VMware Global Community
GigahertzInform
Contributor
Contributor

Erro em Máquinas virtuais da Mikrotik - the cpu has been disabled by the guest operating system. Power off or reset the virtual machine.

Olá Bom dia amigos, sou novo no uso de servidores virtualizados embora já uso o VSphere desde a versão 5.5 a uns 4 anos, tenho observado um problema aqui em máquinas virtuais da mikrotik que estão instalados em um Proliant ML310e com Vsphere 6.0.0, um erro que aparece no log veja:

Sem título.jpg

Fico grato se alguém poder me dar uma ajuda de como solucionar pois quando isso acontece a máquina virtual em questão trava e é reiniciada automaticamente derrubando toda rede.

Vale lembra que, como dá pra ver no print, tenho 8 VMs sendo 6 linux Debian e 2 Mikrotik x86, e o problema só acontece nos dois Mikrotiks.

Fico Grato, Carlos.

Reply
0 Kudos
5 Replies
rcporto
Leadership
Leadership

Carlos,

Preciso de um pouco mais de detalhes sobre a VM que está com problemas, como por exemplo:

1. qual a versão do hardware virtual que você está utilizando ? 4, 7, 8, 9, 10, 11 ?

2. como foi realizada a instalação ? a partir do ISO ? caso afirmativo, qual o sistema operacional, incluindo arquitetura (32 ou 64 bits) que você escolheu ao criar a VM ?

3. é uma nova ou antiga instalação ? se antiga, funcionava bem antes ou nunca funcionou ?

Se puder adicionar o arquivo .vmx da VM será de grande ajuda para que eu possa verificar a configuração da VM.

---

Richardson Porto
Senior Infrastructure Specialist
LinkedIn: http://linkedin.com/in/richardsonporto
Reply
0 Kudos
GigahertzInform
Contributor
Contributor

Opa Richardson, bom dia e desculpa a demora, é que por aqui to sozinho na batalha e foi difícil nestes últimos dias, mas olha sou grato pela sua atenção em responder.

1. Bem, a versão que você se refere deve ser identificado na Vm como sendo 8, veja o print:

Sem título.jpg

2. Este sistema Mikrotik é em 32bits eu já usava na versão 5.5 do esxi a cerca de 3 anos em computador i7 e lá funcionava sem este tipo de problema, então resolvi melhorar meu servidor e optei por comprar um hp ml310e gen8 v2 com 16gb, e voltei as máquinas virtuais para este novo servidor que são no numero de 8 vms, sendo 6 debians e 2 mikrotiks x86, o problema só acontece nos mikrotiks. Quando fiz a primeira instalação destes mikrotiks fiz via ISO 32bits, só que na hora da instalação havia escolhido 64bits e ficou assim sem problemas no outro servidor aí quando transportei estas vms pra este novo servidor e começaram apresentar estes problemas, pra efeito de testes mudei nas configurações delas de 64bits para 32bits mas sem sucesso.

3.É uma Vm já antiga que usava no esxi 5.5 e sem problemas, fiz apenas transportar as vms para esta nova versão 6.0.0 que foi instalado a partir da ISO personalizada que a HP disponibiliza (para reconhecimento correto dos drivers) que baixei no próprio síte da HP.

Obs. não apliquei nenhum patch de atualização para versão 6.0.0 , não sei se é útil mas abaixo coloquei o print das configurações do servidor bem como versões do esxi veja:

2.jpg

Bem, amigo fico grato pela atenção e sua disponibilidade em ajudar.

Permaneço no aguardo de sua analise deste problema que to tendo e se tiver alguma sugestão fico grato. Valeu. Carlos.

Reply
0 Kudos
GigahertzInform
Contributor
Contributor

Bom dia Pessoal, depois de já permanecer com o mesmo problema já a 3 meses e já começando a ter problemas com clientes venho novamente pedir ajuda de alguém que possa identificar o que pode estar provocando estes erros e reiniciando meus vms mikrotik. Detalhe ´é que o problema apenas acontece com vms mikrotik, e estas mesma vms eu usava sem problemas antes de mudar esxi de 5.5 para 6, e também antes era um i7 agora é um hp ML310e gen2. Fico grato.

Reply
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

já tentou isso ?

VMware KB: Setting the number of cores per CPU in a virtual machine

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
Reply
0 Kudos
GigahertzInform
Contributor
Contributor

Amigo obrigado pela atenção, eu observei que ao selecionar virtual sochet e cores por sochets esta linha de comando já é adicionada automaticamente mas assim mesmo coloquei manualmente o virtual socket em 1 e fui lá em parâmetros de configurações e coloquei a cpuid.coresPerSocket com 2

e agora vamos aguardar e post o resultado amigo , fico grato pela ajuda.

Reply
0 Kudos