VMware Global Community
vm_learner07
Enthusiast
Enthusiast

Problemas com um host ESX

Bom dia pessoal,

Estou com um problema em um dos hosts ESX que tenho aqui na empresa que estou trabalhando (comecei recentemente). Ele está muito lento para fazer qualquer coisa: fazer deploy do vCenter, instalar uma VM, iniciar ou desligar uma VM, enfim, qualquer coisa que for fazer nessa VM ela apresenta uma lentidão enorme. Inclusive, eu tentei instalar uma VM em dois hosts diferentes: no que está com problemas e em um host normal. No host normal, instalei o Windows Server 2012R2 e levou 15 minutos aproximadamente. No host com problema, a mesma instalação do Windows Server levou mais de uma hora e meia! Eu já reiniciei esse host defeituoso, já atualizei ele, e nada.

O que eu posso fazer para resolver esse problema? Porque, com esse host defeituoso, eu não posso adicioná-lo no vCenter, fazer cluster, etc.

Obrigado desde já.

16 Replies
diegodco31
Leadership
Leadership

Ola.

Existem muitas variáveis para serem analisadas. Qual o modelo do host esxi?

Essa maquina virtual foi criada em um datastore local ou storage.

No host esxi tem alguns gráficos de desempenho, poderia compartilhar.

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
vm_learner07
Enthusiast
Enthusiast

Oi Diego tudo bem?

Então, respondendo:

- O host é um esxi 6.0. O servidor em que o esxi foi instalado é um Dell PowerEdge R720;

- A vm foi criada em um Storage;

- Como eu poderia verificar isso? Quais gráficos eu poderia extrair?

Obrigado desde já.

0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership

Você fez a instalação usando a imagem customizada de dell?

Faz um teste cria uma vm no datastore local e compara se o problema de lentidão continua.

Local onde você pode visualizar o desempenho, muda o view para o datastore do storage.

pastedImage_0.png

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
vm_learner07
Enthusiast
Enthusiast

@Diego Oliveira

Vou fazer esse teste como você falou, de instalar uma VM no DataStore Local e vou verificar o monitoramento. No caso, eu não estava aqui nesta empresa quando o ESXI foi instalado, então não sei dizer. O engraçado é que os outros hosts compartilham os mesmos datastores, e estão ok. Só esse host que apresenta essa lentidão enorme...

Obrigado Diego, vou fazer as verificações e posto aqui o resultado.

0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership

Qual o acesso ao storage (fiber channel, iscsi, nfs)?

Foi feita alguma analise no host, acessando a idrac você verifica algum erro?

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
vm_learner07
Enthusiast
Enthusiast

Oi Diego,

O acesso é via fibra (Fiber Channel). Então, quanto à Drac, eu não sei se tem aqui configurado, eu cheguei faz pouco tempo aqui no cliente, e estou descobrindo o ambiente ainda...

0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership

Faz o teste criando uma VM no datastore local, com isso vamos saber se é um problema no host ou outro componente.

No host com problema verifica se os paths estão todos ativos, compara com um que esteja operacional.

pastedImage_0.png

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
vm_learner07
Enthusiast
Enthusiast

Diogo,

Pois não, vou fazer sim estes testes, e retorno com as informações.

Muitíssimo obrigado, sua ajuda está sendo de grande valia.

Abraços.

0 Kudos
vm_learner07
Enthusiast
Enthusiast

@Diego Oliveira

Então, fiz o teste que você me falou, de instalar uma VM (com Windows Server 2012 R2 como nos outros testes que fiz) no disco local do Host2, e, de fato, a instalação foi muito mais rápida do que quando eu tentei instalar a mesma VM, com as mesmas configurações, no mesmo Host2, só que apontando para um storage em vez do disco local...No caso, isso parece ser um problema de comunicação com os DataStores? Você falou para eu verificar se os paths estão todos ativos né...como eu posso ver se está ok ou não? No caso de ter identificado que o problema não é o host em si, o que eu posso fazer a partir de agora?

