VMware Global Community
thiagotgc
Contributor
Contributor

VMWare ESXi 4.0 para 4.1

Amigos tudo bem?

Tenho hoje rodando em meu server o ESXi 4.0 muito bem.

Porem pretendo atualizar para 4.1.

Li em alguns artigos, dizendo que eu posso colocar o DVD de instalação do 4.1 e pedir para instalar normalmente, que ele só vai reinstalar a VM (DO ZERO) porem as maquinas virtuais, ainda estarão la intactas.

Só terei que recria-las na base para poder startar.

Isso é correto?

Obrigado

0 Kudos
7 Replies
marcelo_soares
Champion
Champion

Creio eu que se tu atualizar por cima um i4.0 pra i4.1 ele nao mantem o vmfs.

Segue o manual de upgrade que é mais seguro: http://www.vmware.com/pdf/vsphere4/r41/vsp_41_upgrade_guide.pdf

Marcelo Soares

VMWare Certified Professional 310/410

Virtualization Tech Master

Globant Argentina

Consider awarding points for "helpful" and/or "correct" answers.

Marcelo Soares
0 Kudos
Brahell
Hot Shot
Hot Shot

Olá Thiago.

A documentação encaminhada pelo Marcelo possui todas as informações que vocês precisa.

Porém, cabe algumas observações:

- Se você possui vCenter, deverá atualizá-lo primeiro para a versão 4.1

- Para atualização do ESXi4 para 4.1, você poderá utilizar o Update Manager (requer vcenter) ou vihostupdate

Segundo a própria documentação, se você atualizar o ESXi para 4.1, o processo de upgrade preservará quase todas as configurações, tais como network, security e storage. A exeção é o licenciamento. As VMs não deverãp sofrer impacto, porém, a documentação sugere backup.

Page 57:

For ESXi, the upgrade to ESXi 4.1 preserves almost all configuration data, including your networking, security,

and storage configuration. The only configuration not preserved is related to licensing, because a new ESXi 4.1

license is required after the upgrade.

Att.

Brahell

0 Kudos
thiagotgc
Contributor
Contributor

Bom primeiro quero dizer que estou grato a ajuda de voces.

E pretendo fazer por esses dias a atualização de minha VM, no entanto farei backup de tudo antes.

Mesmo assim, obrigado a todos

Abraços

0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Boa tarde Thiago, como foi o upgrade ?

Sds,

Ivanildo Galvão
0 Kudos
thiagotgc
Contributor
Contributor

Ainda não o fiz, estou tendo problemas com os backups.

Assim que o fizer, posto aqui

0 Kudos
thiagotgc
Contributor
Contributor

Bom amigos, depois de um tempo, criei coragem (precisava fazer isso) e atualizei minha VM.

Porem, fiz de uma maneira MUITO facil, e pratica. Vamos lá!

========================================================================

Para quem tem o VMWare Esxi 4.0 aqui vão os comandos para atualizar para o 4.1, a grande novidade no 4.1 é o suporte USB para as máquinas virtuais.

Baixar o pacote de atualização do VMWare Esxi no site, .zip:

http://downloads.vmware.com/d/info/datacenter_downloads/vmware_vsphere_hypervisor_esxi/4

ESXi 4.1 (upgrade ZIP from ESXi 4.0)

07/13/10 | 4.1 | 202 MB | Binary (.zip)

Conectar ao seu servidor Esxi com o VMware vSphere Client.

Desligar todas as máquinas virtuais do servidor.

Clicar com botão direito na árvore e colocar o esxi em modo de manutenção.

Feito isso, acesse o datastore pelo VMware vSphere Client, configurações - datastore - clicar com botão direito em "datastoreI" e explorar.

Note que nas opções acima tem "UPLOAD", clique nela e em seguida faça upload do arquivo .zip para o seu datastore.

Próximo passo é acessar o servidor VMWare por putty.

Caso não esteja habilitado o ssh no VMWARE, fazer os seguintes passos no console do servidor:

alt + F1, para que apareça algo na tela, digite "unsupported"

digite a senha de root

vi /etc/inetd.conf

descomente a linha que contém os parâmetros do SSH e salve o arquivo.

reinicie o servidor.

Pronto, com o SSH habilitado acesse o servidor via putty.

Checando o arquivo:

  1. esxupdate --bundle=/vmfs/volumes/datastoreI/upgrade-from-ESXi4.0-to-4.1.0-0.0.260247-release.zipcheck

Caso "Check ok", rodar update:

  1. esxupdate --bundle=/vmfs/volumes/datastoreI/upgrade-from-ESXi4.0-to-4.1.0-0.0.260247-release.zip update

******OBS: aonde esta "datastoreI" é o nome do seu datastore, no meu caso, eu mudo o nome, então de um

ls /vmfs/volumes/

E veja o nome que esta em seu datastore.

Assim que ele terminar o UPDATE o servidor vai reiniciar sozinho, assim que ele subir basta conectar nele com o VMware vSphere Client, tirar do modo manutenção e subir as máquinas virtuais.

Obs. importante:

Para funcionar a USB, as máquinas virtuais devem estar na versão 7 e adicionar o USB Controller na VM, caso esteja na versão 4, com a máquina virtual desligada é só clicar com o botão direito em cima dela de upgrade versão 7.

========================================================================

Podem fazer tranqüilamente, esta perfeitamente, rodando na 4.1 com suporte para USB, e de quebra

coloquei mais um HD.

Obrigado e abraço a todos!!

0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Muito bom, principalmente pra lembrar...rs

So lembrando que na versao full so pode baixar esses updates quem tem acesso a sessao paga do vmware account. Somente indo em downloads elas nao aparecem.

Outra coisa, praticamente todos os passos que vc passou funcionam para a versao full do ESX, so mudando um arquivo o pre-upgrade-from-ESX4.0-to-4.1.0-0.0-260247-release.

Julio,

www.teletex.com.br

______

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos