VMware Global Community
tpaiva
Contributor
Contributor
Jump to solution

Extrair relatorio para indicadores mensais

Pessoal,

Sou novato no mundo da virtualizacao e preciso da ajuda de voces para executar uma tarefa. Bem meus supervisore me pediram que eu apresenta-se um relatorio, tipo um indicador mensal da saude do nosso parque virtual. Nosso ambiente possui 6 hosts ESXi que eu acredito que esteja na versao 4.0,  e cada um deles possui 2 Datastore de 2TB. O vCenter esta em um servidor separado, por onde nos acessamos as maquinas virtuais utilizando o vSphere.\

Com esse Overview basico, como eu faria para extrair informacoes como por exemplo a quantidade de mmemoria utilizada por  um grupo determinado de maquinas virtuais, espaco ocupado nos Datastores e quem sabe se possivel a utilizacao dos discos das maquinas virtuais, trafego de rede. Estou pedindo essa ajuda pois e impraticavel realizar essa tarefa manualmente em um ambiente que possui mais de 400 maquinas virtuais e eu acredito que ossa existier uma maneira de extrair essas informacoes do vCenter.

Aguardo a ajuda de todos e desde ja muito obrigado!

Thiago Paiva

Reply
0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
andre_banzai
Contributor
Contributor
Jump to solution

Anteriormente compramos o Veeam aqui pro serviço para replicação de VMs entre o site produção e backup. É meio caro, o custo é de aproximadamente US$ 1.000,00 por cada processor socket do host na versao Enterprise. Sobre os relatorios como alguem citou voce pode usar o Veeam One que é gratis.

Vou testar o tal de RVTools pq pelo que vi o VCenter server nao da mesmo opções de relatorios. abçs.

View solution in original post

Reply
0 Kudos
8 Replies
Samquejo
Commander
Commander
Jump to solution

Bom dia
Você pode usar o SCOM e plugin Veeam
O preço é bom para menos de 10 sockets
Atenciosamente
Si esta u otra respuesta es util, por favor marca su correspondiente notificador. Gracias/Regards
Reply
0 Kudos
marcoskamada
Contributor
Contributor
Jump to solution

Samqueijo,

Obrigado pela dica, mas no momento eu estou precisando de alguma maneira gratuita de ter acesso a essas informações.  A aquisição d0 plugin Veeam poderá ser realizada em um futuro proximo. Mas eu preciso de uma solução gratuita por enquanto já que eu tenho que apresentar esses dados na proxima segunda-feira.

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee
Jump to solution

Marcos,

Uma ferramenta free que talvez te ajude com bastante informações é o RVTools - www.robware.net/ outra fonte de informações que você poderá trabalhar é o próprio virtual center, atraves de export direto para excel você pode tratar as informações e mostrar o que quiser.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
JoaoCastro
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Marcos,

A veeam disponibiliza uma versão free da ferramente de monitoração e gerenciamento que se chama Veeam ONE Free Edition, e esta disponivel para download atraves do site da Veeam:

http://www.veeam.com

att.

João Castro

Reply
0 Kudos
tpaiva
Contributor
Contributor
Jump to solution

Pessoal boa noite.

Muito obrigado pela ajuda de todos. Consegui extrair os dados mais relevantes para criar o indicador utilizando o RVtools e a proprima aba de Performance do vSphere.

Thiago Paiva

Reply
0 Kudos
andre_banzai
Contributor
Contributor
Jump to solution

Anteriormente compramos o Veeam aqui pro serviço para replicação de VMs entre o site produção e backup. É meio caro, o custo é de aproximadamente US$ 1.000,00 por cada processor socket do host na versao Enterprise. Sobre os relatorios como alguem citou voce pode usar o Veeam One que é gratis.

Vou testar o tal de RVTools pq pelo que vi o VCenter server nao da mesmo opções de relatorios. abçs.

Reply
0 Kudos
EGS78
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Pessoal boa tarde!

Desculpem estar reacendendo o post, mas preciso de uma ajuda urgente! Eu preciso extrair um relatório no VMWare, mas o VEEAM ONE eu não posso instalar no momento em meu ambiente, e o VTools não é o que eu preciso. Teria alguma outra ferramenta para extrair relatórios no VMWare, um relatório que mostre a performance das VMs e dos hosts, e que evidencie esses dados graficamente?

Desde já agradeço a ajuda de vocês pessoal!

Abraços pra todos.

Reply
0 Kudos
ncaio
Enthusiast
Enthusiast
Jump to solution

Entre via ssh em seu host e utilize o vm-support.

Reply
0 Kudos