VMware Global Community
Flavio_Senos1
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Habilitar USB para guest em ESX host

Bom dia, vinha trabalhando com o VM Server 1.0.4à mais de um ano, desde o inicio do ano instalei para homologação a solução do ESX e senti falta do suporte a USB no guest. Vou um distribuidor de uma solução conhecida como ORY ( Thinclient ) e para a porta USB do mesmo funcionar o server precisa dar suporte tb. Após um P2V de um servidor ORY a maquina virtualizada passou a suportar a USB, mas novas maquinas que subo não oferecem o mesmo suporte. Existe como habilitar , mesmo que eu nao possa espetar PENs ou CD no host, quero apenas uma controladora usb virtual.

Tentei adciona manualmente no arquivo vmx "usb.present = true", como dizia no arquivo da maquina que sofreu o P2V, mas mesmo assim não funcionou....

Alguem tem alguma luz......

Flavio Senos Anl. de Infraestrutura MCP - 70-270/290/291 Marque como respondido e ajude os outros a encontrar a solução mais rapida.
Reply
0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
Guillir
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

VDM = Virtual Desktop Manager.

Sim, é como o VMware tools, mas não o substitui. Oficialmente tu só pode utilizar ele se comprar o VDM.

Em relação a BUS x LSI. O desempenho é muito semelhante. A VMware tem um pdf comparando o desempenho dos dois.

É possível mudar de um pra outro sim, mas tem todo um procedimento a ser seguido. Não acho que seja necessário no teu caso.

Guilherme Schäffer,

Infiniit | www.infiniit.com.br

View solution in original post

Reply
0 Kudos
11 Replies
tropix
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

Fala Flávio, tranquilo che?

Realmente, no ESX falta a este suporte a dispositivos USB para as máquinas virtuais. Porém, a VMware homologou uma solução que faz mais ou menos o seguinte, é uma caixa que tu conecta na tua rede, sim rede local mesmo... Do outro lado dessa caixa ficam as portas USBs, com isso tu consegue "mapear" essa porta USB pela rede, não é a mesma coisa que mapear uma unidade de rede.

Segue o link da solução http://www.digi.com/products/usb/anywhereusb.jsp

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
Reply
0 Kudos
Flavio_Senos1
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Boa tarde,

Desculpa tropix, mas acho que vc nao entendeu..... após um p2v um server com 2k3 apareceu no gerenciador de dispositivos o usb root hub.... e isso ´já me basta... pois não tenho interesse de espetar algo no host e o mesmo atravessar para o guest... e sim um suporte ficticio do sistema guest...... seja o screenshot q esté em anexo em um uso até scanner..... no q possui o usb root (maquina p2v) no arquivo d configuração existe usb.present e ohci.present..., mas se for escrito essas confis na maquina que foi instalada do zero não funciona.... existe alguma diferença nesses arquivos???

se houver interesse na solução de thinclient veja ** www.ncomputing.com **

Flavio Senos Anl. de Infraestrutura MCP - 70-270/290/291 Marque como respondido e ajude os outros a encontrar a solução mais rapida.
Reply
0 Kudos
tropix
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

E aí Flavio, tranquilo?

Acho que mais ou menos entendi Smiley Happy

Cara, seguinte, realmente eu nunca tive curiosidade/necessidade de utilizar dispositivos USB em máquinas virtuais no ESX, mas vamos ver se a gente consegue. Smiley Happy

Tu já comparou todas as linhas do arquivo vmx de uma máquina virtualizada (p2v) com o de uma máquina que nasceu virtual? Deve ter mais algum parâmetro que precise ser setado.

Nas virtualizações que eu fiz (p2v), algumas máquinas virtuais vinham com portas USB, mas isso porque essas portas existiam nos servidores físicos. Eu sempre removi antes de inicar a máquina virtual recém virtualizada.

No mais era isso...

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
Reply
0 Kudos
Guillir
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Flavio,

Como o tropix ja comentou, o ESX nao da suporte a USB. Mas nada impede que a USB seja virtualizada. O proprio software da ORY talvez faça isso, assim como outros fazem.

