VMware Global Community
alanfa
Contributor
Contributor

Placa de rede fica caindo

Boa tarde pessoal,

entrei na empresa tem 1 mes, e nós temso aqui uma maquina com Linux Debian instalado e o VMware Infrastrcuture Web Access instalado, não conheço essa ferraenta mas o gerenciamento básico estou conseguindo fazer. Mas apareceu um problema, não sei se já estava antes mas eu percebi recentemente, a placa de rede das duas VMs para de responder durante alguns segundos e depois volta, somente as VMs o host físico não para.

Alguém tem ideia do que pode ser? O VMware Tools está instalado.

Desde já agradeço.

Reply
0 Kudos
11 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Bem Vindo,

Não sei qual versão de VMware você utiliza.

Mas uma coisa que pode ser verificada é qual é o tipo de placa de rede está configurada para a máquina virtual.

Você pode verificar utilizando o VI Client > Clica na VM > Edit Settings > Clica na Network Adapter e vai ter type

Outra coisa, é: Você verificou senão existe duplicidade de ip ou hostname na sua rede ?

Abcs

Message was edited by: MauroBonder

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
alanfa
Contributor
Contributor

Mauro obrigado,

como eu disse não conheço bem a tecnologia VMware (configurações avançadas, licenciamento, versões e produtos) creio que a versão que eu utilizo é o VMware Infraestructure Web Access 2.0.

Quanto ao conflito de IP já descartei isso, quanto o tipo de placa, veja o que tenho na imgem em anexo, quando vou nas configurações da VM as duas estão configuradas para usar a plca tipo Bridged, ou seja, vmnet0. Vou dar uma olhada no Link que você mandou e aprender sobre placas de rede no VMware.

Obrigado por estar e ajudando com isso.

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Um teste básico que pode ser feito, é a remoção do VMware tools e da placa de rede, dar um boot na VM, reinstalar o VMware Tools e re-adicionar a placa de rede, e observar o que acontece.

Aparentemente está ok seu print.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
alanfa
Contributor
Contributor

Mauro,

Posso até tentar isso mas quando notei o problema, vi que o VMware Tools não estava instalado, então instalei ele pensando que isso iria resolver o problema.

Você acha que mesmo assim devo tentar fazer esse teste? Ou devo tentar o suporte da VMware? eu li que na aquisição da Licença VMware Infraestructure (o que tenho) o suporte é obrigatório já estando incluso no valor d licença e nas versões ESX e ESXi você deve contratar o suporte a parte, isso é verdade?

Como faço para entrar em contato com o suporte deles? Será que tem atendimento em portugues?

Obrigado.

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Se o VMwareTools não está instalado, basta instalar e realizar uma transferencia como teste, muito provavelmente resolva seu problema.

Senao me engano voce tem 1 ano de suporte, precisa confirmar isso, depende da subscription. Mas voce pode ligar no 0800 da VMware e eles consegue validar qual tipo de suporte você tem de acordo com o email que esta cadastrado para gerenciar as licencas.

0800 891 4625 (Você será atendido em Português).

Por favor, se a resposta foi útil atribua os pontos.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
alanfa
Contributor
Contributor

Mauro,

A verdade o VMware tools não estava instalado quando o problema começou, então instalei pensando que iria resolver o problema, mas não resolveu.

Vou entrar em contato com o suporte da VMware para resolver isso, depois posto o a solução aqui.

Obrigado.

Reply
0 Kudos
GuilhermeStela
Enthusiast
Enthusiast

Convencionalmente quando ouvimos falar sobre problemas em placas de rede em uma determinada VM pensamos em bloqueio por meio de algum tipo de firewall, tanto client quanto server, ou a questão de drivers incorretos, que no caso das VMs, dependem do VMWare Tools.

De qual Sistema Operacional estamos falando?

Se for windows, cabe dar uma olhada no Gerenciador de dispositivos e ver quais drivers de rede estão instalados.

Como bem disse o Mauro, a reinstalação é bem vinda mas pode ser que alguma "sujeira" tenha permanecido oculta.

Para visualizar todos os drivers ocultos do Windows XP, por exemplo, basta seguir o procedimento:

Vá até o prompt de comando(cmd) e digite:

set devmgr_show_nonpresent_devices=1
devmgmt.msc

Após estes comandos, irá aparecer a janela do Gerenciador de Dispositivos.

Vá até a opção "View" ou "Exibir" e marque a opção "Show Hidden Devices" (Mostrar Dispositivos Ocultos).

