VMware Global Community
howit
Contributor
Contributor

Meu Projeto com vmware esxi 4.1u1. Dicas?

Olá pessoal, sou novo por aqui, mas já trabalho com virtualização há algum tempo, só que com XenServer.

Minha primeira experiencia com virtualização foi no servidor do escritório, e na ocasião utilizava fake raid, que não é compatível com esxi. Por esse motivo fui direto pro Xen, e por costume, acabei nem usando vmware.


Projeto 1:


O primeiro projeto que estou desenvolvendo em vmware é o seguinte:

3 servidores.

2 servidores identicos (o segundo ainda não chegou)


DELL R610

2x Quad Core Xeon E5506

32GB Ram

4x 300GB SAS 10K

4x 1Gb NICs


----


O diferente é uma R200 com 2 discos sata de 250gb. (Atualmente firewall e ips linux).


---


O licenciamento seria o Essentials Plus Kit.

---


O conceito é desamarrar as VMs ao host, podendo utilizar vmotion e tendo uma opcao numero 2 em caso de fail, e podendo mover as vms pra fazer upgrade no outro server, e por aí vai...

A solução é: transformar o array interno em iSCSI (virtual san).

A melhor solução que me veio a cabeça até agora foi a seguinte:


R610

- Instalação do ESXI a partir de um pendrive de 8gb.

- Não decidi quanto aos virtual disks da controladora, pois a PERC6i não suporta multiplos discos virtuais em RAID50, e eu tinha planos de expandir para raid50 mais tarde. Por enquanto estou com 1 VD com o volume total em raid5.


Solução de Armazenamento: StorMagic SVSAN. Já testei todos os produtos similares do mercado, e acabei optando por este. Ele se utiliza da capacidade total da virtualização vmware, com os drivers vmtools, e é gerenciado diretamente pelo vcenter, além de ser free neste momento inicial, o que é importante já que o budget da empresa já está no limite, depois só paga pelo replication, se for o caso.


Configuração de Rede:


vSwitch0

eth0 - plugada no switch gigabit

eth1 - plugada no switch frontend (internet, 100mbps)

vmknic1 - exclusiva no eth0

vmknic2 - exclusiva no eth0 com vlan diferente (tráfego interno, dados, db, etc.)

vmnetwork 1 - ligada a vmknic1

vmnetwork 2 - ligada a vmknic 2

vmnetwork 3 - ligada a eth1 - destinada exclusivamente ao firewall, que vai fazer bridging entre os switchs para disponibilizar internet as vms, sem fazer uso de NAT, o que é um requisito.

*terei uma vm de firewall em cluster com o host dedicado a firewall.

----


vSwitch1 - MTU = 9000

eth2 - plugada no switch gigabit

eth3 - plugada no switch gigabit

vmknic1 - ligada a vmknic1

vmknic2 - ligada a vmknic2

vmnetwork1 - vmknic1 (iscsi target 1)

vmnetwork2 - vmknic2 (iscsi target 2)

lembrando que tudo aqui está em jumbo frames.


----

*As redes estao todas atreladas diretamente as devidas NICs, por 2 motivos. 1. Evita looping em caso de fail de uma, se ele liga eth1 com eth1 para as duas redes o firewall fecha looping no switch de internet...

2. iscsi nao gosta de compartilhar nic desse jeito.. o multipath já dá conta do recado.


----


No momento estou brigando com as configurações do SVSAN, pois quero evitar ao máximo usar VMFS sobre VMFS (o que consiste em criar um disco virtual e attachear ele na vm de SAN.


No manual deles diz que é possível fazer "Raid RDM", o que consiste em um "semi direct path" o que seria perfeito, pois deixa a vm ter controle sobre o array, e ao mesmo tempo deixa o vmware lê-lo... Pensei em fazer direct path também, mas aí perdendo o acesso a controladora, eu nao teria onde instalar o vcenter, e nem o svsan, que devem estar fora da estrutura de storage virtual.


Também não queria apelar pro RDM, pois é uma função unsupported, e tenho medo de "eliminarem" por completo essa opção em updates futuros.


----


Com o servidor numero 2 configurado identicamente, eu configuraria um para fazer backup no outro... e depois posso fazer um updgrade para "cluster mode"


---

Os servidores estão em datacenter e não está disponível a opção de um storage físico, o que me levou a improvisar. Utilizo solução muito semelhante a essa no xenserver, exceto que só tenho um servidor hoje, e o backup é feito num NFS que está no escritório fora do datacenter.


---


basicamente as aplicações que vão rodar nessa estrutura são servidores linux web, e mysql, e alguns windows.


==========================

PROJETO 2

ESXI FREE.


O projeto 2 é algo mais delicado que o projeto 1, pois envolve empresa terceira e dependemos do aproval deles.


Como funciona atualmente: Uma instância da aplicação por servidor fisico.

Configuração:

2x QuadCore Xeon (muita folga, rodaria até 3 aplicações)

4gb ram

3x 146gb sas 15k (só precisaria de 73gb, mas nao tem pra vender menor na dell)

NÃO USAM RAID, tem um servidor separado para replicação e outro pra backup, nos quais nao pretendo mexer.

===

Como pretendo que fique


Configuração:

2x QuadCore Xeon

8GB ram

6x 146 sas15k

VMWARE :smileygrin:


só tem um detalhe: eles não querem que o trafego de disco de um interfira no outro... não sei o que se passa na cabeça deles, mas.. whatever.

Só não sei como monto essa opção... Eles não querem utilizar as funcoes do vmware, querem que se comporte como uma maquina fisica, inclusive em desempenho, não há problema em ser "amarrado" ao host, até porque eles querem assim por motivo de segurança desses dados.


- Primeira idéia. 1 volume Raid10 (melhor do que sem nada, não?) divididos em 6 discos virtuais... e pelo ganho de desempenho do raid10, seria melhor do que deixar sem nada (Desconsiderando a segurança, que já é feita por eles de outras formas).

Mas foi fail, pq a PERC6i só faz 1 virtual disk em RAID10.


- Segunda idéia. 1 volume Raid5, e mesma coisa que a ideia acima.


- Terceira idéia. 2 volumes Raid5. 3 discos virtuais pra cada


- Quarta idéia. 6 discos sem raid (seria igual ao que está hoje, mas me preocupa a perda de desempenho que o vmware tem em relação ao fisico, e eles reclamarem disso)


=====


Na parte da configuração do host, onde estou quebrando a cabeça.

Primeira idéia: RDM dos 3 discos pra cada maquina, FAIL, RDM não dá boot, não sei pq, teria que colocar como disco 2 e 3.

Segunda idéia: RDM nos 2 discos secundários, onde realmente ficam hospedadas as aplicações, mas tem o lance do unsupport...

Terceira idéia: Datastore VMFS, entra a perda de desempenho. E só pode um datastore por disco virtual, sendo que eles pediram pra separar as coisas..

Quarte idéia: DIRECT PATH, seria PERFEITÍSSIMA, caso pudesse alocar a controladora para as DUAS vms, e subiria o host no pendrive.

Por enquanto é isso que eu tenho em relação a esse projeto, e precisava decidir em breve.

====

Considerações sobre o fórum: Achei meio fraco, pois é dificil de encontrar, e nao segue os padrões de um forum comum... Existe alguma comunidade brasileira utilizada por voces?

Espero ter sido claro, e peço desculpas antecipadas por possíveis erros de gramática, pontuação, etc. Trabalhar noites acordado não é moleza... rs.

Espero também aprender muito, e compartilhar meus conhecimentos, que ainda são minúsculos, com vocês.

Grande abraço.

Felipe de Campos

Santos - SP


Reply
0 Kudos
9 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Bem Vindo Howit,

Cara, sua missão é complicada hein. Mas o que posso começando a te passar é que, preferencialmente utilize a versão licenciada, pois com isso você terá todas features, como VMotion, HA (Cluster de alta disponibilidade), Storage VMotion e etc.... Porém para que todas as funcioalidades seja de fato utilizadas, você precisa ter um Storage Compartilhado.

Eu vi que você gostaria de utilizar um servidor com 8GB de RAM, ai te pergunto quantas máquinas virtuais irão ser executadas em cima desses Servidor com 8 GB ?

Vi também que você não quer utilizar RDM (Raw Device), primeiro, você precisa analisar se realmente precisa de RDM,  acredito que o RDM não irá morrer tão cedo, mas segue uma documentação comparando a performance entre VMFS e RDM http://www.vmware.com/files/pdf/vmfs_rdm_perf.pdf

Outra dica, na sua solução nro.1 você teria 2 servidores identicos, e 1 diferente, se por um acaso ele forem fazer parte do mesmo cluster, fique atento em habilitar o EVC, senão terás supresas http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=100321...

