VMware Global Community
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

ESX 4 ao invés de ESXi

Pessoal, como alguns aqui ja sabem, estou envolvido em um projeto na empresa onde trabalho, onde deverei fazer o backup de todas as maquinas virtuais que tenho em um servidor ESX, formatar este ESX e instalar o ESXi, subir as máquinas vituais novamente que ficarão armazenadas dentro e um Storage DAS, MD3000 da Dell.

Faz uns dias que estou fazendo testes, simulando bastante a cópia das máquinas virtuais e restaurando de diversas formas em um ESXi de simulação, até agora tudo beleza. Mas hoje surgiu uma preocupação, será que o ESXi irá reconhecer e instalar automaticamente a placa SAS PERC 5/E PCI-Express exixtente no servidor ? Pois é através desta placa que ligarei o servidor ao Storage. Pois bem em contato com a Dell, a mesma me disse que teria que baixar os drivers e instalar manualmente, tudo bem, mas quem disse que o ESXi tem o RPM para instalação de pacotes de softwares e drivers ? Baixei o RPM e copiei para o HD do servidor, tentei instalar o RPM ./install-sh, deu PERMISSIONI DENIED, notei também que o servidor não deixa mecher nas permissões das pastas contidas no HD, o ESXi é capado com força heim ? Ou seja, se vc por acaso instalar o ESXi em um servidor e o mesmo não reconhecer um hardware importante, lascou, não terá como instalar, quando fosse sábado eu podia correr o risco de me quebrar bonitinho, porém acho que o ESXi já reconhece esta placa SAS automaticamente, pelo menos acho que é o que diz esta tabela abaixo:

SAS PERC 5/E - Dell

ESXi 3.5 Embedded U3

megaraid_sas version 3.0.9

async

ESXi 3.5 Embedded U2

megaraid_sas version 3.0.9

async

ESXi 3.5 Embedded U1

megaraid_sas version 3.0.9

async

ESXi 3.5 Embedded

megaraid_sas version 3.0.9

async

ESXi 3.5 Installable U3

megaraid_sas version 3.0.9

async

ESXi 3.5 Installable U2

megaraid_sas version 3.0.9

async

ESXi 3.5 Installable U1

megaraid_s

Confere ?

Daí pensando nessas limitações, além de não poder montar uma unidade de CD-ROM, além da baixa taxa de transferencia de arquivos na cópia dos mesmos para o servidor, pensei em um detalhe que eu estava esquecendo. Meu ESX 3 da empresa é licenciado, temos o Infrastructure completo com VCenter e VCB, então melhor do que usar o ESXi, é migrar logo para o ESX 4.0 que não tem as limitações do ESXi aqui citadas e usar a atual licença, já que a mesma dá direito de upgrade de versão do software, eu estava tão envolvido com o ESXi que eu tinha esquecido disso.

Além do mais o ESX 4.0 já reconhece a placa SAS automaticamente, se tiver problemas quanto a isso, posso instalar manualmente usando o RPM, também posso instalar outras aplicações e agents no ESX, por exemplo eu instalei um agent do Backup Exec no ESX 3.0 e funciona.

O VSphere é o antigo Infrastructure, correto ?

E pelo o que li no site, a propria VMware aconselha usar o ESXi em ambientes mais modestos, não tão modestos claro, mas em ambientes maiores onde a agressividade do hardware exija instalação manual de drivers e softwares, fica o ESX como a melhor opção.

Outra coisa, o técnico do suporte gold da Dell me disse que eles não dão suporte ao ESXi para storages e servidores, por ser uma ferramenta free, eles não podem dar suporte, pois nem a VMware dará suporte a um produto não pago, por isso é ir para os fóruns.

O ESXi é uma ferramenta muito boa, gosto muito e instalei em um cliente em um servidor Dell 2950 virtualizando 03 servidores, continuarei usando o ESXi em projetos onde o baixo custo é o fator principal, mas na empresa onde trabalho vou usar o ESX mesmo, pois além de não poder correr riscos por não saber na prática como o ESXi irá se comportar no servidor do tipo Dell 1950, também tenho as licenças do ESX como citei aqui.

O que me dizem amigos ? E quanto as limitações aqui citadas do ESXi ? Tô falando na prática, pois estas aqui citadas eu testei todas e as mesmas existem, se tem uma forma de driblar, aí não sei.

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
0 Kudos
5 Replies
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

O vsphere é a nova versao do esx. Ele seria o esx4.0.

Ele é realmente muito melhor que o esxi pois vem com a service console e permite a vc fazer varias customizações dentro do seu sistema.

Acredito que se vc tiver a licença, dependendo de que data ela foi comprada, vc tem a possibilidade de usar o esx4, mas em todo caso, se vc puder usar mesmo que seja o esx 3.5up4 que é a versao anterior, acredito que seja melhor que usar o esxi.

Caso a preocupação seja mesmo custo, tenta dar uma olhada no xenserver free, eu sei que ele vem com bem mais opções de trabalho que o esxi, talvez ele ja tenha suporte a as suas controladoras percs.

Julio

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos
Ivanildo_GalvÃ_
Enthusiast
Enthusiast

Olá,

Mas é isso mesmo, nosso contrato de atualização e suporte expirou e temos que renová-lo se quiser usar a versão ESX 4.0, só que no momento não temos grana para isto.

Então vou ficar com a vesão ESX 3.5 U4 mesmo, que ja é bem melhor do que a versão 3.0.

O meu projeto começa neste fim de semana, serão dois servidores ESX em equipamentos Dell Power Edge 1950 com 16GB de RAM, um ficará com cinco máquinas virtuais com diversas funcionalidades, outra apenas com uma máquina virtual Exchange Server 2007.

Sds,

Ivanildo Galvão

Ivanildo Galvão
0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

A ideia que tenho e que passo aos meus clientes é instalar o vsphere (esx4.0) somente depois que sair o primeiro update dele.

Por enquanto, procuro so instalar o esx3.5UP4.

Todos nos conhecemos informaticas e os releases novos que saem....rs

Julio

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos
MauroBonder
VMware Employee
VMware Employee

qual empresa voce trabalha Julio ?

**If you found this information useful, please consider awarding points for

"Correct" or "Helpful"**

*Please, don't forget the awarding points for "helpful" and/or "correct" answers. *Por favor, não esqueça de atribuir os pontos se a resposta foi útil ou resolveu o problema.* Thank you/Obrigado
0 Kudos
Amievil
Enthusiast
Enthusiast

Teletex - www.teletex.com.br

Em Curitiba PR

Qualquer coisa me add no messenger: Juliocribeiro@hotmail.com

If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).

Julio, ______ If you found this information useful, please consider awarding points (Correct or Helpful).
0 Kudos