VMware Global Community
jsf25
Contributor
Contributor

VCB e LTO3

Olá pessoal

Ja li varios post sobre o backup de VMs e tambem li os documentos sobre esse assunto.

Não entendi algumas coisas e por isso, queria saber se alguem saberia me responde.

Tenho o EXS 3.5, 1 storage (LUNs), 2 hosts com 3 VMs cada, e utilizo o Vcenter do pacote Infrastructure (completinho).

O meu Vcenter roda em um servidor (fisico) fora do datastore e esse servidor é meu backup server e possui o Arcserve instalado e uma unidade LTO3.

Segundo a documentação da VMware, para eu utilizar o VCB, eu preciso de uma máquina proxy que será a intermediaria entre o Backup server e as VMs eainda que esse proxy precisa ter acesso as LUNs.

Então eu tenho que criar mais um servidor, comprar linceça de SO (windows) só pra instalar o VCB ??..

Se eu instalar o VCB no meu backup server não deveria funcionar, pois ja tem a unidade LTO + Arcserve+Vcenter e está na mesma rede.

Obrigado

0 Kudos
3 Replies
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee

Não precisa comprar mais um servidor, não. Instale o VCB nessa máquina física que é o seu servidor de backup. Esta máquina será o seu "Backup Proxy".

Se o seu Backup Proxy tem acesso uma HBA que pode acessar as LUNs onde estão as VMs, então você pode fazer o backup "LAN free", sem passar pela rede. Vai ser bem mais rápido que a segunda opção, que é fazer o backup através da rede. As duas opções são suportadas pelo VCB.

Para configurar o seu ArcServe para usar o VCB, procure a documentação da CA sobre como fazer isso no site deles. Um guia muito útil é o Virtual Machine Backup Guide da VMware, que está na página de documentação do vSphere. Nada que uma googada não encontre.

VMs Made in Brazil

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
0 Kudos
jsf25
Contributor
Contributor

Obrigado pelo retorno..

Quanto a configuração e utiização do arcserve, não tenho problemas...conheço bem !!

O problema era mesmo o conceito do proxy backup e a instalação do VCB.

Então eu posso instalat o VCB no meu servidor de backup (Win Server 2003) que é uma máquina fisica e totalmente fora da estrutura do StorageHostvmware, que ele vai fazer o backup pela rede, normalmente ?..

Levandro em consideração que tudo esteja certo com o arcserver.

Da uma olhada no anexo pra você entender a estrutura a qual me refiro.

Obrigado

0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee

É isso mesmo.

Procure no Virtual Machine Backup Guide, ele descreve um setting no config.js do VCB que diz se o backup deve ser feito via SAN ou LAN.



[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli]

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
0 Kudos