Olá Bom dia amigos, sou novo no uso de servidores virtualizados embora já uso o VSphere desde a versão 5.5 a uns 4 anos, tenho observado um problema aqui em máquinas virtuais da mikrotik que estão instalados em um Proliant ML310e com Vsphere 6.0.0, um erro que aparece no log veja:
Fico grato se alguém poder me dar uma ajuda de como solucionar pois quando isso acontece a máquina virtual em questão trava e é reiniciada automaticamente derrubando toda rede.
Vale lembra que, como dá pra ver no print, tenho 8 VMs sendo 6 linux Debian e 2 Mikrotik x86, e o problema só acontece nos dois Mikrotiks.
Fico Grato, Carlos.
Carlos,
Preciso de um pouco mais de detalhes sobre a VM que está com problemas, como por exemplo:
1. qual a versão do hardware virtual que você está utilizando ? 4, 7, 8, 9, 10, 11 ?
2. como foi realizada a instalação ? a partir do ISO ? caso afirmativo, qual o sistema operacional, incluindo arquitetura (32 ou 64 bits) que você escolheu ao criar a VM ?
3. é uma nova ou antiga instalação ? se antiga, funcionava bem antes ou nunca funcionou ?
Se puder adicionar o arquivo .vmx da VM será de grande ajuda para que eu possa verificar a configuração da VM.
Opa Richardson, bom dia e desculpa a demora, é que por aqui to sozinho na batalha e foi difícil nestes últimos dias, mas olha sou grato pela sua atenção em responder.
1. Bem, a versão que você se refere deve ser identificado na Vm como sendo 8, veja o print:
2. Este sistema Mikrotik é em 32bits eu já usava na versão 5.5 do esxi a cerca de 3 anos em computador i7 e lá funcionava sem este tipo de problema, então resolvi melhorar meu servidor e optei por comprar um hp ml310e gen8 v2 com 16gb, e voltei as máquinas virtuais para este novo servidor que são no numero de 8 vms, sendo 6 debians e 2 mikrotiks x86, o problema só acontece nos mikrotiks. Quando fiz a primeira instalação destes mikrotiks fiz via ISO 32bits, só que na hora da instalação havia escolhido 64bits e ficou assim sem problemas no outro servidor aí quando transportei estas vms pra este novo servidor e começaram apresentar estes problemas, pra efeito de testes mudei nas configurações delas de 64bits para 32bits mas sem sucesso.
3.É uma Vm já antiga que usava no esxi 5.5 e sem problemas, fiz apenas transportar as vms para esta nova versão 6.0.0 que foi instalado a partir da ISO personalizada que a HP disponibiliza (para reconhecimento correto dos drivers) que baixei no próprio síte da HP.
Obs. não apliquei nenhum patch de atualização para versão 6.0.0 , não sei se é útil mas abaixo coloquei o print das configurações do servidor bem como versões do esxi veja:
Bem, amigo fico grato pela atenção e sua disponibilidade em ajudar.
Permaneço no aguardo de sua analise deste problema que to tendo e se tiver alguma sugestão fico grato. Valeu. Carlos.
Bom dia Pessoal, depois de já permanecer com o mesmo problema já a 3 meses e já começando a ter problemas com clientes venho novamente pedir ajuda de alguém que possa identificar o que pode estar provocando estes erros e reiniciando meus vms mikrotik. Detalhe ´é que o problema apenas acontece com vms mikrotik, e estas mesma vms eu usava sem problemas antes de mudar esxi de 5.5 para 6, e também antes era um i7 agora é um hp ML310e gen2. Fico grato.
já tentou isso ?
VMware KB: Setting the number of cores per CPU in a virtual machine
Amigo obrigado pela atenção, eu observei que ao selecionar virtual sochet e cores por sochets esta linha de comando já é adicionada automaticamente mas assim mesmo coloquei manualmente o virtual socket em 1 e fui lá em parâmetros de configurações e coloquei a cpuid.coresPerSocket com 2
e agora vamos aguardar e post o resultado amigo , fico grato pela ajuda.