Enfim, e não esqueça de validar se todo seu Hardware é compatível com a versão de VMware que quer instalar - http://www.vmware.com/go/hcl

Boa Sorte e um abraço.

Mauro (De santos também...rsrs)

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
howit
Contributor
Contributor

Minha missão é complicada, mas ao mesmo tempo não é tanto, tudo gira em torno de um ponto chave, o desempenho.

Não quero usar a versão licenciada no projeto 2, pois os parceiros não querem usar HA, Vmotion e nenhuma frescura que o vmware oferece. Eles querem "2 maquinas fisicas" em cima de uma, comprometendo o minimo de desempenho possivel, sacou?

A original (com 4gb e 3 discos) roda um windows 2003, e no projeto, seriam apenas duas VMs, cada uma com 4gb de ram, e 3 discos, cada, ou seja:

Cenário original:

Máquina Fisica (Original

2x Dual Quad Xeon E5506

4GB RAM

3x 146gb SAS 15K
4 NICS (só usa 2)
VMWARE
VM1VM2
Quad Core vCPUQuad Core vCPU
4GB Ram4GB Ram
3x 146(ou 73)gb SAS 15K (em array ou não)3x 146(ou 73)gb SAS 15K (em array ou não)
2 nics (eth0 e eth1)2nics (eth2 e eth3)

Como pode ver é um servidor só com o dobro de recursos, com excessão do processador que nem é utilizado.

"Vi  também que você não quer utilizar RDM (Raw Device), primeiro, você  precisa analisar se realmente precisa de RDM,  acredito que o RDM não  irá morrer tão cedo, mas segue uma documentação comparando a performance  entre VMFS e RDM http://www.vmware.com/files/pdf/vmfs_rdm_perf.pdf"

Acabei de ler... na verdade já tinha lido esse teste, e não lembrava... Inclusive esqueci de mencionar que eu reproduzi esse testes, com resultados similates, mas o desempenho do RDM physical foi melhor em todos os testes, só não ganhou do controller direct path. Algo me deixou curioso em relação a esse documento:

"Both VMFS and RDM allow you to migrate a virtual machine
using VMotion"

Como é possível usar vMotion junto com RDM? Não entendi a lógica.


"Outra  dica, na sua solução nro.1 você teria 2 servidores identicos, e 1  diferente, se por um acaso ele forem fazer parte do mesmo cluster, fique  atento em habilitar o EVC, senão terás supresas http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=100321...

Vc entendeu errado. São 3 servidores, mas o único diferente não fará parte do mesmo pool de servidores, será apenas um firewall dedicado, com uma VM dentro da estrutura de cluster (os 2 identicos), para replicar o firewall, em caso de falha do mesmo, pq ai tudo pararia sem ele, em virtude do bridge.

De resto, já está tudo validado em relacão a compatibilidade.. foi instalado até a versão "DELL" no servidor, que já vem com os drivers necessários, e etc..

====

OFFTOPIC: não sabia que tinha gente que manjava disso em santos, rs... vc trabalha com isso? ta empregado?

te mandei uma PM.

Reply
0 Kudos
sauloq
Enthusiast
Enthusiast

Bom dia,

Bom faço das palavras do Mauro as minhas.

Única observação que teria a acrescentar seria o possível uso do Storage I/O control nos datastores, dessa forma poderia limitar os IOPS de cada VM, eliminando assim o problema de uma VM utilizar recursos de outra.

Outro detalhe importante é a escolha do RAID.

Vi que deseja acima de tudo desempenho, no seu lugar de cara já descartaria RAID 5/50, Restando Apenas 0 e 10. Bom não vou ensinar o padre rezar a missa, mas como sabe esses tem a melhor performance, lógico um com maior custo discos e outro sem segurança.

Cabe a ti ver a criticidade do projeto. Recomendo o RAID 10 sempre que necessite de performance.

Att,

Saulo Quinteiro Dos Santos

Analista de Sistemas

MPS Informática Curitiba

Bacharel em Ciência da Computação - UFPR

msn: sauloquinteiro@gmail.com<mailto:sauloquinteiro@gmail.com>

cel: 41-9927-5236

2011/5/9 howit <communities-emailer@vmware.com<mailto:communities-emailer@vmware.com>>

VMware Communities<http://communities.vmware.com/index.jspa>

Meu Projeto com vmware esxi 4.1u1. Dicas?

reply from howit<http://communities.vmware.com/people/howit> in Brazil VMware User Group - View the full discussion<http://communities.vmware.com/message/1750883#1750883

howit
Contributor
Contributor

Não havia pensado nisso, então comparando os seguintes 2 cenários, desconsiderando a segurança dos dados, já que eles tem solução propria para isso.