Pronto, basta navegar nesta mesma janela e você poderá enxergar todos os drivers que estão ocultos.

Eu aconselho que você exclua todos os drivers de rede inclusive os ocultos e reinstale o VMware Tools a caráter de teste.

Abs.

Reply
0 Kudos
cfresqui
Enthusiast
Enthusiast

Alanfa,

o que vc percebe nessa 'queda' de rede? A maquina pára de responder por ping? Vc consegue ver um log de link down no /var/log/messages?

Pode dar mais detalhes da sua infraestrutura?

Eu ja vi casos de máquinas que param de responder na rede por falta de recursos do servidor físico (CPU READY muito alto) e ja vi tbem casos de VMs com adaptador vmxnet que simplesmente param..
A solucao normalmente é fazer upgrade no tipo de adaptador virtual e validar a saude do ESX como um todo.

Voce tem alguma outra maquina virtual rodando nessa maquina fisica e que esteja no mesmo portgroup?

Abraco

Cesar Fresqui VCAP-DCA Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema. Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
alanfa
Contributor
Contributor

Cesar e Guilherme,

O ambiente hoje está composto pelo Debion 6.0 como Host, e 2 maquinas Windows Server 2008 virtualizadas, não há perca de conectividade pelo Host, apenas pelas VMs. Quando a perda de conectividade as duas VMs perdem simultaneamente.

Uma coisa que percebi recentemente, quando vou nas especificações da Maquina no gerenciador do VMware, ele mostra um processador com 2 núcleos, mas nesse servidor tem um processador com 4 núcleos, sendo assim, pode ser realmente algum pico alto de CPU, ou algo do tipo.

Quando entrei na empresa essa solução já estava implantada por uma empresa terceirizada, o problema está nas mão deles agora, pois não fizeram o trabalho corretamente (ao que tudo indica) e é responsabilidade deles implantar a solução corretamente.

Alan F. Almeida

Pietra Uno Engenharia Ltda.

T.I

+55 (17) 3242-7999

Site: www.pietrauno.com.br<http://www.pietrauno.com.br/>;

ANTES DE IMPRIMIR

PENSE NO MEIO AMBIENTE.

De: Cesar Fresqui

Enviada em: terça-feira, 12 de junho de 2012 17:10

Para: alan.almeida@pietrauno.com.br

Assunto: New message: "Placa de rede fica caindo"

VMware Communities<http://communities.vmware.com/index.jspa>

Placa de rede fica caindo

reply from Cesar Fresqui<http://communities.vmware.com/people/cfresqui> in Sao Paulo, Brazil VMware User Group - View the full discussion<http://communities.vmware.com/message/2059662#2059662

Reply
0 Kudos
cfresqui
Enthusiast
Enthusiast

Umm...  se o host 'fisico' é Debian, entao o virtualizador deve  ser um VMware Server nao ?

O VMware Server foi descontinuado.. inclusive o suporte se encerrou no ano passado

http://www.vmware.com/products/server/overview.html

Eu recomendaria voce a nem fazer o trobleshoot desse ambiente e  sim reinstalar esse servidor com um VMware vSphere (veja se o hardware é compatível antes).. e ai sim vc teria um produto 'high-end' para virtualizar.

Veja com a consultoria essa possibilidade ao invés de ficar quebrando a cabeça com um produto que já está descontinuado.

Abraco

Cesar Fresqui VCAP-DCA Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema. Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
alanfa
Contributor
Contributor

Obrigado pela informação Cesar,

Creio que seja o VMware Server mesmo, não conheço bem as tecnologias VMware, trabalhei mais com o Hyper-V.

Vou ver com a consultoria que implantou essa solução. Obrigado.

Alan F. Almeida

Pietra Uno Engenharia Ltda.

T.I

+55 (17) 3242-7999

Site: www.pietrauno.com.br<http://www.pietrauno.com.br/>;

ANTES DE IMPRIMIR

PENSE NO MEIO AMBIENTE.

De: Cesar Fresqui

Enviada em: quarta-feira, 13 de junho de 2012 10:07

Para: alan.almeida@pietrauno.com.br

Assunto: New message: "Placa de rede fica caindo"

VMware Communities<http://communities.vmware.com/index.jspa>

Placa de rede fica caindo

reply from Cesar Fresqui<http://communities.vmware.com/people/cfresqui> in Sao Paulo, Brazil VMware User Group - View the full discussion<http://communities.vmware.com/message/2060121#2060121

Reply
0 Kudos