Muito obrigado. Você começou a elucidar esse problema que já está me atazanando faz uns dias...

Grande abraço.

0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership

Vc tem apenas um datastore nesse storage? Se tiver mais de um tenta fazer esse  mesmo teste em outro datastore. Com isso vamos saber se o problema é apenas nesse datastore ou um problema da comunicação do host com o storage.

Para verificar os paths selecionar o host esxi, clica na aba cofigurate, storage Adapters. Se for um problema na comunicação, vai ter que olhar HBA, porta no switch san, etc.

pastedImage_0.png

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
vm_learner07
Enthusiast
Enthusiast

Diego bom dia tudo bem?

Desculpe responder só agora, mas eu fiz os testes aqui e, de fato, quando eu instalo uma VM no host, localmente, a instalação e configuração são instantâneos. Porém, quando eu tento instalar a mesma VM, com as mesmas configurações, num DataStore (eu tenho 4 aqui), aí ocorre a lentidão extrema. Eu tirei um print de comparação das hbas do host 1 (que está ok) e do host 2 (o que apresenta problemas). Segue abaixo:

Host 1:

Image 003.jpg

Host 2:

Image 004.jpg

O que posso ver para identificar o que acontece no host 2 com relação aos DataStores? O Host 1 está usando os mesmos DataStores, e as VMs que estão no Host 1 estão funcionando normalmente...

Muito obrigado pela ajuda!

Grande abraço.

0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership

Pelas imagens enviadas estou vendo que vc tem HBA (fiber channel) e ISCSI.

Os datastore estão sendo apresentados para o hosts vmware via HBA ou ISCSI?

Conversa com a equipe que administrata o Storage.

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
0 Kudos
vm_learner07
Enthusiast
Enthusiast

Diego,

Então, os datastores estão apresentados para o host via Fiber Channel, como mostra a imagem abaixo:

Image 007.jpg

Então, esse é o problema...aqui não tem uma equipe de Storage (o ambiente é pequeno), e estou tentando descobrir o IP do Storage para ver algo lá (o rapaz que cuidava do ambiente aqui não soube dizer qual é o Storage)...eu tenho pouca informação do ambiente, estou descobrindo ele aos poucos, por isso que estou tendo problemas com esse host entende...o pior é que eu nem consigo instalar o vCenter (que tinha dado problema) corretamente, pois, por causa desse host com problema, eu não consigo fazer vMotion (as máquinas travam), não consigo fazer deploy de VM para esse host, não consigo fazer backup, etc...

Tem alguma maneira de ver, pelo vMWare, qual é o IP do Storage?

Obrigado.

0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership

Não tem como. O que você pode tentar é rodar alguma ferramenta que faz um discovery na rede para tentar descobrir.

Não acredito que seja um problema no storage, poder ser a HBA, fibra ou a porta do switch san.

Dar uma olhada nos patchs

pastedImage_1.png

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
0 Kudos
vm_learner07
Enthusiast
Enthusiast

Diego tudo bem?

Então, eu dei uma olhada nos patchs, como você recomendou, e estão todos ok (status Active). Comecei a dar uma olhada nos logs dos hosts e, comparando o host 1 com o host 2 (que está com problema), e estive vendo que a vmhba066 está mostrando um status de "Dead". Detalhe: Essa vmhba066 não tem no Hos1, apenas no host 2 que está com problema e, quando eu clico em devices, essa vmhba66 mostra todos os datastores que eu tenho no meu ambiente. O log do host 2 está abaixo (é o log vmkwarning.log):

vmkwarning log - 224.png

Será que pode ser isso? Se for, eu consigo trocar essa vmhba066 por outro patch no Host? Ou isso é feito em outro lugar (storage)?

Obrigado desde já.

0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership

Oi, boa tarde.

Pelas imagens passada seu host esxi tem duas hbas, o que você pode fazer:

1 - Desconectar a fibra dessa HBA e testar novamente.

     Caso resolva, tentar troca a fibra e vê se tem algum erro na porta do switch san.

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego