VMware Global Community
isfilho
Contributor
Contributor

Usuário root ready-only

Boa tarde a todos,

Tenho um servidor Dell com o VMware Esxi 5.0.0 instalado e o meu usuário root está com permissão Read-only.

Como faço para dar permissão de administrador para o usuário root?

Consigo logar no servidor através do VMware vSphere Client com meu usuário root e a senha, mais não consigo acesso ssh com o putty ou Winscp com o mesmo usuário e senha, dá a msg de acesso negado e através do console (shell) dá a msg de login ou senha incorreto.

Att,

Ivo Silva.

Reply
0 Kudos
9 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Bem Vindo Ivo,

Provavelmente você acha que seu usuário root está com permissão de read only pq nao está conseguindo logar via ssh.

Voce nao esta conseguindo pq por padrao o ssh vem desabilitado.

segue procedimento para que consiga habilitar e acessar o ssh do host com o usuário root.

http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=200474...

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
isfilho
Contributor
Contributor

Boa tarde MauroBonder,

Obrigado pela ajuda, mais o ssh e o shell estão habilitados. Como disse anteriormente, eu consigo acessar o servidor através do VMware vSphere Client, só que em permissions, existem 3 usuários. O vpxuser e dcui que são administrator e eu não sei a senha e o root que está como read-only. Consigo também através do putty acessar o servidor via ssh, só que ao digitar em "login as" o usuário root e em "password" a mesma senha que consigo entrar através do VMware vSphere Client, da a msg de "access denied".

Existe um procedimento chamado KB1031192 que ensina como colocar o usuário root como administrator, mais não consigo fazer o procedimento porque apesar do ssh está enable, não consigo acessar o servidor via putty com o usuário e senha do root que é a única senha que sei. Veja arquivo anexo:

Aguardo resposta.

Att,

Ivo Silva.

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

VMware KB: ESX and ESXi 4.x and 5.x password requirements and restrictions

dá uma olhada nesse kb

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
isfilho
Contributor
Contributor

Boa tarde MauroBonder,

Dei uma olhada no KB mais não é o que preciso.

Vc sabe me dizer a senha padrão dos usuários vpxuser e dcui do VMware Esxi 5.0.0?

Att,

Ivo Silva.


Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

da uma olhada nesse artigo http://blog.vmpros.nl/2010/07/24/vmware-how-to-revert-root-user-role-from-read-only-to-administrator...

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
isfilho
Contributor
Contributor

Bom dia MauroBonder,

Mais uma vez obrigado pela ajuda, mais como falei anteriormente, quando eu tento logar com o usuário root via putty, winscp ou filezilla ou mesmo na onsole do servidor, dá a msg de acesso negado, mais consigo logar com o mesmo usuário e senha via VMware vSphere Client, mais como o root está read-only, só consigo visualizar as opções. Como não consigo logar, tb não consigo editar o arquivo authentication.xml, o authorization.xml é da versão 4.1 ou anterior, a versão do meu Esxi é 5.0..0.

Se puder me ajudar continuo aguardando uma solução.

Att,

Ivo Silva.

Reply
0 Kudos
AlexVClarified
Contributor
Contributor

Ola Amigo,

Vi que seu post e bem antigo, ainda precisa de ajuda?

Reply
0 Kudos
isfilho
Contributor
Contributor

Bom dia Alex,

Preciso de ajuda sim, ainda continuo com o problema. o Vmware é o Esxi 5.0.0 e o usuário root está com permissão ready-only. Consigo logar através do VMware Client, mais quando tento acessar via putty para tentar editar o arquivo authorization.xml aparece a msg de acesso negado.

Att,

Ivo Silva.

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

http://blog.vmpros.nl/2010/07/24/vmware-how-to-revert-root-user-role-from-read-only-to-administrator...

VMware KB: Root account permissions have been removed or misconfigured on an ESX host

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos