VMware Global Community
mattiuzzo
Contributor
Contributor

Melhores práticas para datastore em cluster VMWARE

Senhores,

Bom dia,

Sou novato em trabalhar com ambiente VMWARE e gostaria de uma orientação.

Tenho um cluster VMWARE 5 montado e preciso mover cerca de 100 VMs para ele.

Minha duvida é a respeito das Datastores... quais são as melhores práricas para aloca-las no cluster?

Uma datastore para cada VM?

Uma datastore para cada 5 VMs?

Uma datastore para todas as VMs?

Uma datastore para VMs com Banco de dados? enfim...

Na EVA eu ja tenho dois disc groups, um para alta performance com discos 15k e outro para baixa performance com discos 7.2k.

Enfim, quem puder ajudar , eu agradeço.

Abraço

0 Kudos
2 Replies
AmericoSpachacq
Contributor
Contributor

Olá Mattiuzo, Bom dia!

A criação das LUN's e dos Datastores são muito do que você precisa e também da sua vontade de organizaçlão, pois a nível de funcional não irá interferir.

Pelo cenário que você colocou, com dois Disc Groups ( um de 15 k e outro de 7.2 k), e para você ter uma facil administração pode criar apenas dois Datastores, o mais rápido você deixa para alocar as VM's de banco de dados que tiver, e a outra para os servidores de aplicações em geral.

Abraços.

Américo Spachacquercia

dcanojau
Contributor
Contributor

Olá, para melhor desempenho, vc deve levar em consideração a qunatidade de IO que cada VM vai fazer no storage.

As VMs com mair quantidade de IO deve estar em um datastore com uma configuracao de LUN em RAID 10.

Outras VMs com menor prioridade e qtd de IO pode estar em um datastore com um LUn em Raid 5.

Outra observação é que se vc tiver um datastore muito grande, a quantidade de VMs será maior nesnte datastore, com isso a qtd de IO tbem vai ser bem grande.

Espero ter acrescentado algo.

Abs.

Daniel Cano

0 Kudos