VMware Global Community
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Usando redes diferentes no ESXI

Pessoal, aqui na empresa tenho dois switchs, o switch1 é usado para a rede local, e o switch2 é recebe dois links de internet. Os dois switch não conversam. não estão em cascateamento.

Eu estou usando o ESXi e até o momento tenho 4 servidores como guest nele, esse servidor possui 4 placas de rede e nesse momento estou apenas usando uma placa de rede ligada no switch1 (rede local)

Eu gostaria de colocar mais um servidor guest no ESXi, porém, gostaria que esse guest tivesse duas placas de rede uma para o switch1 e outra para o switch2.

É possivel fazer essa configuração? Como ficaria? Eu preciso ligar um cabo de rede do switch2 em uma das 3 placass restantes do servidor, mas como ficaria a configuração?

Obrigado

Reply
0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

dá uma olhada em http://www.virtualizationadmin.com/articles-tutorials/vmware-esx-and-vsphere-articles/installation-d...

ou acesse o host vmware com vi client:

Configuration > Networking > ADD NETWORKING > Virtual Machine > Escolha a placa de rede que está conectada a tal switch core > Network Label é como vai ficar o nome do PortGroup

Faça o mesmo quantas vezes forem necessárias, no seu caso acredito que duas vezes (uma para configuar para o sw core 1 e outra pro sw core 2)

Adicione uma placa de rede na maquina virtual e selecione o port group adequado.

Não tem segredo, qualquer coisa configura, tira print, posta e eu vejo se está errado ou não.

Abcs

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".  Mauro Bonder - Moderator

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado

View solution in original post

Reply
0 Kudos
16 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Consegue sim. Voce cria um vswitch com a placa de rede 1 por exemplo ligado no seu switch 1 e cria um portgroup 1. Depois cria um vswitch2 e eadiciona a placa que esta conectada ao seu switch de internet, cria um portgroup 2 dentro do vswitch2.

Cria a VM com 2 placas de rede e coloca no portgroup correspondente.......

Ficou claro ?

Abraços.

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".  Mauro Bonder - Moderator

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Fiz um desenho bem de "amador" mas é pq to muito corrido hoje, espero que te ajude a entender, se voce entender melhor já tabom..rsrs da uma olhada na imagem...

e nao ria....

abcs

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".

Mauro Bonder - Moderator

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Mauro, primeira obrigado sempre que posto minhas duvidas aqui você responde.

FIcou muito claro, só não faço a menor ideia de como configurar isso poderia me indicar algum documento ou até mesmo o procedimento?

Obrigado

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

dá uma olhada em http://www.virtualizationadmin.com/articles-tutorials/vmware-esx-and-vsphere-articles/installation-d...

ou acesse o host vmware com vi client:

Configuration > Networking > ADD NETWORKING > Virtual Machine > Escolha a placa de rede que está conectada a tal switch core > Network Label é como vai ficar o nome do PortGroup

Faça o mesmo quantas vezes forem necessárias, no seu caso acredito que duas vezes (uma para configuar para o sw core 1 e outra pro sw core 2)

Adicione uma placa de rede na maquina virtual e selecione o port group adequado.

Não tem segredo, qualquer coisa configura, tira print, posta e eu vejo se está errado ou não.

Abcs

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".  Mauro Bonder - Moderator

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Talvez você lendo esse documento, você tenha um melhor entendimento da solução que estamos falando, e até mesmo de como o VMware trabalha com rede.

http://www.vmware.com/files/pdf/virtual_networking_concepts.pdf

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".

Mauro Bonder - Moderator

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Mauro, acho que por padrão ele ja fez o vSwitch0 pois eu não configurei nada ainda.

Os print em anexo estão com o ambiente atual .. não liguei nem o cabo de rede no switch2 ainda.

Então seria a configuração apenas para o switch2. Vou tentar aqui.

Reply
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Mauro,

Obrigado acredito que deu certo, foi super simples  de criar, depois vou criar a vm e testar, mas aparentemente deu certo. Obrigado pela ajuda mais uma vez.

Estou postando a imagem de como ficou.

Reply
0 Kudos
cesaralvaro
Contributor
Contributor
Jump to solution

Boa tarde a todos.

Estou com o seguinte problema e gostaria de saber se é um bug do sistema ou eu estou me esquecendo de configurar algo.

Eu tenho um servidor dell com uma placa de rede broadcom onboard e adicionei uma intel offboardd para configurar o seguinte cenário.

placa on ligada no switch com a rede local( servidores ad, dc, dhcp,firewall, etc..)

placa off ligada diretamente no modem ( off no modem e on no firewaall,proxy) para obrigar os usuários  a trafegarem via proxy mesmo que eles consigam desabilitar no nevegador.

O que acontece é que quando adiciono uma placa no so seja ele windows ou linus ele só encherga a placa off mesmo estando configurado no guest duas placas( vmnic0 e vmnic1) alguem saberia me dizer o porque?.

Obrigado.

Reply
0 Kudos
MarceloNY
Contributor
Contributor
Jump to solution

Olá Cesar,

Como estão configurados os teus vswitches e Port Groups?

Como as  NICs físicas estão linkadas aos vswithces?

Como estão as configurações das vmnics para cada uma dessas VMs (Networks)?

Vamos entender melhor as configurações para poder configurar adequadamente o teu ambiente.

Abraços,

Ps: Teu host é ESXi 4.x, certo?

Marcelo Silva

www.vMaster.com.br

Marcelo Silva VCP4/CCA/ITIL3/MCITP/MCTS/MCSA
Reply
0 Kudos
cesaralvaro
Contributor
Contributor
Jump to solution

Vou encaminhar para você um print da tela de configuração.

Eu fiz upgrade para a versão 5.x

São 3 guest, mas a placa de rede adicional é só para o servidor de segurança que roda pfsense.

placa onboard rede local

plca offborad link de internet para o proxy, firewall e etc..

na versão 2.0 do vmware tinhamos as opções de escolher como usar as placas( host-only, bridge etc..) nas versões mais atuais não.

Dê uma olhada nos prints e veja se consegue identificar algo de errado por favor.

O servidor de segurança se chama SRVSEC05.

OBRIGADO.

Reply
0 Kudos
MarceloNY
Contributor
Contributor
Jump to solution

Olá Cesar, olha só,

primeiramente, quando vc configura 1, 2 ou 3 NICs etc em um OS guest,  e só tem uma vmnic conectada ao vswitch, significa que independente da quantidade de NICs configuradas dentro dos sistemas guests, somente 1 vmnic sera usada.

Dei uma olhada r'apida, mas ou dar uma olhada melhor e te orientar sobre como vc deve fazer exatamente. At'e daqui a pouco. Marcelo.

Marcelo Silva VCP4/CCA/ITIL3/MCITP/MCTS/MCSA
Reply
0 Kudos
cesaralvaro
Contributor
Contributor
Jump to solution

Obrigado.

Eu aguardo.

Se precisar de mais detalhes me avise.

Em 2 de setembro de 2011 15:27, Marcelo B Silva <communities-emailer@vmware.com<mailto:communities-emailer@vmware.com>> escreveu:

VMware Communities<http://communities.vmware.com/index.jspa>

Usando redes diferentes no ESXI

reply from Marcelo B Silva<http://communities.vmware.com/people/MarceloNY> in Brazil VMware User Group - View the full discussion<http://communities.vmware.com/message/1821144#1821144

Reply
0 Kudos
MarceloNY
Contributor
Contributor
Jump to solution

Oi Cesar, vamos lá…

Para o servidor SRVSEC05 enxergar as duas redes (LAN e também o Modem/Roteador), você só precisa adicionar 02 Network Adapters à VM, um ligado ao Port Group “VM Network” do vswitch0, e outro ligado ao Port Group “VM Network 4” do vswitch1, conforme você criou e nomeou esses Port Groups. E parece que você fez tudo certo até aí.

Mas você deve se lembrar de marcar o Device Status como “Connect at Power On”. Você já checou isso?

Com essa configuração o SRVSEC05 será capaz de conversar tanto com a rede local como com o Modem.

Agora, você precisa verificar a questão de endereçamento IP dentro do OS guest e ver se está tudo funcionando bem, bem como o Default Gateway.

Agora à parte o ambiente de virtualização, você deve apontar o Default Gateway de todas as estações, bem como de outros servidores para esse servidor SRVSEC05, e ele irá encaminhar (ou não) o tráfego para a Internet.

Veja se essas informações te ajudam a resolver o teu problema, do contrário post aí novamente.

Abraços,

Marcelo

www.vMaster.com.br

Marcelo Silva VCP4/CCA/ITIL3/MCITP/MCTS/MCSA
Reply
0 Kudos
cesaralvaro
Contributor
Contributor
Jump to solution

Vou verificar e retorno.

Obrigado.

Em 4 de setembro de 2011 14:39, Marcelo B Silva <communities-emailer@vmware.com<mailto:communities-emailer@vmware.com>> escreveu:

VMware Communities<http://communities.vmware.com/index.jspa>

Usando redes diferentes no ESXI

reply from Marcelo B Silva<http://communities.vmware.com/people/MarceloNY> in Brazil VMware User Group - View the full discussion<http://communities.vmware.com/message/1821565#1821565

Reply
0 Kudos
cesaralvaro
Contributor
Contributor
Jump to solution

Desculpe a demora pra retornar.

Na verdadade já estava tudo certo.

Primeiro ponto era que as placas eram reconhecidas com o mesmo nome por causa do driver E1000 ( intel)

Segundo ponto é que o modem é 10/100 e a segunda interface da VM estava configurada para /1000.

Obrigado por ter me ajudado.

Até a próxima.

Reply
0 Kudos
Hugoteleco
Contributor
Contributor
Jump to solution

Boa tarde Mauro,

Estou lendo o tópico e vejo que tem haver com uma planejamento que estou fazendo para utilização de Vmware ESXI.

Por favor, tenho algumas dúvidas, veja se pode me ajudar ok!

Estou comprando um server para comportar 3 VMs apenas. Neste server terei 02 Windows 2k8 e 01 pfsense.

Esse cenário será utilizado em uma pequena empresa que terei acesso remoto, ou seja, preciso me preparar para gerenciar o ambiente desde o statup do server.

Topologia:

1- Link de Internet conectado a interface NIC0 do host

2- Pfsense instalado e usando ambas as interfaces NIC0 e NIC1

3- Guests na NIC1 (LAN)

Problema:

Pfsense cai, como tudo passa por ele para trafegar na Internet, perco o gerenciamento!

Como posso fazer para que caso o meu pfsense fique DOWN, ainda sim, eu possa acessar a console do vmware e gerenciar o ambiente remotamente?

Como seria a topologia ideal? Onde o link de internet deve chegar para que eu possa fazer isso?

Espero ter sido claro! Smiley Happy

Abraço,

Hugo

Reply
0 Kudos