VMware Global Community
Sandro_al
Contributor
Contributor
Jump to solution

Falha em backup com TSM (esx sem vcb)

Prezados,

Estou utilizando o VMWare ESX 3.0.1 (standart) o qual não possui VCB. Tenho 4 hosts conectados a um storage HP onde estão as máquinas virtuais, gerenciados por um virtual center.

O primeiro host está configurado com o TSM

TIVsm-API-5.4.1-0

TIVsm-BA-5.4.1-0

e ele é o único configurado para backup, uma vez que todos os hosts enxergam o mesmo storage.

Uma task cria snapshots das máquinas e da memória antes do backup. O que ocorre é que nas máquinas que são gerenciadas pelo host onde o tsm está configurado, o backup ocorre sem problemas, mas quando o tsm vai acessar o .vmdk das VMs dos outros hosts, ele dá erro como se o arquivo estivesse em uso, sendo que a máquina esta com snapshot. Alguém já teve o mesmo problema? Como sanar isso?

Obrigado.

Tags (2)
0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
tropix
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

Pois é Sandro... em uma situação com HA, DRS, VMotion, tu faz o VCB procurar a VM dentro do VirtualCenter, e não mais no Host ESX. Com isso, independente do host de onde a VM esteja, o Consolidated vai "encontrar" a VM para fazer o backup.

Eu não consegui ler toda a documentação da nova versão do VCB (li só o release notes), pode ser que tenha alguma mudança com relação a isso. Eu vi que o VCB suporta agora backup de VMFS local e via LAN se eu não me engano.

No mais era isso...

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

View solution in original post

0 Kudos
3 Replies
tropix
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

E aí Sandro, blz?

Seguinte, mesmo que os 4 hosts acessem o mesmo VMFS, onde estão as máquinas virtuais, tu não pode executar o backup de uma VM que está instanciada em um outro host.

Pra esse teu ambiente tu tem que ter o client do TSM instalado nos 4 hosts e 4 scripts de backup. Nestes scripts tu tem que fazer o backup somente das VMs que estão no host.

No mais era isso.

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
Sandro_al
Contributor
Contributor
Jump to solution

Obrigado, Tropix. Você está correto.

Nesse caso, como estou ainda sem VCB, estou baseando meu backup em cópia. Mas restou uma dúvida:

E em cenários com DRS e HA, configurados para adm. dinâmica onde as máquinas podem ser mudadas de host automaticamente em certas situações? A saída é ter obrigatóriamente o VCB? Por que em um cenário como esse, o administrador teria que ficar alterando o script de backup em cada host a cada momento que houvesse uma migração...

0 Kudos
tropix
Hot Shot
Hot Shot
Jump to solution

Pois é Sandro... em uma situação com HA, DRS, VMotion, tu faz o VCB procurar a VM dentro do VirtualCenter, e não mais no Host ESX. Com isso, independente do host de onde a VM esteja, o Consolidated vai "encontrar" a VM para fazer o backup.

Eu não consegui ler toda a documentação da nova versão do VCB (li só o release notes), pode ser que tenha alguma mudança com relação a isso. Eu vi que o VCB suporta agora backup de VMFS local e via LAN se eu não me engano.

No mais era isso...

[]'s Eduardo

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".

If you found this information useful, please consider awarding points for "Correct" or "Helpful".
0 Kudos