VMware Global Community
reinaldoajr
Contributor
Contributor

Storage compartilhado...

Pessoal... bom dia... sou novo no grupo e também em ambientes virtualizados, e estou encontrando dificuldades para disponibilizar as luns de um storage HP P2000 MSA G3 para dois hosts com esxi5. Eu configuei os mapeamentos do Storage para os dois hosts, no entanto pelo vcenter elas só aparecem pra mim em um dos hosts. Minha licença é a essencial plus e gostaria de configurar o HA pelo vcenter. Desde já obrigado a todos...

0 Kudos
6 Replies
reinaldoajr
Contributor
Contributor

Pessoal,

Consegui resolver a questão da disponibilidade das LUN's, era apenas questão de mapeamento correto no Storage mesmo, refiz e deu certo, no entanto gostaria da opinião de vocês com relação a algumas configurações. Nesse meu cenário eu disponibilizei 5 LUNS para o vcenter sendo uma maior para armazenar as VM e as demais devo utilizar para outros serviços dentro das VM's. É correto nesse caso armazenar as VM's todas na mesma LUN ? no caso serão no maximo 5 VM. Habilitei o cluster com HA e defini duas luns como datastore heartbeat. Devo criar todas as VM's no host Master do cluster ? ou posso colocar por exemplo 3 no host master e duas no host slave ?

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Boa Tarde,

Nem sempre é melhor colocar todas VMs em uma mesma LUN, primeiramente pq dependendo do tipo de aplicação se a VM for requisitar muita leitura e escrita, pode acabar impactando na performance da outra VM que está na mesma LUN, não por causa do VMware, e sim por causa do Storage e discos.

Então dependendo do que rodar nas suas VMs, de quanto cara VM for utilizar de disco, e da capacidade VS tamanho das LUNs que foram criadas, deve-se determinar como você fará a distribuição das VM´s no seu Storage.

Leve sempre em consideração também deixar espaço na Lun para snapshots e possivel crescimento do disco virtual, caso precise aumentar o vmdk.

Em relação a como distribuir a carga das VMs nos Hosts, senão me engano seu licencimento tem DRS (correto?) se sim, você pode habilitar essa feature que irá realizar o balanceamento de carga entre os Hosts VMwaer, dessa maneira, você não precisa se preocupar, a não ser que você utilize algum tipo de Cluster entre VM´s, dessa maneira você deverá criar regras de DRS para que duas VMs nao fique no mesmo Host VMware.

espero ter ajudado.

Não se preocupe se a VM está no Master ou Slave, se o Master ficar indisponivel o slave será eleito master, e se o slave ficar indisponivel, o master está no ar, e o HA irá agir igualmente, independente de quem fique indisponivel.

Abcs

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
reinaldoajr
Contributor
Contributor

Oi Mauro,

Muito obrigado pela resposta, já me esclareceu bastante, mas se me permitir vou explorar um pouco mais de você e do grupo e prometo ajudar assim que meu conhecimento permitir.

Minha licença não suporta DRS, apenas HA, então creio que vou ter que dimensionar manualmente as maquinas nos hosts, minha dúvida era se podia criar vms no host slave do HA, mas se posso então vou pegar as 2 máquinas que terão mais uso, e deixar uma em cada host enquanto que as demais distribuo de modo uniforme. Vou explanar abaixo como esta meu cenário, veja se pode me orientar:

No Storage P2000 tenho 8 discos de 300GB SAS, então coloquei 6 discos numa vdisk com RAID5 e deixei 2 como global spare. Nessa vdisk eu criei 5 Lun's sendo 1 de 500GB , 4 de 200GB e 1 de 100GB. Eu havia colocado todas as 5 VM's nessa lun de 500GB, mas com sua observação eu achei melhor pegar as 2 vm's que terão mais acesso e colocar cada uma em uma lun separada, se modo que a disposição ficou dessa forma:

LUN01 - 500GB

3 VM's = Active Directory + Linux Debian Proxy + Servidor de Aplicações

LUN02 - 200GB

1 VM = ERP com sistema em Cobol + banco de dados vision (semelhante ao dbf)  *muita requisição de escrita.

LUN03 - 200GB

1 VM = ERP Banco de dados Firebird *Muita requisição de escrita

Aí vem algumas perguntas:

Está +- correto essa distribuição ? Como meu cenário ainda não entrou em produção, posso modificá-lo, vocês tem alguma sugestão ?

