VMware Global Community
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Particionamento

Pessoal, ja abri um outro tópico onde descobri no esxi eu posso ter apenas datastore de 2Tb, ok.

Agora minha pergunta, como essa é uma limitação seria melhor eu criar minhas máquinas virtuais com tamanho de disco um pouco mais que necessário para caso no futuro eu precise de mais espaço seja possivel expandir?

Por exemplo, se eu fosse fazer agora criaria 4 máquinas virtuais com 450GB de disco cada, porém, pode ser vá demorar muito para usar todo o espaço e vai que no meio do caminho eu precise subir mais uma vm eu não vou ter espaço em disco.

Logo, eu poderia configurar essas 4 vms com 100GB de disco cada, sobrando assim no meu datastore aproximadamente 1.6TB.

Pergunta, depois é possivel facilmente aumentar o espaço em disco de uma determinada vm tendo espaço livre na datastore?

Obrigado

Reply
0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
NassimJD
Contributor
Contributor
Jump to solution

Olá Deigo

Na hora de instalar a VM use thin provisioning como opção de disco, vê a imagem

thinprovisioning.png

Isso faz o seu disco "crescer" dynamicamente com o crescimento dos dados.

Respondendo a sua segunda pergunta, sim voce pode adicionar outros discos no futuro. E dai voce pode fazer o gerenciamento do SO. Por exemplo voce pode fazer uma extensão, caso de windows server, dos dados ao outro disco.

Abraço, Nassim

View solution in original post

Reply
0 Kudos
6 Replies
NassimJD
Contributor
Contributor
Jump to solution

Olá Deigo

Na hora de instalar a VM use thin provisioning como opção de disco, vê a imagem

thinprovisioning.png

Isso faz o seu disco "crescer" dynamicamente com o crescimento dos dados.

Respondendo a sua segunda pergunta, sim voce pode adicionar outros discos no futuro. E dai voce pode fazer o gerenciamento do SO. Por exemplo voce pode fazer uma extensão, caso de windows server, dos dados ao outro disco.

Abraço, Nassim

Reply
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Obrigado Nassin,

Se eu não marcar essa opção ele vai ja vai alocar todo o espaço certo?

O que é mais perfomatico? Usar o Thin ou ja alocar todo o espaço necessário?

Reply
0 Kudos
NassimJD
Contributor
Contributor
Jump to solution

Diego

o pior de ocupar os espço inteiro é o que não achei uma maneira de mudar de thick(alocar udo) para thin(alocar dinamicamente).

Até o momento não percebi uma diferença na performaçe.

Abraço, Nassim

Reply
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Blz, Muito obrigado

Reply
0 Kudos
wallysson
Contributor
Contributor
Jump to solution

Prezados

Bom dia

Estou com o seguinte cenario, se algum puder me ajudar  eu tenho uma VMExsi instalada com 1.8TB

ai fui criar uma Maquina SOWindowsServer e coloquei uma partição com 100 GB.

so que eu nao marquei essa opção de criar o disco dynamicamente.. e agora estou com um grave problema eu num sei o que foi mais antes de eu criar essa maquina eu tinha 1.2 TB de HD LIVRE depois que criei essa maquina agora eu tenho somente 10 GB e tipo quando eu vou na configuração da Maquina Virtual la aparece somente a partição de 100 GB que adicionei.

como resolver isso sem ter que excluir a maquina.

abras aguardo

Reply
0 Kudos
wallysson
Contributor
Contributor
Jump to solution

Prezados

Bom dia

Estou com o seguinte cenario, se algum puder me ajudar  eu tenho uma VMExsi instalada com 1.8TB

ai fui criar uma Maquina SOWindowsServer e coloquei uma partição com 100 GB.

so que eu nao marquei essa opção de criar o disco dynamicamente.. e agora estou com um grave problema eu num sei o que foi mais antes de eu criar essa maquina eu tinha 1.2 TB de HD LIVRE depois que criei essa maquina agora eu tenho somente 10 GB e tipo quando eu vou na configuração da Maquina Virtual la aparece somente a partição de 100 GB que adicionei.

como resolver isso sem ter que excluir a maquina.

abras aguardo

Reply
0 Kudos