davicav
Contributor
Contributor

Distributed Virtual Switch sem conexão

Olá pessoal,

Este é meu primeiro post aqui. Portanto, vou me apresentar rapidamente.

Meu nome é Davi Sampaio e sou de Fortaleza/CE. Sou de um projeto entre a Universidade Estadual do Ceará e o CTI de São Paulo juntamente com a DELL. Sou novo na parte de virtualização e administração de redes. Estamos tentando "subir" uma nuvem usando os produtos da VMware e da DELL. Talvez minha dúvida nem caiba aqui, pois sinceramente não sei o motivo. Qualquer ajuda será muito bem vinda...

Estou com problema para conectar VMs em outro switch (no caso um distribuído). O que acontece é que aqui temos duas redes, uma de gerenciamento e uma do laboratório (dividas por VLAN no switch físico). Em cada host está configurado um switch virtual padrão com NIC team para fazer o gerenciamento (VPN, DHCP, DNS, syslog, etc). Essa rede está funcionando perfeitamente! As workstations estão conectados na VLAN do laboratório (diretamente nas portas do switch físico do enclosure) e funcionam perfeitamente também (a comunicação das duas redes é feita através do Firewall). Porém, quando configuro o switch distribuído para utilizar uma vmnic (que configurei a VLAN do laboratório) ela não tem conexão. Não consigo pingar o firewall. Fiz o teste e coloquei as portas desta vmnic na VLAN de gerenciamento e funcionou.

Resumindo:

Existem duas VLANs no switch físico. Uma de gerenciamento e outra para VMs de teste. A rede de gerenciamento funciona normalmente no ambiente virtual e a de teste apenas nas workstations. Alguma ideia?

PS: Esse ambiente já havia sido configurado sem o switch distribuído, porém lendo vi que é melhor utilizá-lo para o vCloud.

Agradeço desde já,

Davi

0 Kudos
2 Replies
cogo
Enthusiast
Enthusiast

Olá Davi,

Parece ser um problema na configuração de VLAN. Você verificou como está a configuração de VLAN no seu dVSwitch?