VMware Global Community
ClaudioComputin
Contributor
Contributor
Jump to solution

Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

Bom tarde a todos...

Tenho que disponibilizar um storage Eva4400, porem essa é a primeira vez. vejam se podem me ajudar.

Tenho um servidor hp rodando ESXi5, com hba compativel. Minha intenção é subir uma vm ness servidor com windows 2008 para consolidar um fileserver. Terei um switch para para fazer a conexão entre o server e o storage. Agora, tenho várias duvidas tais como:

O Windows 2008 (virtualizado) que será o fileserver irá reconhecer o storage que esta plugado no ESXi5 ?

Preciso instalar o software do storage onde será o FileServer ?

Muito obrigado..

Reply
0 Kudos
1 Solution

Accepted Solutions
GabrielAndradeT
Contributor
Contributor
Jump to solution

No vSphere 5 que voce vai fazer.

View solution in original post

Reply
0 Kudos
10 Replies
AmericoSpachacq
Contributor
Contributor
Jump to solution

Olá Cláudio,

Você já possui um Cluster de VM ativo?Esta em rede SAN? Fiber Chanel ou iSCSI?Quantos Hosts?Quantos Storages?

Abraços

Reply
0 Kudos
GabrielAndradeT
Contributor
Contributor
Jump to solution

Quem terá o driver nativo será o próprio vmware ESXI5 e voce entregará  uma lun para o vmware e vc poderá subir seus guest OS tranquilamente com  seus datastores criados a partir desta LUN.

Reply
0 Kudos
GabrielAndradeT
Contributor
Contributor
Jump to solution

Quem terá o driver nativo será o próprio vmware ESXI5 e voce entregará uma lun para o vmware e vc poderá subir seus guest OS tranquilamente com seus datastores criados.

Reply
0 Kudos
ClaudioComputin
Contributor
Contributor
Jump to solution

Obrigado..

Estou criando tudo agora! e Fiber channel e estou criando o primeiro host...

Reply
0 Kudos
ClaudioComputin
Contributor
Contributor
Jump to solution

obrigado,

quando vc diz entragar uma "lun para o vmware", é entrar para o gerenciador do Esxi5 (vsphere) ? Ou na mv windows (guest os) ?

Reply
0 Kudos
GabrielAndradeT
Contributor
Contributor
Jump to solution

Isso voce clica em Hardware -> Storage -> Add  Storage e ele vai mostrar as luns que a HBA achou e só nomear a lun do  seu modo que seus guest OS vao escrever nesse disco normalmente.

Reply
0 Kudos
GabrielAndradeT
Contributor
Contributor
Jump to solution

Isso voce clica em add storage na aba Hardware -> Storage -> Add Storage e ele vai mostrar as luns que a HBA achou e só nomear a lun do seu modo que seus guest OS vao escrever nesse disco normalmente.

Reply
0 Kudos
GabrielAndradeT
Contributor
Contributor
Jump to solution

No vSphere 5 que voce vai fazer.

Reply
0 Kudos
ClaudioComputin
Contributor
Contributor
Jump to solution

No gerenciador do storage eva, ao criar um vdisk para apresentar ao vmware, é solicitado o Port Word Wide Name da HBA, que deve possui no máximo 12 caracteres, entao fui procurar essas informações no vsphere, que traz uma numeração bem grande WWN (vide imagem anexada), com isso nao consegui criar um vdisk para apresentar a vmware. Por outro lado, seguindo diretamente aquele procedimento de adicionar storage, ele exibe várias  luns que ja existem, mas nao posso utilizalas...vc sabe como consigo esse port word wide name correto, para apresentar ao host vmware? Mais uma vez.. obrigado...

Reply
0 Kudos
ClaudioComputin
Contributor
Contributor
Jump to solution

Bem, pelo menos isso acho que descobri....rs..

O que ocorreu é que a hba que estou utilizando, ja havia sido utilizada no mesmo storage e no mesmo switch, então as luns anteriores estavam sendo exibidas como disponiveis. Sendo assim minha intenção é copiar wwn ja existente (anteriores) ou somente renomear para o nome atual.

Bem.. amanha irei continuar...

Obrigado..

Reply
0 Kudos