internet, remote desktop etc. Porém como na empresa utiliza Vmware quero me familiarizar melhor.

Obs: Você reparou na opção Network Adapters que o range de IP incial e final é o mesmo.

Obrigado.

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Sim pode ter a ver com o roteador, mas nem DHCP está pegando.

Pode tentar adicionar uma nova placa virtual nessa VM para testar, mas pelo que você está falando parece ser algum problema na configuração da sua rede, devido nao pegar DHCP também.

A service console do VMware está com IP DCHP ?!

Abcs

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
RicardoSantana
Contributor
Contributor

Sim, a console do VMware está com IP DCHP.

Quando estiver em casa vou adicionar outra placa de rede que tipo devo colocar?

Obs: Você reparou na opção Network Adapters que o range de IP incial e final é o mesmo IP.

Abcs.

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Ricardo,

Muito provavelmente tem alguma erro de configuração na sua rede mesmo. Mas pode fazer o teste, removendo essa placa de rede e adicione uma nova mantendo vmxnet3.

Vale a pena dar uma revisada na configuração da rede, pois existe alguma coisa que está errada ai, no VMware está tudo certo pelo que eu vi.

Ahhh... a placa de rede da virtual machine está conectada no edit settings né ?!

abcs

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".

Mauro Bonder - Moderator

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
RicardoSantana
Contributor
Contributor

Olá,

A placa de rede da VM está sim conectada.

Adicionei uma nova VM Network e adicionar uma nova placa de rede vmxnet3 a ela e removi a VM Network que utilizava antes, porém a VM continuou sem um IP válido. Porém ao adicionar o IP manualmente obtive o acesso a internet e acesso ao remote desktop normalmente.

Vou utilizar assim mesmo depois verifico se existe alguma irregularidade na rede ou configuração no roteador.

A não ser que tenha mais alguma dica.

Obrigado pela ajuda

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Não tenho dica, acredito que esse teste de colocar ip na mão, já respondeu que o problema realmente não está no VMware, Virtual Machine ou coisa do tipo. E sim está na sua rede (Roteador, DHCP).

Sem mais,

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".

Mauro Bonder - Moderator

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
RicardoSantana
Contributor
Contributor

Olá,

Já estava certo de ser algo errado em minha rede, porém adicionei uma VM com Windows 2003 e a essa VM foi atribuído o endereço correto da minha rede via DHCP, portanto creio que o problema não seja a rede, mas sim algo com o Vmware ou as VMs do Windows 7 e Server 2008 R2, pois nenhuma delas pegou o IP via DHCP e foi necessa´rio inserir os IPs manualmente.

Existe alguma situação diferente com relação as versões dos windows instaladas?

Como é atribuído o IP via DHCP pra uma VM Windows 2003 e não para as outras VMs com Windows 7 e 2008 R2?

Obrigado

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Bom, vamos lá. Configure tanto a Windows 2008 e a Windows 7 com placa de rede VMXNET7, para isso certifique-se que elas estão com a Versão de Hardware Virtual 7. ok ?

Verifique também se o portgroup selecionado para a placa de rede se conectar é a correta. Feito isso, veja no windows se a placa de rede está conectada, e verifique se está como DHCP.

Se nao tiver com ip. Vá no iniciar > executar > cmd > e digite ipconfig /release

depois ipconfig /renew

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".

Mauro Bonder - Moderator

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
RicardoSantana
Contributor
Contributor

Olá,

A versão do hardware é 7, a placa de rede é do tipo vmxnet3 e está com o DHCP ativado. O portgroup todas as placas de rede estão conectadas a mesma.

Ao tentar executar os comandos, Os mesmos não são executados e são apresentadas as mensagens conforme mostra a imagem em anexo.

ipconfig /release

ipconfig /renew

Sendo assim continuo com problema.

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Continuo achando que o problema é no DHCP. Nada de firewall barrando no meio ?

Pelo jeito você configurou esse DCHP para o LAB SERVER certo ? Da um double check na configuraçao do DHCP, se nao existe limitacao de ip ou coisa do tipo.

O IP da Service Console não é o mesmo do seu default gateway né.... espero que não. rsrs

Alguma novidade ?!

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".

Mauro Bonder - Moderator

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos