VMware Global Community
dfucitalo
Contributor
Contributor

Gerenciamento de memória no vmware

Fala pessoal, surgiu uma duvida aqui.

Tenho um servidor rodando Centos 5.1 + VMware Server VMware-server-1.0.4-56528, esse servidor

possui 8GB de memória e hospeda duas máquinas virtuais.

Quando eu configurou a máquina virtual através do vmware a minha opção de memória se limite a

apenas 3,6 GB tanto na na máquina virtual 1 quando na máquina virtual 2.

Minha pergunta é a seguinte, meu vmware server só vai gerenciar o tal de 3,6 GB de memória? Mesmo

que eu coloquei 3,6 Gb em cada máquina o total usado será de 3,6?

Peregunto isso porque meu servidor tem 8GB de memória e só tenho livre 46MB:

  1. free -m

total used free shared buffers cached

Mem: 7982 7935 46 0 127 7252

E minhas máquinas virtuais estão configuradas para 1Gb de memória e outra 3,5GB porém

o resultado do ps aux mostra apenas 1,2Gb e 1,8:

root 6085 3.9 12.8 1244128 1053392 ? S<sl Oct28 1632:00 /usr/lib/vmwar

root 6106 9.1 1.0 1861056 89648 ? S<sl Oct28 3742:30 /usr/lib/vmwar

Ta bastante confuso e não sei pra onde está sendo usado o resto da minha memória.

0 Kudos
3 Replies
tropix
Hot Shot
Hot Shot

Dfucitalo, tudo bem?

Pois é, basicamente quem faz o gerenciarmento de memória no teu caso, é o sistempa operacional mesmo, já que o VMware Server é instalado sobre Win ou Linux.

Bom, quanto ao 3,6GB de RAM por máquina virtual, isto é uma limitação do VMware Server mesmo (até onde eu me lembro). Por exemplo, o limite de memória RAM da versão VMware Infrastructure (Foundation, Standard ou Enterprise) é de 64GB de RAM por VM.

As máquinas virtuais nada mais são do que processos para o teu Linux, porém porcessos que ocupam bastante memória.

Este PDF trás várias informações, mas para a versão VMware ESX (que agora é o VMware Infrastructure)

No mais era isso che...

[]´s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
0 Kudos
leandro_paes
Contributor
Contributor

"Quando eu configurou a máquina virtual através do vmware a minha opção de memória se limite a

apenas 3,6 GB tanto na na máquina virtual 1 quando na máquina virtual 2.

Minha pergunta é a seguinte, meu vmware server só vai gerenciar o tal de 3,6 GB de memória? Mesmo

que eu coloquei 3,6 Gb em cada máquina o total usado será de 3,6?"

Não. O Vmware server vai criar um processo para cada máquina virtual que você criar. Esses processos tem uma taxa de ocupação de memória um pouco superior a memória criada na máquina

virtual. O Vmware Server somente suporta máquinas virtuais com até 3,6Gb.

"E minhas máquinas virtuais estão configuradas para 1Gb de memória e outra 3,5GB porém

o resultado do ps aux mostra apenas 1,2Gb e 1,8:

root 6085 3.9 12.8 1244128 1053392 ? S<sl Oct28 1632:00 /usr/lib/vmwar

root 6106 9.1 1.0 1861056 89648 ? S<sl Oct28 3742:30 /usr/lib/vmwar"

Se você criou uma máquina virtual com 1Gb e outra com 3,5Gb você tem que encontrar um processo ocupando um pouco mais de 1Gb e outro ocupando um pouco mais de 3,5 Gb. Essa quantidade a mais está proporcionalmente ligada a quantidade de vCPU (CPU Virtual). Verifique se você não tem outros processos ocupando essa memória faltante.

Att,

Leandro Paes

0 Kudos
sidney_rocha
Contributor
Contributor

Olá dfucitalo,

O ps mostrar 1.2GB RAM e 1.8GB RAM não é problema. Você ter configurado as VMs pra usar uma quantidade de RAM não quer dizer que necessariamente elas ocuparão isso e como você está utilizando o Server, o SO mostrará o quanto o processo realmente esta ocupando de memória (tente fazer alguns testes que ocupem mais memória depois e confira se os processos variam a ocupação de RAM).

A maneira mais fidedigna de você saber como o consumo de memória está se comportando é utilizar o Virtual Center 1.4 (ou o vCenter, se você o possuir...).

Um abraço.

0 Kudos