VMware Global Community
JohnyMnemonic
Contributor
Contributor

VCB 2: Banco de Dados - Email

Boa tarde a todos,

Criei esse tópico VCB 2, mais para discutir sobre o assunto e vantagens e por que sempre leio bastante sobre VCB e arquivos... como a conversa é um ótimo meio para a compreensão, resolvi postar aqui, duvidas sobre VCB com banco de dados e email: Alguém utiliza o VCB para backup de banco de dados Oracle/SQL e email Exchange/Lotus Notes ? Ele trata somente arquivos ( não irá tratar o banco de dados sql-exemplo- e sim os arquivos que o formam), estou certo? Neste caso, por experiência de vocês é melhor utilizar agente de backup? O VCB tem apresentado bons resultados para as aplicações que não são arquivos? Existe algum esforço da VMWare para tratar de banco de dados / email direto no VCB sem a utilização de clients?

0 Kudos
4 Replies
Jefferson_Unime
Enthusiast
Enthusiast

Olá Johny!

Cara o que comentar com vc's do forúm sobre o VCB é que não realizem VCB em Domains Controlers, Exchange ou SQL, pois tivemos problemas ao realizar o VCB com as vm's, ha uma propria recomendação da Microsoft sobre a cópia de dados de máquinas com estas funções, na realidade o VCB interfere no banco de dados de um domain controler, exchange ou sql.

Neste caso para o VCB funcionar corretamente teria que parar os bancos destes servidores para que o VCB funcionasse, para tanto foi encerrado o VCB nestas máquinas e executado o programa de backup Dataprotector.

Espero ter ajudado.

Abs.

0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee

Oi Johny,

Sei de diversos sites que fazem backup de AD Controllers e bancos de dados Oracle usando o VCB sem problemas.

No caso do SQL Server, é necessário atenção especial: até onde sei (SQL 2005), o SQL não permite aplicar transaction logs a frente do timestamp do servidor, portanto no caso de restore do backup não seria possível aplicar os logs para minimizar perdas.

Já o Oracle não tem problemas com isso.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
0 Kudos
Sfernandes
Contributor
Contributor

O VCB permite várias opções de backup, backup full de uma imagem, backup granular, dentre outros. A ferramenta de backup que irá integrar com o VCB deve ser analisada para melhor adequar a rotina de backup. Os backups do AD e do Exchange não são difíceis de implementar o cuidado a ser tomado é na estratégia de backup, uma sugestão é a utilização de scripts no Windows para realizar o backup das bases de dados do AD ou Exchange em uma área do disco e utilizar o VCB para backup dos demais arquivos e do arquivo de backup.

A VMware disponibiliza modelos de integração com os softwares:

EMC NetWorker

Symantec Backup Exec

Tivoli Storage Manager

Veritas NetBackup

Ver guia "Backup Software Compatibility For ESX Server 3.5 and ESX Server 3i"

0 Kudos
Guillir
Enthusiast
Enthusiast

Tchê, seguinte,

VCB funciona muito bem, tanto com backup via LAN como LAN-free, mas nem eu, nem a VMware recomenda backup de qualquer tipo de banco de dados utilizando ele. (isso inclui e-mail).

Banco de dados não pára, e e-mail tb não. Nesse período todo entre o backup e o restore tu teria uma perda enorme de dados, e isso em nenhuma empresa eu acredito que seja aceitável.

Use o VCB para fazer uma backup image level do disco do SO da tua VM, e agentes de backup para o backup de dados.

Se for apenas backup file level, de arquivos "normal" em VM Windows, tu tb pode usar o VCB, mas o restore não poderá ser feito diretamente na origem.

Abraço,

Guilherme Schäffer

Infiniit | www.infiniit.com.br

0 Kudos