VMware Global Community
maykonhammer
Contributor
Contributor

ESXi Problema de Rede - VM

Olá,

Tenho 3 hosts Vmware ESXi, gerenciados pelo VCenter, neste ambiente tenho algumas máquinas virtuais, cerca de 20, algumas vezes a rede da máquina (VM) para de funcionar, não consigo pingar a máquina, nem acessar ela via RDP, só consigo acessar o console da máquina, isso acontece esporadicamente, e não é sempre com a mesma máquina, a máquina só volta a funcionar a rede a partir do momento que eu movo ela para outro host, já tentei reiniciar, remover e adicionar novamente o adaptador de rede,  exemplificando, se a máquina (VM) está rodando no host A tenho que mover (Vmotion) para o Host B só assim que funciona Alguém já passou por um problema parecido?.

Reply
0 Kudos
7 Replies
mdrsflavio
Contributor
Contributor

Boa tarde

Qual versão dos hosts, do vCenter e do adaptador utilizado? VMXNET3?

Você perde conexão de diferentes VMs sempre do mesmo host? e em mais de uma VM ao mesmoo tempo?

Reply
0 Kudos
maykonhammer
Contributor
Contributor

Olá,

Versão ESXi 4.1.0, 800380.

VCenter 4.1.0, 258902.

Utilizo o adaptador tipo E1000.

São de VMs diferentes e acontece com todos os Hosts que são três no total, essa semana ocorreu com mais de uma VM ao mesmo tempo, só que como não posso deixar o ambiente parado, tenho que mover a máquina dai fica mais dificil investigar.

Isso ocorre esporadicamente as vezes fica semana sem apresentar o problema.

O Vmware Tools está instalado em todas as máquinas e está atualizado.

Reply
0 Kudos
mdrsflavio
Contributor
Contributor

Pense na possibilidade de alterar o adpatador para VMXNET 3.

VMXNET 3 — The VMXNET 3 adapter is the next generation of a paravirtualized NIC designed for performance, and is not related to VMXNET or VMXNET 2. It offers all the features available in VMXNET 2, and adds several new features like multiqueue support (also known as Receive Side Scaling in Windows), IPv6 offloads, and MSI/MSI-X interrupt delivery.

VMXNET 3 is supported only for virtual machines version 7 and later, with a limited set of guest operating systems:

  • 32- and 64-bit versions of Microsoft Windows XP,7, 2003, 2003 R2, 2008, and 2008 R2
  • 32- and 64-bit versions of Red Hat Enterprise Linux 5.0 and later
  • 32- and 64-bit versions of SUSE Linux Enterprise Server 10 and later
  • 32- and 64-bit versions of Asianux 3 and later
  • 32- and 64-bit versions of Debian 4
  • 32- and 64-bit versions of Ubuntu 7.04 and later
  • 32- and 64-bit versions of Sun Solaris 10 U4 and later

Notes:
  • In ESX/ESXi 4.1 and earlier releases, Jumbo Frames are not supported in the Solaris Guest OS for VMXNET 2 and VMXNET 3. The feature is supported starting with ESXi 5.0 for VMXNET 3 only.

    For more information, see Enabling Jumbo Frames on the Solaris Guest OS (2012445).

  • Fault Tolerance is not supported on a virtual machine configured with a VMXNET 3 vNIC in vSphere 4.0, but is fully supported on vSphere 4.1.

Fonte:http://kb.vmware.com/selfservice/microsites/search.do?language=en_US&cmd=displayKC&externalId=100180...

Reply
0 Kudos
maykonhammer
Contributor
Contributor

Bom dia,

Realmente é uma possibilidade, efetuarei teste e informo sobre o sucesso ou não.

Reply
0 Kudos
oMoiza
Contributor
Contributor

Saudações

Estamos enfrentando o mesmo problema, porém com apenas um dos Hosts - que substituir o Host Antigo passou a intermitentemente sem razão aparente perder a conectividade.

O cenário é muito parecido, todos os 3 Hosts estão com ESXI 4.1 completamente atualizados

Um dos Hosts é uma máquina mais nova Dell R720 versus os dois R710 do pool original

Depois dessa mudança para o novo Host "do nada" e sem nenhum problema associado as máquinas virtuais deste Host perdem a conexão, ficam ligadas mas sem conectividade de rede.

... (foi nesta época em que atualizamos todos os hosts com mesma versão através do Update do Vcenter)

Realizei testes iniciais com VMXNET3, as primeiras máquinas virtuais reestabeleceram a comunicação com sucesso, mas as demais não.

Algumas vezes migrando a máquina do Host 3 .. para Host 2 ou Host 1 ela restabelece conexão e quando migradas novamente para o Host 3 (mais novo) perdem a conexão

Configurações de HA funcionando normamente

Moving dos servidores ocorre normalmente

Todos os servers enxergam todas as Luns perfeitamente

Problema muito muito chato que ocorre do Nada ...

Sei que estamos usamos uma versão antiga, mas é a que temos registrado e não temos opçao de comprar uma versão mais nova.... Smiley Sad

Reply
0 Kudos
oMoiza
Contributor
Contributor

Amigo conseguiu encontrar a solução para o problema?

Reply
0 Kudos
mribeiro01
Contributor
Contributor

Olá oMoiza!

Atualizar os adaptadores para a versão mais nova de acordo com o hardware da VM é bem recomendado.

Outra coisa é que, esse tipo de problema geralmente podem estar relacionado com as configurações de vSwitch.

Verifique esse kb de trobleshoting VMware KB: Troubleshooting virtual machine network connection issues e verifique suas configurações.

Espero que ajude.

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers.

*Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.*

Thank you/Obrigado

Reply
0 Kudos