VMware Global Community
ThyTe
Enthusiast
Enthusiast

Duvida em Cenario...

Bom dia amigos tudo tranquilo?

Estou querendo (tentando) montar um ambiente um pouco diferente do "comum".

Tenho 2 servidores identicos em um cliente, porem somente 2 servidores.

A minha ideia é ter alta disponibilidade entre eles, porem sem ter um Storage no meio.

Meu cenario ideal seria um cluster, aonde um storage é comum para ambos servers, porem não tenho como montar nem mesmo um pequeno NFS em um outro server, tenho que me virar com esses 2.

Alguma sugestão para minha duvida?

PS: Quero deixar a alterantiva de replicação entre servers 2008, pois gostaria de ter dispobilidade fisica de servidores e não apenas de 1 sistema operacional.

Obrigado!

Reply
0 Kudos
8 Replies
mdrsflavio
Contributor
Contributor

Bom dia!

Você tem a opção de utilizar o VSA vSphere Storage Appliance, com ele você utiliza o discos locais como local de armazenamento compartilhado, desta forma você pode utilizar os recursos de alta disponibibilidade como o vMotion.

"VMware vSphere Storage Appliance (VSA), transforma o local de armazenamento dentro de seus servidores em um recurso de armazenamento compartilhado que executa seus aplicativos virtualizados.VSA permite obter a continuidade dos negócios e elimina qualquer ponto único de falha dentro de seu ambiente de TI. Com VSA, você pode:

  • Implantar e gerenciar econômica de armazenamento baseada em software compartilhado facilmente
  • Obter alta disponibilidade, sem hardware de armazenamento compartilhado
  • Habilitar proteção de continuidade de negócios para qualquer ambiente pequeno"

Veja mais:

http://www.vmware.com/products/datacenter-virtualization/vsphere/vsphere-storage-appliance/overview....

Reply
0 Kudos
ThyTe
Enthusiast
Enthusiast

Legal!

O VSA tem uma licença especifica?

Reply
0 Kudos
mdrsflavio
Contributor
Contributor

Sim, porem na versão 5.1, já esta disponivel apartir do Kit Essentials Plus.

Veja mais sobre os recursos x licenças.

http://www.vmware.com/br/products/datacenter-virtualization/vsphere/compare-kits.html

Reply
0 Kudos
ThyTe
Enthusiast
Enthusiast

Muito Bom Flavio!!

Estou lendo a respeito, e ja testando tambem.

No meu caso que ja tenho os 2 servers rodando VMs e quero montar a estrutura em cluster usando o VSA para ser o "storage".

Corro risco de perder informações, ou teria que fazer tudo do zero?

Reply
0 Kudos
mdrsflavio
Contributor
Contributor

Não tenho certeza se ao configurar o VSA ele irá "apagar os dados existentes" eu acredito que não, mas de qualquer forma eu recomendo realizar um backup.

Reply
0 Kudos
ThyTe
Enthusiast
Enthusiast

Eu instalei ele em um Cluster de testes meu.

Porem só tenho acesso ao Shell, não encontro documentção falando para configuração do mesmo.

Estou usando vCenter Applliance e VSA Appliance tambem.

Voce usa o VSA para me dar uma ajuda melhor?

Reply
0 Kudos
mdrsflavio
Contributor
Contributor

A administração é feita através de um plug-in.

Segue a documentação necessaria para você configurar:

http://pubs.vmware.com/vsphere-51/topic/com.vmware.ICbase/PDF/vsphere-storage-appliance-51-install-a...

Reply
0 Kudos
ThyTe
Enthusiast
Enthusiast

Certo, até ai OK.

No entanto eu uso vCenter Appliance, e o Plugin só é aceito rodando vCenter local na maquina.

Reply
0 Kudos