VMware Global Community
BrazilVMwareUse
Contributor
Contributor
Jump to solution

Solução de backup ESXi e restore para vmware server

Ola pessoal

estou com a seguinte necessidade. Tenho um servidor HP DL580 rodando ESXi

estou montando uma solução de backup que provavelmente irei usar o VCB. Até ai eu acredito que tudo certo.

Minha dúvida é :

posso pegar o resultado do backup e subir diretamente em um Vmware Server ?

tenho que usar o Vmware converter antes de subir no Vmware Server ?

Minha duvida é para o caso do meu servidor ESXi parar realmente (falha de hardware) pois eu nao tenho outro no ambiente e teria que subir minhas maquinas virtuais em um Vmware Server que uso para testes.

Não sei se fui completamente claro mas agradeço qualquer informação

vlw pelo apoio

Reply
0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

O VMware Converter converte sim máquinas "a quente", enquanto estão rodando. Mas aí já pode depender do sistema operacional da VM: se for Windows, tá fácil; se for linux, outros fatores entram no jogo. Ele também garante a consistência com o momento de tempo do início ou do fim da conversão, portanto você pode fazer a conversão mesmo durante horário de produção sem correr o risco de criar uma VM inconsistente.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

View solution in original post

Reply
0 Kudos
10 Replies
brunomacagnani
Contributor
Contributor
Jump to solution

Voce quer fazer a replicacao dos servidores se eu entendi ?

Abracos

Reply
0 Kudos
BrazilVMwareUse
Contributor
Contributor
Jump to solution

to tentando deixar montado um ambiente com contigencia para atender minha estrutura de vmware

Entao meu producao sera o ESXi e o meu backup sera o Vmware Server

Estou em duvida sobre a melhor forma de fazer backup (de preferencia online) do ESXi para o Server

Se posso usar snapshot

se tenho como converter este snapshot para vmdk e usar ele no Server

Se tiver algum passo a passo recomendado ou alguma dica de que esta estrutura nao ira funcionar seria muito bom

vlw

Reply
0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Para mover uma VM do ESX/ESXi para o VMware Server ou vice-versa você precisará usar o VMware Converter.

Na documentação do documentação do VI3 você vai encontrar o Virtual Machine Backup Guide, que é um excelente guia para lhe ajudar a escolhar uma estratégia p/ backup. Considere o uso do VMware Consolidated Backup (VCB).

Dê uma olhada também em , tem bastante material a respeito.

abs

PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
Reply
0 Kudos
BrazilVMwareUse
Contributor
Contributor
Jump to solution

Amigos,

vou sim dar uma olhada nestes links, alguns dos materiais eu ja estava dando uma olhada.

Bom aqui na empresa o pessoal nao esta muito afim de desembolsar grana desta forma eu acredito que usar o VCB não é possivel, pelo menos no que li ate o momento.

O que vou tentar encontrar nestas documentações é a viabilidade de pegar um snapshot de um ESXi e transformar em VMDK puro para ser utilizado no SERVER.

Pq ja que nao vou poder usar o VCB e estao me pedindo para tentar fazer backup com as maquinas virtuais no ar, estou este cenario como uma possibilidade.

Neste caso eu teria

Backup das maquinas virtuais via snapshot

Em caso de disatre no hardware principal buscaria um destes snapshots converteria para SERVER e subiria no meu segundo servidor que roda o Vmware Server.

Apos recuperar o servidor do ESXi eu voltaria entao as maquinas para o outro hardware.

Não sei se snapshot é a melhor forma de se fazer backup de vms online, no caso de nao se poder usar o VCB.

Vlw pelo apoio por enquanto assim que fechar bem a solucao vou postar aqui os passos para no futuro caso alguem tenha a mesma situacao possa ter uma ideia.

Reply
0 Kudos
MLonghini
Contributor
Contributor
Jump to solution

Pessoal,

Tem algumas dicas de como se fazer este backup se utilizando de scripts e ferramentas free em http://communities.vmware.com/thread/164134

Espero que possa ajuda-los...

[]s Márcio

Reply
0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Brazil, na verdade é mais simples que isso: você não precisa de snapshots para fazer seu backup. Apenas use o VMware Converter para ler a VM no ESX e "cloná-la" para o VMware Server. O Converter faz cópias consistentes, você pode fazer isso inclusive com a VM original processando.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
Reply
0 Kudos
BrazilVMwareUse
Contributor
Contributor
Jump to solution

A ideia de usar snapshot seria para poder tirar uma imagem online do servidor.

Vmware converter pelo que li nao trabalha com maquinas online. Se eu estiver errado por favor me corrijam.

Com as maquinas em off sim com certeza irei usar o converter, mas queria ter uma opcao para maquinas online

abraco

Reply
0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

O VMware Converter converte sim máquinas "a quente", enquanto estão rodando. Mas aí já pode depender do sistema operacional da VM: se for Windows, tá fácil; se for linux, outros fatores entram no jogo. Ele também garante a consistência com o momento de tempo do início ou do fim da conversão, portanto você pode fazer a conversão mesmo durante horário de produção sem correr o risco de criar uma VM inconsistente.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
Reply
0 Kudos
BrazilVMwareUse
Contributor
Contributor
Jump to solution

Vlw aandriolli

com isto acredito que eu ja tenho o cenario a ser montado, vou tocar desta forma e com tudo rodando redondo retorno aqui pro pessoal

grato a todos pelo apoio

Reply
0 Kudos
Romeu_Avancini
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

dá uma olhada no ultimo post referente ao Veeam Backup FastSCP, pode ser que lhe ajude!

t+

Reply
0 Kudos