VMware Global Community
brunodisk
Contributor
Contributor

Nobreak SMS, desligar Vmware ESXi.

Boa tarde. Hoje eu tenho um servidor  Dell R410 e um R610, um com ESXi 4.1 e outro com Exsi 5.0, ambos  ligados cadum em um Nobreak SMS 2.200 VA, eles veem com cabo USB, para  ligar em servidores Windows para poder ter o controle inteligente sobre o  mesmo.

A  pergunta é? Esses nobreabks podem ser conectados diretamete ao hosts do  vmware para ter esse controle? Preciso que quando chegue a um certo  nível de energia, que desligue as máquinas virtuais de forma adequada e  depois desligar o Host.

Reply
0 Kudos
5 Replies
paulovianna
Contributor
Contributor

Sim, temos isso na empresa e funciona direitinho, só terá que ter um bat mandando desligar o host esxi por ssh. O host por sua vez deverá estar programado para fazer o guest shutdown das vm's.

Reply
0 Kudos
brunodisk
Contributor
Contributor

Então seria dessa forma, vc tem esse bat em uma vm, com windows ou linux, por exmplo, ela conectada a usb da nobreak, monitorando a carga de energia, ela chegando em certo nível dispara um comando ssh para hos do vmware esxi desligado as outras vms? Eu pensei nisso, mais não emplimentei hehe.

Reply
0 Kudos
paulovianna
Contributor
Contributor

Exatamente amigo. o próprio no-break dispara o bat em uma vm.

Segue exemplo do bat:

😧
cd\
cd Programs\VMware\VMware vSphere CLI\bin
vicfg-hostops.pl --server 10.1.1.5 --username root --password ***** --operation shutdown --force

Obs.: Importante lembrar que as vm's devem estar com o guest shutdown ativados para não serem derrubadas na força.

Reply
0 Kudos
IgorNM
Enthusiast
Enthusiast

Existe uma maneira de fazer isto sem precisar passar senha?

E sobre 'suspender' a VM? É uma boa opção? Tenho usado a "pausa" no lugar do desligamento p/ diminuir o tempo de startup do ambiente...

Reply
0 Kudos
ThyTe
Enthusiast
Enthusiast

Caso queira, pode usar o pLink para fazer isso via SSH

Reply
0 Kudos