VMware Global Community
IgorNM
Enthusiast
Enthusiast

Restaurar arquivo VMDK de disco fisico com problemas

Boa tarde pessoal.

Peguei um problema aqui no LAB. Um cliente tem o Workstation no micro dele e aconteceu de o disco fisico apresentar alguns problemas. Consegui recuperar a partição, etc. Mas a partição onde ficavam os arquivos vmdk não consegui recuperar (estava como disco dinamico, raid, etc, tudo errado...rs)

Bem, fiz a restauração dos arquivos .vmdk usando o GetDataBack. Coloquei em no disco do lab e agora estou tentando acessar esses arquivos. Mas ao mapear algumas partições pelo workstation (São 4 arquivos .vmdk), fala que encontrou um erro e adblocknão mapeia.

Durante a recuperação dos arquivos .vmdk, alguns blocos foram ignorados (por ser um badblock no disco fisico). E isso com certeza corrompeu o arquivo .vmdk.

A pergunta é... Como recupero esses arquivos? Ou, como acesso o disco virtual para fazer uma 'recuperação de arquivos virtual'?

Não preciso do arquivo em si, mas sim do conteúdo dele.

Reply
0 Kudos
5 Replies
rcporto
Leadership
Leadership

Olha, uma vez que o arquivo parece estar ignorado, infelizmente você terá bastante dificuldade para recuperar dados dele. Porém, minha recomendação é criar uma VM simples com SO instalado, e adicionar esses discos como disco adicional e tentar ler os dados.

Recomendo também, que antes de realizar qualquer procedimento junto a esses arquivos, que crie uma cópia de segurança do mesmo.

---

Richardson Porto
Senior Infrastructure Specialist
LinkedIn: http://linkedin.com/in/richardsonporto
Reply
0 Kudos
IgorNM
Enthusiast
Enthusiast

É, estou vendo que vai ser mais complicado mesmo.

Para te falar a verdade, não havia pensado em adicionar o disco a uma VM para tentar uma manutenção no FS do VMDK (fazer de dentro para fora). Pode ser uma saida.

Pelo que vi, a VMWare não tem ferramentas para isso. É verdade isso? Não tem ferramentas de reparo para discos danificados??

Achei várias na net, todas pagas, que prometem recuperar. Devo tentar depois.

Agora, se a VMware não tem uma ferramenta para isso, acho que é uma mancada deles... Isso não deve ser tão incomum. Tanto que exitem várias ferramentas e vários tópicos net a dentro sobre o mesmo assunto. Acreditava que havia algo mais oficial.

Reply
0 Kudos
rcporto
Leadership
Leadership

A VMware fornece soluções de nuvem e virtualização, e acredita que suas soluções irão rodar em plataforma de hardware confiáveis e com redundância, portanto não vejo como mancada da VMware, e sim de quem implementou a solução e não se preocupou em proteger e ou realizar backup dos dados.

Portanto, recomendo que procure soluções de recuperação de dados, e como você já notou, a grande maioria que realmente funciona vai ser paga.

---

Richardson Porto
Senior Infrastructure Specialist
LinkedIn: http://linkedin.com/in/richardsonporto
Reply
0 Kudos
IgorNM
Enthusiast
Enthusiast

Essa resposta infeliz foi uma mancada sua amigo. Veja bem, não existe somente o ESX. Temos o Player, Workstation, Fusion, todos para rodar em ambiente mais simples. Em desktop! Se tem grana para servidor e necessidade para isso, vai colocar o ESX. Se usa para homologação, dev, o que seja, pode usar em plataforma desktop sim. Ela mesmo tem 3 produtos específicos para esse fim. E foi onde aconteceu o problema. O cliente tem o backup de 10 dias atrás. Ele existe, mas está defasado. Agora, quero saber se você faz backup dos seus dados de forma continua, ou todo dia, toda semana? Desktop, notebook, celular, tablet, etc.... Nada haver o que falou. Do tipo, "não sei resolver, então vou jogar a culpa no cliente"...


Aviões são teoricamente confiáveis e ainda assim caem. Foguetes custam milhões e ainda explodem. Microsoft, Google, Facebook já cairam e tiveram perda de dados. "Shit Happines"!

E é sim mancada da VMware. Afinal, servidores não podem falhar? Um DS da HP, Dell, EMC, são infalíveis?  Já nos mandaram em lab servidores HPN, Dell, Storages, NAS, etc, tudo com falha e perda de dados para tentar recuperar. Pode sim haver esta necessidade. Mesmo com RAID há possibilidade de falhas. Existe o backup para isso, mas sempre vai haver essa necessidade, mesmo com ESX, mesmo com backup continuo de dados..... Se fosse assim, a Microsoft não disponibilizaria uma ferramenta e técnicas de recuperação para VHDs.

E voltando ao ambiente anteriormente mencionado, um desktop de qualidade, da Dell, com HDs originais, rodando Windows 7 e o Workstation licenciados, partição NTFS. O disco, novo, simplesmente corrompeu, bad blocks, e afetou o disco virtual. E qual a solução a VMWare disponibiliza? Nenhuma?

Mas esse não é o mérito da questão. E sim, o que é recomendado fazer nestes casos? Estou recuperando o VMDK, sei que vou precisar fazer uma manutenção nele. Mas como fazer? Quais ferramentas já usaram e recomendam? Quais técnicas?

Como falei, existem muitos tópicos sobre o assunto e nenhuma reposta oficial. Muitos softwares, muitas alternativas. A maioria paga, não é esse o problema, mas, quais realmente funcionam. Li vários relatos onde falam que pagaram e não funcionou....

Reply
0 Kudos
rcporto
Leadership
Leadership

Bem, peço desculpas se meu último post lhe ofendeu de alguma forma, porém continuo com a opinião que a VMware não tem nada a ver com isso, uma vez que como você citou, o disco físico falhou e o sistema de arquivos NTFS não conseguiu se recuperar dessa falha.

Como você comentou que utiliza o VMware Workstation licenciado, recomendo abrir um chamado junto a VMware para que os engenheiros da própria VMware possam verificar se conseguem recuperar os discos virtuais de alguma maneira. E olha o seguinte KB também, pois pode ser que ajude, lembrando apenas de criar uma copia dos .vmdk antes de realizar qulaquer procedimento nos mesmos, como já falei anteriormente: Repairing a virtual disk in Workstation (2019259) | VMware KB

Porém, mesmo abrindo o chamado junto a VMware, recomendo a leitura do seguinte post da equipe de suporte da VMware, onde fala exatamente de .vmdk corrompidos: Corrupted vmdk files? - Support Insider - VMware Blogs

Por fim, lhe desejo boa sorte.

---

Richardson Porto
Senior Infrastructure Specialist
LinkedIn: http://linkedin.com/in/richardsonporto
Reply
0 Kudos