VMware Global Community
fpsantos
Contributor
Contributor

Multipath ESXi 4.1 x Storage IBM DS3500

Olá Pessoal,

Estou com problema em meu ambiente de produção

Ambiente

Servidor:

02 IBM Systemx 3650 M3

Storage

01 IBM Storage DS3512 SAS

02 Controladoras

IBM Storage Manager DS 10;70;G5.31

Vmware Sphere 4.1 Build 348481

Faz 10 dias que a Storage esta apresentado alerta, tudod devidos a LUN Criadas e aprestadas para Host ESX1 4.1 não estão trabalhando com Contoller Preferencial.

Já verifiquei se alguns dos caminhos dos Multipath estão com Status: Dead para os 2 Host ESXi, mais esta tudo Ok, Ative e Standyby.

Já realizei mundança de configurações do Multipath para Round Robin Used e MRU e nada!!

OBS: tenho outro 02 servidores conectado na mesma storage e mesmo Array e as LUNs estão trabalhando com contraladora preferenciais corretas.

grato;

Tags (2)
0 Kudos
14 Replies
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

O seu storage possui 2 controladoras. Cada LUN é atribuída como preferencial para uma ou outra controladora.

Não sei os detalhes da sua arquitetura de SAN, mas me parece que: você tem 4 conexões ao storage, 2 para cada controladora.

A controladora preferencial para esta LUN está com os 2 paths DEAD, com isso a LUN estão sendo acessada pelos 2 caminhos da controlador não-preferncial. Por isso a sua mensagem de erro...

fpsantos
Contributor
Contributor

O seu storage possui 2 controladoras (SIM). Cada LUN é atribuída como preferencial para uma ou outra controladora. (SIM)

Não sei os detalhes da sua arquitetura de SAN, mas me parece que: você tem 4 conexões ao storage, 2 para cada controladora.(SIM)

A controladora preferencial para esta LUN está com os 2 paths DEAD, com isso a LUN estão sendo acessada pelos 2 caminhos da controlador não-preferncial. Por isso a sua mensagem de erro... (NÃO)

RafaNovo você pode observar os 2 caminhos estão Aticve

Manager Paths Host ESX1.png

E fora 02 host ESXi tenho 02 Server Oracle não virtualizados conectado na mesma arquitetura SAN (mesmo Array e conectados nas 2 controladoras) que não me apresenta funcionamento fora da controladora preferencial.
Grato pela Atenção.
0 Kudos
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Uma coisa que eu não entendi das suas respostas: o ESX tem 4 ou 2 paths para o storage?

Se tem 4, pq só está mostrando 2?  E esses 2 são para a controladora preferencial ou não? Se tiver um diagrama de conexão ajudaria muito

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Rafa,

Esse tipo de configuração você sempre irá encontrar a informação junto ao fabricante do storage que vai te recomendar baseado em como o storage trabalha.

Verifique se há essa informação no documento http://my.safaribooksonline.com/book/-/0738435414/vmware-esx-server-and-ds3500-storage-configuration...=

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Mauro,

Quem está com o problema não sou eu, é o fpsantos. Eu só estou tentando entender o ambiente dele para poder ajudar...

fpsantos
Contributor
Contributor

Storage.jpg

02: Host ESXi

02: Host Oracle Database

Cada Servidor tem 02 Placa HBA interligando o Host as 02 Controladoras,

Pode visualizar que tenho 02 Servidores Fisicos (Oracle Database)  esta conectados a mesma storage e Todas as  todas LUN's estão trabalhando na controladora Preferencial, Somente as LUN's que são acessadas pelas Host ESXi, não trabalham corretamente.

Storage Manager IBM;

Storage Manager.jpg

Grato.

0 Kudos
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Essa questão de acesso pela controladora preferencial é por LUN e HOST, então pode ser que outros hosts estejam Ok, mas este não.

A Controladora A é a preferencial, mas por algum motivo um dos servidores perdeu o acesso a controladora A e com isso passou a acessar a LUN pela controladora B. Como você está usnado MRU (RR seria igual), ele manteve o acesso pelo controladora B e vai ser assim, até que este caminho falhe ou que seja comandado para voltar a contrladora principal. Você pode usar o modo FIXED para fazer o IO voltar ao path original e depois voltar para MRU. Ou falhar o caminho atual para forçar uma mudança para o outro path.

0 Kudos
fpsantos
Contributor
Contributor

RafaNova

Ao realizar a mudança de Policy do Manager Path de acesso ao LUN de MRU para FIXED, os 02 host começaram apresentar eventos como apresenta na imagem, e tive voltar para MRU devido lentidão do ambiente.

aLert.png

RafaNova, talvez seja uma pergunta meia estranha, mais não há possibilidade disso ocorrer devido alguns dos host esta rodando Ex;VM01 e VM02, onde ambas VM estão Datastore diferentes?

Pois Host's estão rodando VM's  localizadas em em Datastore diferente mesmo sendo da mesma Storage.

Grato;

0 Kudos
RafaNovo
Enthusiast
Enthusiast

Oi Fabiano,

Não há problema um host rodar VMs em datastores diferentes.

Quando você trocou para FIXED, você selecionou o path da contrladora principal?

0 Kudos
fpsantos
Contributor
Contributor

Olá RafaNova,

Selecionei sim, até o alerta parou de apresentar na DS Storage, mais como tinha descrito, iniciou uma grande lentidão no Ambiente e tive voltar como estava.

grato

0 Kudos
rafaelinsc
Enthusiast
Enthusiast

Já resolveu o problema? Já tentou dar um redistribute das LUNs pelo storage manager? Qual o resultado? Acontece o mesmo erro de prefered path?

0 Kudos
fpsantos
Contributor
Contributor

Boa Tarde,

Ainda não resolvi o problema, já realizei a redistribuição da LUNS storage manager, mais volta em menos de 5 minutos.

Storage manager

DS.jpg

path1.jpg

Os Paths que estão em standby que deveriam estar Ative e vice versa.

path2.jpg

OBS: todas LUN que nao sao apresentadas para Host ESXi trabalham com controladora correta.

grato

0 Kudos
rafaelinsc
Enthusiast
Enthusiast

fpsantos,

Pelo que percebi você tem 4 Luns mapeadas por essas HBAs e elas são cabos SAS, provavelmente todas do mesmo storage e estranhamente 1 das 4 LUNS tem 2 paths ativos e todas as outras funcionam no formato active/standby. Essa Lun com ID 31 ocorre problema de prefered path nela tambem? Ela pertence ao mesmo storage das outras 3?

0 Kudos
fpsantos
Contributor
Contributor

rafaelinsc,

Essa Lun não consta no Alerta do DS mananger: Logical Drive Not On Preferred Path, somente  as outras 03 Lun's que são repositorios de VM's!!! E esta Lun 31 pertence a mesmo Arrary e Storage.

grato pela atenção

0 Kudos