A LUN04 de 200GB eu preciso alocar como disco secundário na VM do ERP mas queria entregar a lun direto no windows da vm mas no vcenter não consigo adicionar esse disco como Raw Device Mappings (A opção fica desabilitada) então adicionei como disco virtual e no windows da vm eu inicializei esse disco como disco dinâmico criei a partição e formatei. Existe alguma vulnerabilidade nesse modo ?

Essa LUN01 de 500GB agora ficou com pelo menos 240GB livres depois que migrei as 2 vms para outras luns, esse espaço eu posso utilizar como unidade de armazenamento de arquivos na VM do Active Directory por exemplo ?

Peço a opinião dos senhores até pela experiência que possuem com ambientes já em produção, como eu ainda não visualizei esse cenário funcionando, tenho medo de colocar em produção como está e daí ter problemas de perda de dados.

Obrigado desde já a todos.

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Está +- correto essa distribuição ? Como meu cenário ainda não entrou em produção, posso modificá-lo, vocês tem alguma sugestão ?

Acho que já tem uma melhora inclusive você terá mais desempenho assim, a única ressalva que faço seria sobre o crescimento dessas VM´s, as LUN´s devem ficar com um espaço livre baseado na projeção de crescimento de acordo com a aplicação e etc.

Essa LUN01 de 500GB agora ficou com pelo menos 240GB livres depois que migrei as 2 vms para outras luns, esse espaço eu posso utilizar como unidade de armazenamento de arquivos na VM do Active Directory por exemplo ?

Sim, nessa LUN você pode:

- criar novos vmdks, de qualquer VM do seu ambiente (porém é necessário ter o controle, pois na hora de fazer alguma mudança no seu ambiente, isto pode atrapalhar, por exemplo VM1 - com 2 discos, em luns diferentes, sempre é preferivel deixar os discos juntos na mesma lun.

A LUN04 de 200GB eu preciso alocar como disco secundário na VM do ERP mas queria entregar a lun direto no windows da vm mas no vcenter não consigo adicionar esse disco como Raw Device Mappings (A opção fica desabilitada) então adicionei como disco virtual e no windows da vm eu inicializei esse disco como disco dinâmico criei a partição e formatei. Existe alguma vulnerabilidade nesse modo ?

Não, mas por que utilizaria RAW Device ? Para melhorar a performance ?

Provavelmente você formatou essa LUN no VMware em Configuration> Storage e depois tentou entregar para a VM, onde o procedimento para mapear como Raw Device, não pode formatar a  lun no VMware.

Por favor atribua os pontos.

Abcs

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
reinaldoajr
Contributor
Contributor

Obrigado mais uma vez Mauro. Já vi que o mais importante de tudo agora é acompanhar diariamente a evolução das vm's para não ter nenhuma surpresa. Agora vc recomenda ousar os hd's dos hosts como storage para alguma dessas vm's?!

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

reinaldoajr wrote:

Obrigado mais uma vez Mauro. Já vi que o mais importante de tudo agora é acompanhar diariamente a evolução das vm's para não ter nenhuma surpresa. Agora vc recomenda ousar os hd's dos hosts como storage para alguma dessas vm's?!

Não, se você utilizar o disco local do servidor, o HA não irá atuar na VM que estiver com o disco virtual alocado no disco local.

Para o HA funcionar é um pré-requisito que tudo esteja em um local compartilhado, neste caso no Storage.

Abcs

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos