VMware Global Community
crtauffer
Contributor
Contributor

Upgrade

Boa tarde . 

Tenho hoje um servidor rodando com Vmeare 5.0, com 3 máquinas virtuais rodando.

Posso atualizar para a versão 5.5 e depois para a 6.0 sem perder as máquinas , posso fazer este procedimento sem medo ?

0 Kudos
5 Replies
a_p_
Leadership
Leadership

That's basically possible. The important part is that you make sure that the hosts, and all of its components (CPU, disk/RAID controller, network adapters, ...) are supported by the ESXi versions that you want to upgrade to. It may also be a good idea to upgrade the host's firmware along with the ESXi upgrades.

As always, consider to backup the VMs prior to running the upgrades, to avoid trouble in case something unexpected happens.

André

0 Kudos
crtauffer
Contributor
Contributor

Spoiler
Certo, porém minhas tentativas de fazer backup estão sendo frustadas . . .

poderia me indicar a maneira correta de fazer backup nas Vms ?

Você faria com algum programa específico eu somente fazer o dowload no datastore ?
0 Kudos
a_p_
Leadership
Leadership

Backup options for the free ESXi Hypervisor are indeed limited, especially for such an old version like v5.0.
What you can always do is to export the VMs as OVF/OVA from the vSphere client, which is likely a better option than to download the files from the datastore.
Hint: If you want to go with the export, make sure that the VM's do not have e.g. ISO images assigned to their virtual CD-ROM drive. This may cause issues with the export, as well as with the import (if needed).

André

0 Kudos
scott28tt
VMware Employee
VMware Employee

@crtauffer 

Moderador: Movido para discussões em português do Brasil


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Although I am a VMware employee I contribute to VMware Communities voluntarily (ie. not in any official capacity)
VMware Training & Certification blog
0 Kudos
e_espinel
Virtuoso
Virtuoso

 

Olá.
Se você tiver um servidor vcenter para gerenciar seus hosts ESXi, você deve primeiro migrar o vcenter para a versão 6.0 Atualização 2. O requisito nos hosts ESXi é que eles tenham no mínimo a versão 5.0 Atualização 1, caso contrário você deve atualizar os hosts ESXi para esta versão (mas de preferência para a versão 5.0 U3).
Em seguida, mover as VMs de um host ESXi para o outro host ESXi para liberá-lo, e aplicar a migração para este host ESXi livre da máquina.
uma vez que você tenha o host ESXi atualizado para a versão 6.0 U2, transferimos as VMs para este host ESXi, liberando outro host ESXi para também atualizá-lo para a versão 6.0 U2
Com este método, não é necessário ter um backup das VMs.

Se não for necessário manter os logs e dados do Vcenter Server, podemos instalar de raiz a versão 6.0 U2 no vcenter Server, e a partir daí continuar com a migração do ESXi Host um por um.

Recomendo a migração do ESXi Host com o método do link anexo.
https://www.bujarra.com/upgrade-de-host-vmware-vsphere-esxi-5-5-6-0/


Anexado outro link sobre este tópico de migração
https://kb.vmware.com/s/article/2130664


https://kb.vmware.com/s/article/2109711

 

Enrique Espinel
Senior Technical Support on IBM, Lenovo, Veeam Backup and VMware vSphere.
VSP-SV, VTSP-SV, VTSP-HCI, VTSP
Please mark my comment as Correct Answer or assign Kudos if my answer was helpful to you, Thank you.
Пожалуйста, отметьте мой комментарий как Правильный ответ или поставьте Кудо, если мой ответ был вам полезен, Спасибо.
0 Kudos