Algumas sugestões:

1) Tu ja tentou instalar aqueles dispositivos USB encontrados na máquina feita do zero? (foi aí que ficou com exclamação?)

2) Caso afirmativo, por que não apenas criar novos clones daquela máquina que foi convertida?

3) Instala o VDM agent com suporte a USB. (ele virtualiza um hub USB no Windows XP)

4) Mude de "thinclient". Tem outros concorrentes da ORY que criam hub USB na VM sem problema nenhum.

5) Contrate uma consultoria Smiley Wink (Virtue IT é uma ótima opção)

Abraço!

Message was edited by: Guillir

Flavio_Senos1
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

1) já tentei... mas continuam com a exclamação....

3)Oq seria VDM Client??? É como o VM Tools???

4)Não posso mudar minha empresa distribui o produto... tenho um parque de 60 equipamentos instalados......

5)Consultoria tb ta fora.......

Mas mesmo assim... acho q vou clonar a maquina... mas como ela veio de um P2V ela ta com a controladora Bus Logic... e acho q ela tem um desempenho muito inferiar do q a LSI... existe um meio de trocar sem ter q reinstalar o WINDOWS?????

Flavio Senos Anl. de Infraestrutura MCP - 70-270/290/291 Marque como respondido e ajude os outros a encontrar a solução mais rapida.
Reply
0 Kudos
Guillir
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

VDM = Virtual Desktop Manager.

Sim, é como o VMware tools, mas não o substitui. Oficialmente tu só pode utilizar ele se comprar o VDM.

Em relação a BUS x LSI. O desempenho é muito semelhante. A VMware tem um pdf comparando o desempenho dos dois.

É possível mudar de um pra outro sim, mas tem todo um procedimento a ser seguido. Não acho que seja necessário no teu caso.

Guilherme Schäffer,

Infiniit | www.infiniit.com.br

Reply
0 Kudos
Flavio_Senos1
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

é cara..... tentei d tudo... mas só cloando a maquina P2V pra o USB ROOT funcionar sem problemas....

Vlw......

Flavio Senos Anl. de Infraestrutura MCP - 70-270/290/291 Marque como respondido e ajude os outros a encontrar a solução mais rapida.
Reply
0 Kudos
Guillir
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Flavio, da uma olhada na figura em anexo.

Esse é o efeito do VDM agent que comentei. Deve haver algum software free capaz de emular um hub usb

Reply
0 Kudos
Thiago_Moreira
Contributor
Contributor
Jump to solution

Quando você instala uma vm a partir do zero, o windows não instala o suporte a USB que seria nativo no sistema operacional.

Para instalar este suporte, você deve instalá-lo manualmente da seguinte forma:

Copie e renomeie o arquivo:

- origem: usbd.sy_ no diretório \I386 na raiz do cd

- destino: usbd.sys em c:\windows\system32\drivers (caso seu so esteja instalado em C:\windows)

Após feito isso reinicialize a vm e veja se o suporte a USB está disponível agora.

Reply
0 Kudos
Halmeida
Contributor
Contributor
Jump to solution

É possível usar um dispositivo usb fazendo essa configuração na vm instalada sobre o ESXi ?

Isso foi funciona normalmente?

Obrigado.

Reply
0 Kudos
aandriolli
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

O suporte nativo a USB em VMs do ESX está sendo considerado para releases futuros.

Por hora, há algumas soluções de hardware (como as da Digi, AnywhereUSB e Logitronix) e algumas só de software (usb-over-ip e fabulatech para começar) que permitem "enganar" a VM para que ela reconheça um dispositivo USB remoto através de IP.

PS: por favor considere dar pontos a este post caso lhe seja útil.

[VMs Made in Brazil|http://communities.vmware.com/blogs/aandriolli] PS: por favor considere dar pontos a este ou qualquer outro post caso lhe seja útil.
Reply
0 Kudos