VMware Global Community
fabianoalf
Contributor
Contributor

Tamanho do arquivo VMDK usando copia do Veeam FastSCP

Senhores bom dia,

estou fazendo alguns testes de copia offline de maquinas virtuas rodando em cima de ESXi, atraves do software Veeam Backup and FastSCP.

Basicamente funciona tudo perfeitamente, tirando a falta de informações de progresso na forma agendada mas para algo Free ta ok.

Mas meu problema esta no seguinte ponto ao criar minhas maquinas virtuais setei que o disco seria por exemplo de 40Gb mas marquei a opcao para que o disco va ganhando e consumindo espaço na medida que as informações vao crescendo.

Desta forma minha VM que tem um disco de 40 neste momento seu disco esta com tamanho de 8 GB olhando para o VMDK.

Ate ai tudo ok tambem.

Mas.. ao efetuar a copia do diretorio atraves do software da Veeam ele cria no destino o disco cheio com os 40GB.

Não encontrei em nenhum lugar na ferramente uma opcao que pude-se modificar a gravacao no destino tambem nem sei se isto é possivel

Este formato de backup que estou fazendo deixa de ser tao interessante desta forma porque o tempo e espaco para copiar um disco de 40GB é diferente do que um de 8GB.

Alguem teria alguma dica sobre este assunto?

Ou alguma ideia melhor para copia agendada de maquinas virtuais offline pela rede (solucação free por favor)

Muito obrigado a todos

Reply
0 Kudos
1 Reply
marcelo_soares
Champion
Champion

Isso é o comportamento normal. O Disco só terá o tamanho "compactado" (thin provisioned) enquanto estiver no VMFS.

Tanto que, caso entres diretamente na console do ESX o tamanho do arquivo mostrado será de 40GB (com um ls por exemplo).

Marcelo Soares

VMWare Certified Professional 310/410

Virtualization Tech Master

Globant Argentina

Consider awarding points for "helpful" and/or "correct" answers.

Marcelo Soares
Reply
0 Kudos