VMware Global Community
rvizu
Contributor
Contributor

Realocando espaços em disco de maquinas virtuais

Boa noite. Peço inicialmente mil desculpas pois sei que já tem algo do tipo aqui no fórum. Minha pergunta deve ser frequente. Gostaria de saber o seguinte. Tinha até mês passado 5 máquinas virtuais pegando recursos de um datastore de 1.14 TB. Elas trabalharam bem até o momento em que 1 das máquinas começou a receber uma carga de backups e atualizações diárias. Todas as máquinas estão como Thin Provisioned. Eu sou leigo no assunto, entendo bem pouco mas pelo que me explicaram. Cada máquina chegou a uma determinada quantidade de espaço alocado desse DataStore por exemplo.
Maquina 1 = 300 Gb de consumo
Maquina 2 = 300 GB de Consumo
Maquina 3 = *80 GB de consumo
Maquina 4 = 80 Gb de consumo
Maquina 5 = 300 GB de Consumo

Depois que isso acontece eu comecei a fazer uma limpa em todas as máquinas tirando 100 Gb da máquina 1 + 100 GB maquina 2 + 30 GB maquina 3 + 10 Gb da maquina 4 + 80 GB da maquina 5.
Obvio que conclui que isso não fez o espaço liberado voltar para o DataStore, mas pelo que eu li primeira pergunta:

1 = Eu fiz a limpa na maquina 1, ela caiu para 200 GB de consumo. O espaço atribuído a ela é de 300GB, logo eu posso movimentar nela + 100 GB antes dela começar a solicitar recursos novamente do DataStore assim como as demais máquinas?

2 = Esse espaço que liberei entre as máquinas, como faço para voltar para o Datastore?

3 = Tenho um DataStore1 com 100 GB livre e outro dataStore2 com 100MB. Como eu faço para transferir 10 GB do DatasTore1 para o DataStore2? Da para fazer isso para dar um folego para meu DataStore2 até eu comprar outro disco?

0 Kudos
0 Replies