VMware Global Community
rvizu
Contributor
Contributor
Jump to solution

Manipulação de DataStore, add e remove/delete

Boa tarde. Estou com uma dúvida sobre esses procedimentos:
1 - Quando disponibilizo uma LUN para um servidor com VMWARE, o procedimento de ADD Datastore automaticamente faz com que o VMWARE formate essa LUN para o formato VMFS correto?
Se eu excluir esse DataStore, ele também será formatado?

Explico:  Devido a uma configuração no storage, eu tinha uma LUN que de forma errada estava atribuída a um server Windows e também estava atribuída a um server VMWARE.

No Windows estava mapeada e devidamente formatada com NTFS, inclusive em uso etc....

No Servidor VMWARE essa mesma LUN estava apenas disponível e ainda não era um DATASTORE, por isso a dúvida.. enquanto a LUN esta ali disponível o VMWARE não faz nada com ela. A Partir do momento que se pede para Adicionar essa LUN o VMWARE formata ela passando-a para um DataStore com filesystem VMFS, esse raciocínio esta correto?

2 - Esse processo pode demorar algum tempo?

Explico: Minha dúvida quanto a isso deve-se ao fato que eu sem perceber acabei incluindo essa LUN como um novo DataStore no VM... Isso foi por volta das 12:00. Quando foi 20:00 da noite a unidade que estava no Windows desapareceu ficando como unidade desconhecida (obviamente por que o processo de formatação foi concluído talvez e o windows passou a não reconhecer mais o file system) Minha dúvida é se poderia demorar tudo isso de tempo.

3 - Após formatar novamente a unidade em NTFS no servidor Windows, fui fazer o procedimento de, excluir esse datastore do VMWARE para que não fosse mais possível utiliza-lo e correr o risco de, formata-lo novamente. Ao fazer esse procedimento em conjunto com a retirada do mapeamento no storage, a LUN foi novamente formatada (Nesse ponto eu não sei se foi pela exclusão da LUN no vmware ou a retirada do mapeamento no Storage).

Enfim, basicamente a dúvida é para saber em que ponto o VMWARE (uso o 5.5) formata a LUN, seria ao adicionar? Ao Excluir ele também formata?

Obrigado!

1 Solution

Accepted Solutions
nachogonzalez
Commander
Commander
Jump to solution

Hey, hope you are doing fine.

Portuguese below:

You don't specify if you are using SAN, NAS or iSCSI.

Basically when you present a LUN to an ESXi host (SAN or iSCSI) it will only see the lun, but will do nothing with the blocks. Most normally the host will know that on the zoning there is a lun presented.
Once you create a new datastore with that LUN those blocks are formated to VMFS and then the LUN is formatted.

For reference:
Create a VMFS Datastore in the vSphere Client

Depending on the LUN size the formating and presenting time will take up to 10 minutes.

I'm not sure if deleting the lun will format it (at least from VMware's perspective, it might have to do with the storage array):

I just had to translate this with google translate so maybe this is not gramatically correct.

Você não especifica se está usando SAN, NAS ou iSCSI.

Basicamente, quando você apresenta um LUN para um host ESXi (SAN ou iSCSI), ele apenas vê o luar, mas não faz nada com os blocos. Normalmente, o host saberá que no zoneamento há um lun apresentado.

Depois de criar um novo armazenamento de dados com esse LUN, esses blocos são formatados para VMFS e, em seguida, o LUN é formatado.

Para referência:

Crie um armazenamento de dados VMFS no cliente vSphere

Dependendo do tamanho da LUN, o tempo de formatação e apresentação leva até 10 minutos.

Não tenho certeza se a exclusão do lun o formatará (pelo menos da perspectiva da VMware, isso pode ter a ver com a matriz de armazenamento):

Warm regards

View solution in original post

6 Replies
nachogonzalez
Commander
Commander
Jump to solution

Hey, hope you are doing fine.

Portuguese below:

You don't specify if you are using SAN, NAS or iSCSI.

Basically when you present a LUN to an ESXi host (SAN or iSCSI) it will only see the lun, but will do nothing with the blocks. Most normally the host will know that on the zoning there is a lun presented.
Once you create a new datastore with that LUN those blocks are formated to VMFS and then the LUN is formatted.

For reference:
Create a VMFS Datastore in the vSphere Client

Depending on the LUN size the formating and presenting time will take up to 10 minutes.

I'm not sure if deleting the lun will format it (at least from VMware's perspective, it might have to do with the storage array):

I just had to translate this with google translate so maybe this is not gramatically correct.

Você não especifica se está usando SAN, NAS ou iSCSI.

Basicamente, quando você apresenta um LUN para um host ESXi (SAN ou iSCSI), ele apenas vê o luar, mas não faz nada com os blocos. Normalmente, o host saberá que no zoneamento há um lun apresentado.

Depois de criar um novo armazenamento de dados com esse LUN, esses blocos são formatados para VMFS e, em seguida, o LUN é formatado.

Para referência:

Crie um armazenamento de dados VMFS no cliente vSphere

Dependendo do tamanho da LUN, o tempo de formatação e apresentação leva até 10 minutos.

Não tenho certeza se a exclusão do lun o formatará (pelo menos da perspectiva da VMware, isso pode ter a ver com a matriz de armazenamento):

Warm regards

rvizu
Contributor
Contributor
Jump to solution

Estou usando iSCSI. Obrigado pelo seu tempo.

Reply
0 Kudos
scott28tt
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Moderator: Thread moved to the Brazilian Portuguese area.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Although I am a VMware employee I contribute to VMware Communities voluntarily (ie. not in any official capacity)
VMware Training & Certification blog
Reply
0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership
Jump to solution

Depois de excluir o armazenamento de dados (partição VMFS), ele deverá ficar novamente disponível para a criação de um novo armazenamento de dados.

Resumindo apaga a tabela de partição da LUN.

Para apenas desmontar o datastore tem procedimentos especificos, veja o link abaixo:

VMware Knowledge Base

Se tiver mais alguma duvida estamos aqui para ajudar.

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
nachogonzalez
Commander
Commander
Jump to solution

considere marcar minha resposta como válida se você considerar útil

rvizu
Contributor
Contributor
Jump to solution

Muito boa tarde. Então deve ter sido o que ocorreu quando eu deletei o datastore. Ao fazer a exclusão ele formatou novamente. O que eu achei muito estranho é que.. ao Adicionar o DataStore da LUN que também estava atribuída a uma máquina Windows, ele demorou aproximadamente 8 horas para formatar a unidade do Windows. Esse delay entre eu ter adicionado o Datastore no vmware.. ele aparecer disponível na "DataStore e DataStore Cluster" e depois de quase 8 horas ele ficar indisponível no Windows me deixou apreensivo sobre essas movimentações.

Reply
0 Kudos