VMware Global Community
A_Sena
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Migração v2v

Olá pessoal,

Queria que dessem opiniões sobre uma encrenca que vou enfrentar em breve:

Vou ter que migrar um servidor FS com quase 2 TB de dados de um host pra outro host novo. (ambientes diferentes)

Sabemos que dá pra migrar online, mas acham aconselhável fazer isso durante o horário expediente? (temo que os arquivos alterados durante a migração não sejam bem atualizados)

Sei que vai depender muito do ambiente, mas dá pra arriscar quanto tempo um processo desse levaria?

Abraços,

Sena.

0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Em component da um show detail, lá tem descrito o converter.

Se quiser tentar através desse KB tenta, mas precisa mesmo de usuário e senha com permissão, ou seja com alguma licenca do produto amarrada ao seu email de login.

Se nao estiver conseguindo me passa seu email por Private q eu te mando o arquivo, mas só hoje a noite.

abcs

Por favor atribua os pontos

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado

View solution in original post

0 Kudos
11 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Boa Noite,

2TB de dados ainda mais se tratando de File Server, so posso te recomenda as seguintes coisas:

1 - Faça final de semana, você tem praticamente 48 horas contando a partir de sexta a noite para migrar

2 - Migre com ela desligada, por dois motivos, o primeiro é que dessa maneira você nao terá diferença de informacao pq nao tera acesso durante a migracao, e outra é que vai mais rapido, pois nao tera concorrencia de acesso a disco no momento da migracao.

3 - Tem exatamente 2TB de dados, utilizados ? Senao leva apenas o utilizado + 10% e depois você aumenta o disco na mao com diskpart ou algum utilitario to tipo, dependenndo de quanto esta utilizando, vale a pena pq ai voce ganha tempo.

4- nem pense em fazer a quente e muito menos em horario que ele é utilizado, vai perde tempo....

Dica: Instalar o Converter standalone no virtual center, dessa maneira o processo passa a ser executado pelo vcenter, e não depende de desktop nenhum com o converter instalado. (se for utilizar o converter)

No mais é isso ai.

Boa Sorte

Abcs

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
A_Sena
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Salve Mauro,

Valeu pela resposta, acho que vai ser por aí mesmo o trabalho.

Me diz uma coisa, pra fazer o cold clone é preciso baixar uma imagem e queimar o cd né?

Você por acaso teria o link da imagem ou mesmo de um tuto pra auxiliar?

Alguém mais teve alguma experiência?

Abraço,

Sena.

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Senão me engano você consegue apontar o .VMX (com a VM desligada) com o converter standalone, por essa razao voce nao precisa do coldclone. mas de qualquer forma segue a versao cold para download.

http://downloads.vmware.com/d/details/vc40u3/ZHcqYnR3ZWpiZEBlZA==#products

VMware vCenter Converter BootCD
File size: 98.8 MB
File type: zip
Version: 4.1.1
MD5SUM: 3df94eb0e93de76b0389132ada2a3799
SHA1SUM: 5d7c04e4f9f8ae25adc8de5963fefd8a4c92464c

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
A_Sena
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Opa,

Cara, o link que você mandou não tem o BootCD, veja:

vm.JPG

0 Kudos
A_Sena
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Na verdade acho que entendi, tem que baixar tudo, dai ele vem "junto" do pacote?

Valeu!

0 Kudos
A_Sena
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

me ferrei:


VMware vCenter Server 4 Update 3 and modules

Sorry, at the moment you are not authorized to download VMware vCenter Server 4 Update 3 and modules. You have the following options:
  • If you have a valid serial number of VMware vCenter Server 4 Update 3 and modules and you have not registered it, please register it here, so you can get download access.

  • If you want to get more information about VMware vCenter Server 4 Update 3 and modules, please contact the VMware Sales department per emailor telephone 1-877-4-VMWARE.
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Em component da um show detail, lá tem descrito o converter.

Se quiser tentar através desse KB tenta, mas precisa mesmo de usuário e senha com permissão, ou seja com alguma licenca do produto amarrada ao seu email de login.

Se nao estiver conseguindo me passa seu email por Private q eu te mando o arquivo, mas só hoje a noite.

abcs

Por favor atribua os pontos

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
A_Sena
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Mauro, eu tinha visto mesmo o show detail, tá lá.

Vou te passar meu e-mail então, agradeço muito!

Abraço e valeu pela ajuda.

Meu carnaval vai ser migrando VMs, me ferrei! rsrs

0 Kudos
cfresqui
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Olá Sena, pelo que vc falou ai, imagino que os ESX sejam stand alone.. sem vcenter? Certo? Os discos estão num storage?

Da pra fazer isso de várias formas.. Se tiver Vcenter e as vm's estiverem no mesmo cluster, da pra fazer SVmotion.. mas parece que não é o caso.

Pra adiantar seu processo, rode um robocopy da maquina origem - destino durante o periodo de menor uso e depois rode um robocopy diferencial pra consolidar os arquivos.

Boa sorte! Abraco

Cesar Fresqui VCAP-DCA Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema. Thank you/Obrigado
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Apenas para te instruir melhor:
Melhor cenário para vocÊ:

1.Fazer download do converter standalone 5.0
2. Desligar a Máquina virtual que deseja migrar
3. Executar o Converter
4. Select Source type = VMware Infrastructure virtual machine
5. Coloque o IP do Host VMware onde a máquina virtual deseja está.

Depois disso ele te pedirá os dados da orgiem (Host VMware), faça o resize de disco necessário e boa.
É a melhor coisa que tem a fazer, com a máquina desligada, não tem problema de diferença de informação dentro do Sistema Operacional, e não concorre o acesso a disco da VM com o converter.

Meu conselho é esse.

Não utilizaria robocopy, cold clone, nem faria a quente, se você tem uma janela programada para executar isso, é a maneira mais segura usando converter standalone e com ela desligada, nesse seu caso.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
A_Sena
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Hoje mesmo eu fiz duas máquinas dessa forma que você acabou de citar.

A máquina desse post pretendo fazer no feriado do carnaval, quando fizer dou um retorno aqui pra compartilhar a experiência.

Valeu!

0 Kudos