VMware Global Community
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Refazendo o servidor VMware e usando Storage externo

Olá amigos,

Meu projeto de reestruturação dos recursos de TI da empresa, o qual venho adiando a meses, será posto em prática na próxima sexta-feira a noite, terminei a pouco tempo a edição do projeto, documentando tudo nos mínimos detalhes, garantindo que nenhum passo saia do planejamento.

Gostaria de contar com apoios dos irmãos aqui, na respostas das seguintes duvidas.

1 - Alguém já configurou um storage Dell MD3000 em um ESXi ? Estarei dedicando 7 discos deste storage para o Servidor Dell onde rodará o ESXi, são no total 1.8TB. Este storage não é ISCSI e sim é um SAS, conectado aos servidores através de um cabo SAS ligado a controladora fica no servidor.

2 - Tenho um servidor fisico que é o atual fileserver, ele tem uma unidade de 300GB que faz parte deste storage, usando outros discos, quero rodar o VMConverter no mesmo para virtualiza-lo, levando em consideração que este disco de 300GB fica em um storage, conseguirei virtualizar este servidor fileserver, já que este disco não é membro de seu hardware interno ?

3 - Comprei um HD de 1TB e coloquei em meu computador, parei um servidor virtual e copiei a pasta do mesmo do atual ESX 3.0 para dentro deste HD usando o Veem Backup, depois coloquei de volta, simulando assim a recriação da VM através de um backup, mas para subir de novo a VM não vi nenhuma opção que reativar VM existente ou algo parecido, tem apenas a opção de New Virtual Machine no VIClient, como todos sabemos ? Como funciona isso ? Digamos que eu copiei todas as máquinas virtuaais para meu HD de 1TB, formate o servidor VMware e instale o ESXi, depois copie novamente todas as VMS para o servidor Vmware recém formatado, como devo proceder para subir as VMS ?

4 - Percebi que dentro das pastas onde fica cada VM, existem vários arquivos, os maiores são os vmdks, que são os discos rígidos virtuais, correto ? Quando for copiar todas as máquinas virtuais, todos os arquivos existentes são importantes, ou existem arquivos que podem ser iguinorados ? Existem arquivos que sejam temps descartáveis por exemplo ?

Obrigado e aguardo as dicas.

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
0 Kudos
4 Replies
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

E aí pessoal, alguém pode me ajudar nestas questões ?

Sds,

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
0 Kudos
cesarfresqui
Enthusiast
Enthusiast

Olá!!

.. vamos lá..

1 - nao, nunca nem vi esse storage, mas pela caracteristicas que voce fala, ele não é um "storage compartilhado". Sendo assim, impossivel de se apresentar para mais de um server. Minha recomendação, nesse caso, é partir para outro storage ou ainda instalar alguma coisa tipo OpenFiler para prover iSCSI para seus ESX.

2 - Se voce fizer o p2v "a quente" não terá problemas, pois o SO vê como disco local. Se voce fizer o "cold", possivelmente os discos não aparecerão pois o cd do conveter possivelmente não terá os drivers da controladora.

3 - Admitindo que as máquinas foram copiadas para um filesystem VMFS3, com o datastore criado, basta vc dar um "Browse" no datastore, na Aba Configurations, procurar o arquivo .vmx no diretorio "da maquina", clicar com o botão direito e ir em "Add to Invetory"

4 - Pensa na prática.. se os arquivos não fossem importantes.. para que então o pessoal de desenvolvimento perderia tempo em criá-los??!!!

Espero ter ajudado!!

[]'s

0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Olá amigo,

Obrigado pelo retorno. Bem o Storage é um MD3000 da Dell, usa discos SAS e a conexão dele com os servidores também é via controladora SAS, hoje minhas maquinas virtuais rodam nele, mantidas por um VMware ESX 3.0, como foi outro cara que configurou e eu irei formatar este storage para criar um array maior e irei instalar o ESXi no servidor, quero saber como configurar para o servidor acessar o mesmo, configurando no Vmware, já que a alocação da HBA do Storage, faço pelo console da Dell no proprio Windows. Este Storage suporta 04 servidores conectados a ele, cada um ligado a uma HBA via cabo SAS, porém os servidores não enxergam um array em comum, cada um tem o seu, por isso não posso usar cluster usando dois ESXi, muito menos usar Vmotion, mas isso não é o importante, o importante é configurar o bicho, por isso estou procurando na internet.

Quanto ao comando Add Inventory para uma máquina virtual existente, ta dando um erro na hora de iniciar a máquina virtual, algo referente a permissão, perdi a conexão remota daqui de casa, quando chegar no trabaho irei refazer e quando der o erro, posto aqui.

Obrigadão.

Ivanido Galvão

Ivanildo Galvão
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Olá,

Por que o erro em anexo ocorre na hora de subir uma máquina virtual ? O detalhe é que estava fazendo uma simulação de backup, parei a máquina virtual, copiei a pasta dela completa do datastore para um HD na minha máquina usando o Veem Backup, depois deletei do datastore e copiei a pasta de novo do meu HD para o datastore, então adicionei a máquina ao inventário "Add Inventory", na hora de startar a máquina, dá o erro em anexo. A única coisa que alterei foi mudar o nome da pasta onde ficam os arquivos da VM, só isso, mas os arquivos estão todos dentro da pasta, intactos.

Alguém pode me ajudar a desvendar este erro ?

Sds,

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
0 Kudos