Cenário 1.

6 Discos sem raid algum, apresento 3 para cada VM, e pronto.

Cenário 2

6 Discos em RAID10, crio um DataStore só, e apresento 3 discos virtuais para cada VM, utilizando o I/O control.

Qual dos dois desempenharia melhor, mesmo limitando o I/O, ou daria na mesma?

Setando 50% de quotas para cada VM resolveria? ou deveria ativar aquela nova opção de Storage I/O Control mesmo? Quantos ms seria adequado para esse cenário, onde eu quero dividir igualmente os recursos para os 2 sevidores.

valeu, abraço.

edit:

Lembrei de uma dúvida que tenho...

Meu vCenter Server está instalado em uma VM dentro da própria estrutura. ele só faz management, ou algum tráfego passa atualmente por ele? PQ eu nao gosto muito da idéia dele rodar dentro da propria estrutura como uma VM... Caso nao comprometa o desempenho vou instalar o vCenter em um servidor dedicado no escritório da empresa, fazendo management remoto do vsphere, o que acham?

Reply
0 Kudos
sauloq
Enthusiast
Enthusiast

Não tenho esse ambiente e desconheço comparativos mas pensando bem:

1: Estaria utilizando RDM? e estaria limitado o IO ao limite do disco e além disso teria 3 discos parados.

2: Ao meu ver a melhor. Com 6 discos habilitaria Raid 10, ficaria com espaço de 3 discos. Com o RAID 10 teria segurança e desempenho, Além de disponibilizar mais IOPS nesse VD. Em cima deste criaria 3 datastores um para cada maquina e limitaria IOPs de cada um.

Escolheria a segunda opção por segurança e performance.

Att,

Saulo Quinteiro Dos Santos

Analista de Sistemas

MPS Informática Curitiba

Bacharel em Ciência da Computação - UFPR

msn: sauloquinteiro@gmail.com<mailto:sauloquinteiro@gmail.com>

cel: 41-9927-5236

2011/5/9 howit <communities-emailer@vmware.com<mailto:communities-emailer@vmware.com>>

VMware Communities<http://communities.vmware.com/index.jspa>

Meu Projeto com vmware esxi 4.1u1. Dicas?

reply from howit<http://communities.vmware.com/people/howit> in Brazil VMware User Group - View the full discussion<http://communities.vmware.com/message/1751014#1751014

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

vcenter em uma VM ele so faz management mesmo, nada de trafego é checado por ele ou coisa do tipo, só irá utilizar o recurso do host fisico, como memoria, cpu e disco. inclusive manter o vcenter em uma vm é boa pratica.

segue www.vmware.com/pdf/vi3_vc_in_vm.pdf

agora em relação ao RAID, se preferir desempenho sem se importar com redudancia dos dados vai de RAID0, assim voce nao mata disco a toa. Agora se você tem disco suficiente para manter um raid 10, vai fundo, mas voce ira perder 50% de disco que sera o mirror.

Agora até onde eu saiba o raid 0 é mais performatico que o raid 10.

espero ter ajudado.

abcs

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
howit
Contributor
Contributor

se eu utilizar o dois volumes em raid 0, e fazer cluster de storage vira um raid 10, a parte do 1 feita via software, rs...

Agora me bateu outra dúvida... acabei de descobri que vMotion storage não inclui na licença que adquiri. (estou em modo evaluation).. Tem alguma forma alternativa de migrar máquinas de um storage pro outro? CLI sei lá...

E caso não tenha jeito fazer um move de storage com a VM desligada, tem um método simples? ou vou ter que mover pelo "browse store" tirar a maquina do inventário, depois registrá-la novamente?

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

primeiramente, se a máquina estiver em disco local, já vira pré-requisito desligar ela pra fazer o storage vmotion.

eu encontrei como migrar com powercli, porém não sei se ele faz verificação de licenca, mas vale a pena tentar... http://www.virtu-al.net/2009/06/11/storage-vmotion-the-powercli-way/

não faça gambiarra.... simplifique com inteligencia a questao dos discos. rsrs

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Howit,

Você saberia me dizer se podemos ajudar voce em mais alguma coisa referente a esse topico aberto ?

Caso sua pergunta foi esclarecida por gentileza feche o topico e marque como respondido.

Grato

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos