Brazilian Portuguese

 View Only
Expand all | Collapse all

Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

  • 1.  Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

    Posted Mar 06, 2012 04:40 PM

    Bom tarde a todos...

    Tenho que disponibilizar um storage Eva4400, porem essa é a primeira vez. vejam se podem me ajudar.

    Tenho um servidor hp rodando ESXi5, com hba compativel. Minha intenção é subir uma vm ness servidor com windows 2008 para consolidar um fileserver. Terei um switch para para fazer a conexão entre o server e o storage. Agora, tenho várias duvidas tais como:

    O Windows 2008 (virtualizado) que será o fileserver irá reconhecer o storage que esta plugado no ESXi5 ?

    Preciso instalar o software do storage onde será o FileServer ?

    Muito obrigado..



  • 2.  RE: Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

    Posted Mar 06, 2012 04:54 PM

    Olá Cláudio,

    Você já possui um Cluster de VM ativo?Esta em rede SAN? Fiber Chanel ou iSCSI?Quantos Hosts?Quantos Storages?

    Abraços



  • 3.  RE: Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

    Posted Mar 06, 2012 07:20 PM

    Obrigado..

    Estou criando tudo agora! e Fiber channel e estou criando o primeiro host...



  • 4.  RE: Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

    Posted Mar 06, 2012 05:13 PM

    Quem terá o driver nativo será o próprio vmware ESXI5 e voce entregará  uma lun para o vmware e vc poderá subir seus guest OS tranquilamente com  seus datastores criados a partir desta LUN.



  • 5.  RE: Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

    Posted Mar 06, 2012 05:20 PM

    Quem terá o driver nativo será o próprio vmware ESXI5 e voce entregará uma lun para o vmware e vc poderá subir seus guest OS tranquilamente com seus datastores criados.



  • 6.  RE: Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

    Posted Mar 06, 2012 07:24 PM

    obrigado,

    quando vc diz entragar uma "lun para o vmware", é entrar para o gerenciador do Esxi5 (vsphere) ? Ou na mv windows (guest os) ?



  • 7.  RE: Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

    Posted Mar 06, 2012 07:39 PM

    Isso voce clica em Hardware -> Storage -> Add  Storage e ele vai mostrar as luns que a HBA achou e só nomear a lun do  seu modo que seus guest OS vao escrever nesse disco normalmente.



  • 8.  RE: Esxi5 x Storage x VM Windows 2008
    Best Answer

    Posted Mar 06, 2012 07:41 PM

    No vSphere 5 que voce vai fazer.



  • 9.  RE: Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

    Posted Mar 07, 2012 04:33 PM

    No gerenciador do storage eva, ao criar um vdisk para apresentar ao vmware, é solicitado o Port Word Wide Name da HBA, que deve possui no máximo 12 caracteres, entao fui procurar essas informações no vsphere, que traz uma numeração bem grande WWN (vide imagem anexada), com isso nao consegui criar um vdisk para apresentar a vmware. Por outro lado, seguindo diretamente aquele procedimento de adicionar storage, ele exibe várias  luns que ja existem, mas nao posso utilizalas...vc sabe como consigo esse port word wide name correto, para apresentar ao host vmware? Mais uma vez.. obrigado...



  • 10.  RE: Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

    Posted Mar 07, 2012 08:27 PM

    Bem, pelo menos isso acho que descobri....rs..

    O que ocorreu é que a hba que estou utilizando, ja havia sido utilizada no mesmo storage e no mesmo switch, então as luns anteriores estavam sendo exibidas como disponiveis. Sendo assim minha intenção é copiar wwn ja existente (anteriores) ou somente renomear para o nome atual.

    Bem.. amanha irei continuar...

    Obrigado..



  • 11.  RE: Esxi5 x Storage x VM Windows 2008

    Posted Mar 06, 2012 07:40 PM

    Isso voce clica em add storage na aba Hardware -> Storage -> Add Storage e ele vai mostrar as luns que a HBA achou e só nomear a lun do seu modo que seus guest OS vao escrever nesse disco normalmente.