VMware Global Community
Anonymous
Not applicable

Problema com 'keysyms' no Fedora 14 com Workstation 7.1.3

Sempre que vou iniciar uma máquina Virtual recebo a mensagem abaixo e as teclas não funcionam corretamente dentro das Máquinas Virtuais. O computador é um Dell Inspiron 1525 com teclado Português do Brasil. O Fedora 14 instalado esta em inglês assim como o VMWare Workstation. Já pesquisei bastante e não consegui achar nenhuma solução, a única solução que encontrei foi executar o seguinte comando: echo 'xkeymap.nokeycodeMap = true' > ~/.vmware/config mas o arquivo "config" não existia, criei então o arquivo mas mesmo assim nada.

A language-specific mapping from X keysyms to machine scancodes will be used, based on the detected keyboard type of "jp106". However, this program's language-specific mapping may not be correct for your keyboard in all the details, because X keyboard mappings vary.
You can override specific key mappings in the virtual-machine configuration.
For more information, please see VMware Workstation documentation available on our Web site at "http://vmware.com/info?id=10".

0 Kudos
7 Replies
LucianoCaciato
Contributor
Contributor

Fala Guga, bom dia

Seu problema parece ser do próprio fedora. Veja os seguintes arquivos:

/etc/sysconfig/keyboard --> Lay-out do teclado

/etc/sysconfig/i18n --> Exporta o path do ambiente

Tenta fazer a seguinte configuração:

No arquivo keyboard:

KEYBOARDTYPE="pc"
KEYTABLE="br-abnt2"

e no arquivo i18n:

LANG="en_US.UTF-8"
SUPPORTED="en_US.UTF-8:en_US:en:pt_BR.UTF-8:pt_BR:pt"
SYSFONT="latarcyrheb-sun16"
-----------------------------

Reboot na máquina e verifique se funciona.

Espero que ajude.

Luciano Caciato.

0 Kudos
Anonymous
Not applicable

A única coisa que estava diferente era o arquivo "i18n" que não tinha a linha:

SUPPORTED="en_US.UTF-8:en_US:en:pt_BR.UTF-8:pt_BR:pt

Adicionei então esta linha e adicionei a linha:

xkeymap.nokeycodeMap = true

nos arquivos config do VMWare. Nos 3... pois existe o arquivo config em /etc/vmware/config em /usr/lib/vmware/config e também o que eu criei em /home/Guga/.vmware/config

Mas eu continuo com o problema e se eu tento forçar o formato de teclado para o pt104 o Ç até funciona, mas mesmo assim tem tecla que não funciona. O / por exemplo não funciona. Já tentei mapear o teclado e forçar a tecla / mas dai ela virou a tecla V. Tentei utilizar o XEV mas pelo jeito o HEXADECIMAL da tecla esta errado.

------

Meu arquivo keyboard esta da seguinte forma:

KEYTABLE="br-abnt2"

MODEL="abnt2"

LAYOUT="br"

KEYBOARDTYPE="pc"

Não precisei mexer nele, pois já esta do jeito que você havia citado para deixar.

O arquivo i18n esta agora com a linha SUPPORTED adicinada e ficou da seguinte forma:

LANG="en_US.UTF-8"

SUPPORTED="en_US.UTF-8:en_US:en:pt_BR.UTF-8:pt_BR:pt"

SYSFONT="latarcyrheb-sun16"

Esta certo?

------

Para eu conseguir utilizar a / e algumas outras teclas eu tive que configurar o teclado das VMs para Inglês (Estados Unidos) Teclado BR.

0 Kudos
LucianoCaciato
Contributor
Contributor

Você já tentou rodar o "system-config-keyboard"? É que as vezes fica setado na shell de forma correta, mas no ambiente gráfico não fica, tenta fazer isso.

Inclusive... Você testou em todos os ambientes, ou seja, digitando no ambiente gráfico, ou utilizando o ssh para a máquina de outra máquina que não seja a console o problema persiste?

At+

Luciano.

0 Kudos
Anonymous
Not applicable

Quando eu rodo o "system-config-keyboard" abre a janela para selecionar o teclado e o selecionado é o ABNT2 (Brazil). Esta correto. Com o sistema Fedora e demais aplicativos não tenho problema, todas as teclas estão funcionando corretamente. Agora quando estou dentro de qualquer VM, seja esta Linux ou Windows o teclado não funciona corretamente. Diversar teclas não funcionam. Aparentemente o Workstation esta carregando o layout jp106. O que estou fazendo com minhas VM's Windows é deixando o teclado configurado como Inglês internacional, dessa forma consigo pelo menos ter os caracteres / \ [] {} -+ que antes eu não conseguia fazer, apenas não consigo fazer acentuação. Mas isso esta me causando problemas, pois uma das VM's Windows que executo eu utilizo para o programa Install Shield com o qual eu trabalho montando instaldores e necessito em alguns casos de usar acentuação.

0 Kudos
LucianoCaciato
Contributor
Contributor

Você já verificou na matriz de compatibilidade do vmware, se este hardware está homologado?

Manda seu arquivo .vmx, para a gente dar uma olhada.

At+

Luciano.

0 Kudos
Anonymous
Not applicable

Meu, não sei se o hardware é homolagado, mas quando eu estava usando Windows 7 não tinha problema... Agora com o Fedora 14 é que começou o problema. Estou anexando o arquivos *.vmx à mensagem para você dar uma olhada. Escolhi 1 de minhas máquinas virtual. Esta que estou anexando é a mais importante.

0 Kudos
PauloEstrela
Contributor
Contributor

Oi, eu estava com o mesmo problema que você no Fedora 14, porém, com o vmplayer 3.1.3. Adicionei a seguinte linha no /etc/vmware/config:

xkeymap.usekeycodeMap = true

E o teclado passou a funcionar normalmente em VMs Windows.

0 Kudos