brunodisk
Contributor
Contributor

Nobreak SMS, desligar Vmware ESXi.

Bom dia. HOje eu tenho um servidor Dell R410 e um R610, um com ESXi 4.1 e outro com Exsi 5.0, ambos ligados cadum em um Nobreak SMS 2.200 VA, eles veem com cabo USB, para ligar em servidores Windows para poder ter o controle inteligente sobre o mesmo.

A pergunta é? Esses nobreabks podem ser conectados diretamete ao hosts do vmware para ter esse controle? Preciso que quando chegue a um certo nível de energia, que desligue as máquinas virtuais de forma adequada e depois desligar o Host.

0 Kudos
4 Replies
dcanojau
Contributor
Contributor

Bruno, entendi oque vc gostaria de fazer, porem acredito que nao tenha como por dois motivos:

Seria necessario a instalação do software do nobreak o ESXi e se tratando de SMS nao deve dar suporte a esta plataforma.

Conseguindo instalar o software do nobreak no ESXi ai vem outro problema, nao tem como o ESXi enviar um comando automaticamente para as VMs desligar antes dele entrar em shutdown.

Voce possui o Vcenter gerenciando sua estrutura? Esses hosts fazem parte de um cluster dentro do Vsphere?

Se sim, vc poderia pensar em uma outra solução para este caso. Como por exemplo, utilizando um nobreak com maior autonimia em um dos ESXi e configurar o HA no cluster, com isso caso venha cair um host as VMs são reiniciadas no outro com maior autonomia de bateria.

Isso seria uma ação de contorno apenas, mas se realmente ocorre muita falata de energia no seu ambiente, seria interessante pensar em outras formas de manter a energia para a sua infraestrutura.

Abs.

Daniel Cano

0 Kudos
ArmandoRoque1
Contributor
Contributor

Olá Bruno,

A estrutura que fiz o desligamento "automático" é muito diferente da sua.

Existe um nobreak que mantem 3 hosts, sendo 1 deles o ESXi 5, um XP e PFsense.

O software que utilizei foi o UPSd no XP e o nobreak é um APC, um script em Python que ficava lendo, a cada 1 min, os registros do UPSd e qq alteração enviava ao email específico. E o outro monitoramento era da carga do nobreak, caso chegasse aos 10% (não lembro exatamente o valor) ele realizava o desligamento via SSH (com chaves de acesso) dos hosts.

Atende a necessidade da empresa, visto que já perderam dados com as quedas de energia.

No seu caso, eu faria o projeto da seguinte forma: no ESXi 5 (devido a melhoria do controle USB) instalava um Linux e um software que consiga ler a USB do nobreak conectado que ficaria monitorando um ou os dois nobreaks e o restante ficaria identico ao que comentei acima. O Linux é muito melhor no controle da USB facilitando seu trabalho.

Sucesso pra vc!

Armando Roque Ferreira Pinto
0 Kudos
brunodisk
Contributor
Contributor

Bom dia brother.

Vc teria esse script para monitorar a carga e disparar conxões e comando de desligamento?

0 Kudos
ArmandoRoque1
Contributor
Contributor

Segue script em Python

http://pastebin.com/Vu5CWPZf

Armando Roque Ferreira Pinto
0 Kudos