VMware Global Community
mundim
Contributor
Contributor

Há perda de desempenho em um ambiente virtualizado?

Ola pessoal,

um cliente meu (cliente de outros softwares) esta querendo sair do ambiente virtualizado dele e ir para um ambiente fisico. Basicamente seria uma aplicação instalada diretamente sobre o windows 2008 dele e abandonando o senario atual dele que possui hyper-v.

Eu como grande fan das soluções da vmware e utilizador fiel do ESXi estou querendo recomendar para este cliente que nao vale a pena sair deste ambiente virtualizado, grande parte do problema dele pode ser resolvido utilizando as soluções da vmware.

Um dos principais argumentos dele é de que em um ambiente fisico a aplicação dele teria mais desempenho que no ambiente virtualizado. e ja no meu ponto de vista a segurança da informação de um ambiente virtualizado é maior pela facilidade do backup/restore etc.

Gostaria de saber se voces possuem alguma experiencia nesta area, qual argumento utilizar e se possivel dados/informações sobre o mesmo. pois estou montando uma apresentação para mostrar a esta empresa que talvez seja uma boa alternativa manter no ambiente virtualizado.

Obrigado pela ajuda de todos!

Atenciosamente

Leonardo Mundim

Reply
0 Kudos
3 Replies
MarceloNY
Contributor
Contributor

Olá Leandro,

A primeira boa decisão a tomar é sair do Hyper-V e vir para o ESX. :smileylaugh:

Mas olha só, tudo tem que ser muito bem avaliado e a questão performance pode não ser uma limitação de fato, mas vai depender

do tipo de aplicação que o teu cliente está utilizando. Assim pode ser alocado mais vCPUs e Memória para uma determinada VM,

levando em consideração os recursos de hypervisor que serão alocados para as VMs.

Há muito benefícios na virtualização de servidores e essa é uma coisa a se mostrar para o teu cliente.

É muito mais do que avaliar performance. Porque muitas vezes ele tem um hardware físico "parrudo" mas com a maior parte dos

recursos não alocados. Por exemplo, para quê um servidor físico com  8GB de RAM se o OS + as aplicações juntos só consomem 3GB?

Para quê 2 CPU quad-core de 2.5 Ghz cada para um OS/Applicações que só estão consumindo 10 à 20 % desse processamento todo?

Então é por aí o caminho da avaliação.

Há muitos comparativos de desempenho de softwares em VMs, em diferentes cenários. Qual é a aplicação do teu cliente?

Vamos discutindo aqui....

Abraços,

Marcelo Silva VCP4/CCA/ITIL3/MCITP/MCTS/MCSA
mundim
Contributor
Contributor

Primeiramente obrigado pela resposta.

Então a aplicação é um pouco especifica mas vamos lá, é basicamente um software de gerenciamento de arquivos PDM/PLM que roda sobre o win server, sql, IIS.

Este software exige muita transferencia pela rede de arquivos etc...

Mas a principio seria apenas uma VM com todas estas aplicações... (a principio, pois futuramente pode-se separar os serviços em servidores distintos)

meu principal argumento com meu cliente que em situações como esta, o gerenciamento correto dos arquivos e a alta segurança das informações, backup/restore rapidos tudo isso é mais importante do que uma diferença de desempenho que pode acontecer...

sinceramente minhas experiencias no hyper-v não foram agradaveis... porem no esxi foram mto boas... confiabilidade e agilidade... mas independente da solução adotada pelo cliente acredito muito que a virtualização seja não somente uma tendencia como uma boa pratica a ser utlizada nestas circunstancias.

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

mundim,

Você não terá grandes problemas em relação a performance, agora se precisa de muito I/O de rede, muito provavelmente não terás problema, se bem configurado a rede. De repente você pode nao utilizar nenhuma configuração especifica para isso, e se houver algum problema de performance, existem saidas para isso, como associar um disco RDM (Raw Device) para a máquina. Enfim, me dá uma ideia de qual hardware você vai ter para o VMware e me diz como deseja montar a máquina virtual para que possamos ter o cenario mais especifico.

Talvez seja interessante você separar um pouco essaas aplicações, ao inves de executar tudo na mesma VM.

Dá uma olhada nesse link, http://www.vmware.com/products/vmmark/overview.html

Atenciosamente.

Por favor, não esqueça de atribuir os pontos para resposta "helpful" e ou "correta".

Se a sua pergunta foi respondida, marque como "Answered" para fechar o tópico.

Mauro Bonder - Moderator

Message was edited by: MauroBonder

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos