VMware Global Community
claupers
Contributor
Contributor

Longo tempo (~3 horas) para criar máquina virtual no vSphere 5

Ola, bom dia. Estou iniciando com vSphere. Antes estava usando VmWare Server. A instalação foi feita sem problemas. O que estou achando estranho é o tempo para criar a maquina virtual. Levou cerda de 3 horas. Nosso servidor é um HP ProLiant ML 350 G5, com 9 GB de memória e um processador intel xeon 5120. Alguém sabe se é normal essa demora? Será que tem algo a ver com o tipo d disco que escolhi (thick provisioned eager zeroed)?

Cordialmente;

Claudir P. Santos

Matelândia/PR

0 Kudos
5 Replies
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Bem vindo,

Qual é o tamanho do disco que voce esta criando para essa maquina virtual ? Nao é normal essa demora. Voce testou criando um disco menor para saber se realmente é esse o problema ?

Pela formatacao que voce escolhei, sim esse tipo de disco demora mais para ser criado, mas depende do tamanho do disco que voce configurou para essa maquina.

para voce entender melhor os tipos de disco

  1. Thin Provisioned Disk: The thin virtual disk format is perhaps the easier option to understand. This is simply an as-used consumption model. This disk format is not pre-written to disk and is not zeroed out until run time.
  2. Thick Provisioned Disk (Zeroed Thick): The Zeroed Thick option is the pre-allocation of the entire boundary of the VMDK disk when it is created. This is the traditional fully provisioned disk format that we would use in the VI Client in previous versions. In the vSphere Client, this is the default option.
  3. Thick Provisioned Disk (Eager Zeroed Thick): This pre-allocates the disk space as well as each block of the file being pre-zeroed within the VMDK. Because of the increased I/O requirement, this requires additional time to write out the VMDK. This is also the required format for the FT virtual machine feature with vSphere.

Por favor atribua os pontos se a respota te ajudou

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
claupers
Contributor
Contributor

MauroBonder, me basiei bem em orientações da documentação semelhante a essas para definir o tipo do disco. Seria o Thick Provisioned Disk (Eager Zeroed Thick) a melhor opção para um servidor de um pequeno dominio interno com AD?

O disco tem 80 GB. Uma observação, na controladora SCSI não tinha marcado para funcionar com paravirtualização. Agora mudei. Será que tem algo a ver?

Cordialmente;

Claudir Pereira dos Santos

Matelândia/PR

0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

Isso tem haver para performance da maquina virtual, mas nao vejo isso como problema para demorar a criacao.

Talvez seria interessante voce restartar os servicos do virtual center se voce utiliza, e do host vmware onde ela esta.

para restartar o servico do host acesse via ssh e digita services.sh restart

talvez esse topico pode adicionar alguma informacao pra voce, -http://communities.vmware.com/thread/257114 

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
mribeiro_baluar
Enthusiast
Enthusiast

Claupers e grande Bonder !

Tive um problema parecido com esses duas vezes, a primeira foi que realmente os serviços do vCenter não estavão rodando 100% e depois foi porque a LUN onde eu estava criando o disco da VM ja estava com espaço mínimo recomendado pela VMware.

Por questões de swap e outros, a VMware recomenda um espaço mínimo na LUN, quando você ultrapassa esse tamanho a criação da VM as vezes fica por horas e até mesmo não cria !

De uma verificada no espaço de seu datastorn e nos serviços do vCenter conforme o Bonder falou!

Grande abs !

0 Kudos
claupers
Contributor
Contributor

Eu aqui encerrei meus testes pois tive que colocar o servidor em produção pois temos apenas um. Estava usando a versão gratuida do VSphere 5 sem vCenter.

0 Kudos