VMware Global Community
Bianchini
Contributor
Contributor

VM Com 10TB Otimizar Disco

Amigos,

Possuo uma VM que ao longo do tempo creceu muuuito.

Cada vez que precisavam de mais disco, ao invés de dar um extend na partição do Windows ( VM ), criavam mais um disco adicionavam a partição, ou seja, hoje essa vm tem 10Tb no total, sendo que ela possui 5 discos de 2 TB, todas fazendo parte de apenas uma partição.

Pergunta 01:

Eu consigo consolidar essses discos em apenas 1 ?

Pergunta 02:

Existe alguma aplicação que otimize essa VM para que eu consiga mais espaço ??

Desde ja agradeço.

0 Kudos
4 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Pergunta 01:

Eu consigo consolidar essses discos em apenas 1 ?

Consolidar e manter todos como VMDK não, pois o suporte de vmdk é de 2TB, então não é possivel ter 01 vmdk de 10TB, você precisaria utilizar RAW Device que suporta 32TB ou 64TB dependendo da versão do ESXi que está utilizando.

Pergunta 02:

Existe alguma aplicação que otimize essa VM para que eu consiga mais espaço ??

Eu não conheço, mas o defrag do próprio windows é uma boa prática. Referente a desempenho você pode dar uma lida nesse artigo: http://communities.vmware.com/people/MauroBonder/blog/2012/03/05/como-ganhar-at%C3%A9-30-de-performance-alinhamento-dos-vmdks-by-rafanovo-compartilhando

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
rafaelinsc
Enthusiast
Enthusiast

Biachini,

Suas respostas:

Resposta 1: Você consegue consolidar estes discos usando uma RDM em modo fisico ou fazendo uma unica lun e apresentando diretamente a maquina virtual usando NPIV.(Você perdera varias funções incluindo vmotion entre outras coisas)

Resposta 2: Você pode usar discos dinâmicos no windows e usar VMDKs de 2TB - 512bytes.

Att, Rafael Carneiro

Bianchini
Contributor
Contributor

Esqueci de mencionar que os disco são Thick Provision, se eu fizer um migrate Datastore e selecionar para que o destino seja Thin Provisioning ele reduzirá o tamanho dos vmdks ?

0 Kudos
rafaelinsc
Enthusiast
Enthusiast

Sim Biachini!

0 Kudos