VMware Global Community
Fabio_Aquino
Contributor
Contributor
Jump to solution

Interface da VM não inicia após configurar IP fixo

Boa tarde a todos.

Sou novo no VMWare, instalei o ESXi 6.7 e em seguida criei uma VM com o Debian 10. Depois da instalação ser concluída a VM pegou IP via DHCP sem nenhum problema, mas em seguida configurei o IP fixo nesta VM e após isso ao reiniciar a interface de rede esta não sobe (UP). Quando eu volto para o DHCP ela sobe. Alguém sabe me informar o que pode gerar esse problema? Já busquei no google, mas não encontrei nada pertinente.

0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
diegodco31
Leadership
Leadership
Jump to solution

###########A primeira foi que mesmo estando conectado em um switch físico diferente esta pegou IP da LAN.####
Isso aqui é algum coisa na rede fisica. Nessas redes (LAN e WLAN) quem é o serviço de DHCP?

##########Subir o SO a primeira interface (LAN) não mais pegava IP e nem subia. ########
Por favor, veriquei se as duas interfaces nao estão com o mesmo MAC address. VMkernel NIC é para serviços VMware (gerencia, vmotion e etc). o que voce precisa é um portgroup do tipo VM network.

Minha recomendação que primeiro voce verifique a questao do DHCP isso esta bem estranho. Deixa a VM com uma interface apenas e testa nas duas redes Wan e LAN. Primeiro com DHCP e depois com IP fixo. Quando isso estiver funcionando 100%, voce adiciona uma segunda interface na VM e trabalha com as duas redes.

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego

View solution in original post

0 Kudos
7 Replies
diegodco31
Leadership
Leadership
Jump to solution

Olá Fabio

Pela descrição isso não é um problema no VMware, pois quando voce configura a placa de rede para DHCP funciona normal.
Provavelmente esta faltando alguma configuração no lado Debian para a interface subir.
Poderia enviar a versão do Debian. Outro ponto voce instalou o vmtools na VM?

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
Fabio_Aquino
Contributor
Contributor
Jump to solution

Bom dia @diegodco31 eu tenho um pouco de conhecimento em linux, contudo com o intuito de haver a possibilidade de ter errado na configuração no SO (versao 10) fui conferir em tutoriais, mas esta correta a configuração. 

Não instalei o vmtools. Acabei não atentando para isso, vou instalar. 

0 Kudos
MarcoCesar
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Boa tarde colegas,

"ip link set up dev interface-de-rede" é o comando para subir a interface de rede.
"ip addr set endereco-de-rede/mascara-de-rede dev interface-de-rede" é o comando para configurar um ip lan.

Faça o teste e diga se funcionou.

0 Kudos
Fabio_Aquino
Contributor
Contributor
Jump to solution

Olá MarcoCesar,

fiz o procedimento mas ocorre o mesmo problema, se deixo apenas 1 interface fisicamente conectada ok, tudo funciona, assim que eu conecto o cabo na segunda interface a primeira perde a conectividade e a segunda não pega IP, mesmo inserindo o IP fixo.

0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership
Jump to solution

Fabio, poderia detalhar o que esta tentando fazer, se possivel com alguns prints.
No seu ultimo post quando vc fala que "esta tudo funcionando", vc quer dizer que a placa de rede esta funcioando com DHCP e IP fixo?

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
0 Kudos
Fabio_Aquino
Contributor
Contributor
Jump to solution

Diego, eu instalei o VMware ESXi 6.7 e esse server possui 4 interfaces de rede física. No primeiro momento havia apenas 1 cabo de rede conectado (este na LAN), após instalar o ESXi e em seguida criar 2 VMs tudo estava funcionando com as VMs pegando IP por DHCP. O passo seguinte foi conectar o segundo cabo na segunda interface física (WLAN), porem quando eu fiz isso ocorreram 2 situações: a primeira foi que mesmo estando conectado em um switch físico diferente esta pegou IP da LAN. O segundo caso foi que reiniciei a máquina e ao subir o SO a primeira interface (LAN) não mais pegava IP e nem subia.

Setei o IP fixo no SO e mesmo assim ele não reconhece os endereços que eu configurei manualmente, eu não consigo pingar no endereço da VM.

Outra coisa que eu havia comentado, que quando configurei o IP fixo na segunda interface e conecto o cabo da erro na rede como pode ver na figura anexo. Se desconectar o cabo fisicamente e reiniciar a rede volta.

Adicionei as demais interfaces na guia hardware configuration.

Ai me veio outra dúvida: preciso adicionar uma VMkernel NIC para as demais interfaces que não havia conectado antes?

0 Kudos
diegodco31
Leadership
Leadership
Jump to solution

###########A primeira foi que mesmo estando conectado em um switch físico diferente esta pegou IP da LAN.####
Isso aqui é algum coisa na rede fisica. Nessas redes (LAN e WLAN) quem é o serviço de DHCP?

##########Subir o SO a primeira interface (LAN) não mais pegava IP e nem subia. ########
Por favor, veriquei se as duas interfaces nao estão com o mesmo MAC address. VMkernel NIC é para serviços VMware (gerencia, vmotion e etc). o que voce precisa é um portgroup do tipo VM network.

Minha recomendação que primeiro voce verifique a questao do DHCP isso esta bem estranho. Deixa a VM com uma interface apenas e testa nas duas redes Wan e LAN. Primeiro com DHCP e depois com IP fixo. Quando isso estiver funcionando 100%, voce adiciona uma segunda interface na VM e trabalha com as duas redes.

Diego Oliveira
LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dcodiego
0 Kudos