VMware Global Community
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Melhor particionamento

Pessoal, meu servidor possui 8 discos de 600GB, eu posso utilizar RAID5 e criar duas "partições" uma de 10GB para instalação do VMWARE ESXI e outras de 2TB cada para utilização das VMs?

Alguma sugestão

0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

sim pode. acho melhor voce colocar mais de 10 GB eu colocaria uns 20GB por conta de logs e etc. só o ESX recomenta 8GB, sem contar os logs.

Agora se voce coloca 8GB e fica faltando espaco depois, vai ter problemas, desde instalar agents para controlar o Host pelo vcenter, até ter q reinstalar....então coloca mais de 8gb.

Sim voce pode criar 2tb, se tiver problemas, formata com 1.99TB

se tiver mais problemas, só gritar.

talvez isso vai ser util para voce formatar esses 2tb http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?cmd=displayKC&externalId=1009829

abcs

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado

View solution in original post

0 Kudos
5 Replies
howit
Contributor
Contributor
Jump to solution

O ideal seria criar 2 discos virtuais na controladora raid, mas nem todas suportam isso, caso esse seja seu caso, te sobram 2 opções.

1. Instalar o esxi num pendrive

2. instalando o esxi no volume único, e ele automaticamente particionará seu disco, e criará um datastore com o espaço restante.

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

o esxi não pode ser particionado manualmente, apenas a versão ESX.

voce pode verificar como instalar a partir de uma pen aqui nesse link. http://www.techhead.co.uk/how-to-create-a-bootable-vmware-esxi-usb-pen-drive

atribua os pontos se a resposta foi útil.

abcs

2tb é o limite máximo para um volume vmfs, e precisa estar com block size 8mb

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Pessoal, a minha controladora RAID suporta criação de discos virtuais, então posso criar um disco de 10GB, esse espaço é suficiente para instalação do esxi?

O restante posso criar discos de no maximo 2TB não importa quantos correto? No meu casso seria duas datastore de 2TB.

Ok?

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

sim pode. acho melhor voce colocar mais de 10 GB eu colocaria uns 20GB por conta de logs e etc. só o ESX recomenta 8GB, sem contar os logs.

Agora se voce coloca 8GB e fica faltando espaco depois, vai ter problemas, desde instalar agents para controlar o Host pelo vcenter, até ter q reinstalar....então coloca mais de 8gb.

Sim voce pode criar 2tb, se tiver problemas, formata com 1.99TB

se tiver mais problemas, só gritar.

talvez isso vai ser util para voce formatar esses 2tb http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?cmd=displayKC&externalId=1009829

abcs

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
diegofucitalo
Contributor
Contributor
Jump to solution

Obrigado Senhores.

0 Kudos